Nesse
ano de 2012 em que sobrevivemos ao FINAL DO MUNDO, e ficamos de luto com a
MORTE DO RPG, a Retropunk Publicações decide presentear aos jogadores de RPG
sobreviventes com mais dois quickstart – Mundo Perfeito de Jhon Bogéa e [A FITA]
de Diego Astaurete, os membros do Blog Filhos da Gehenna, jogaram os dois e
iremos apresentar as nossas opiniões, mais adiantando vamos apresentar como foi
acompanhar o desenvolvimento de [A FITA]
[A
FITA] é um RPG de narrativa compartilhada, onde os jogadores/editores deverão
através de uma sinopse dada pelo diretor/mediador, com o objetivo de
desenvolver uma história envolvendo elementos de Terror & Horror que foram
“gravados” em uma fita de vídeo. Os equipamentos/materiais necessários para jogar
com o seu grupo é um cronômetro, lápis e as fichas de câmeras, personagem e
locação.
[A
FITA] é um jogo de terror que tem como objetivo criar um momento trágico
captado por diversas câmeras de vídeo em perspectivas diferentes, utilizando a
narrativa compartilhada como ferramenta que possibilite a simulação exata desse
tipo de situação, muito semelhante a filmes como Atividade Paranormal, A Bruxa
de Blair e Cloverfield.
É
com essa ideia básica que somos apresentados a esse RPG [A FITA], onde temos um
leque de possibilidades a serem explorados durante as narrativas.
No
inicio do mês de junho tive o primeiro contato com o [A FITA], quando o autor,
Diego Astaurete, colocou em uma rede social um pequeno conto (se a minha
memória não falha), apresentando ao Guilherme Pizzatto de Moraes, algum tempo depois, durante o FORPG em Fortaleza – evento de RPG realizado pelo grupo Vilado Rpg, John Bogéa confirmar a informação do Guilherme Pizzatto de Morais –
Editor Geral da Retropunk Publicações, que [A FITA] se tornaria um produto da
Retropunk Publicações e John Bogéa seria o editor/coordenador do projeto [A
FITA]. Logo em seguida o Diego Astaurete disponibiliza uma versão, [A FITA]
v1.5, apenas com muita informação e sem diagramação.
Ao
debruçar sobre [A FITA] v1.5, após ler um resenha no Site Paragons, tive uma surpresa ao constatar que o sistema
utiliza um cronômetro no lugar de dados, esse fator foi primordial para uma
imersão completa na premissa abordada no jogo.
Outro fator que foi fundamental para aproximar os jogadores ao universo
de [A FITA], foi o concurso – A apareça em [A FITA] RPG – para escolher as
melhores fotos a serem manipuladas por Jhon Bogéa para fazerem parte das
“ilustrações”.
O
meu grupo de início não ficou muito empolgado com a ideia de [A FITA], mais logo
depois de assistirem ao Primeiro Playteste em vídeo de [A FITA], no Google Hangout, onde
participaram o Ricardo Mallen e o Alberto Miranda, que correspondia a primeira
versão do jogo, notei que eles começaram a visualizar as novas áreas de
atuação/jogo. Pronto... ficou mais fácil os meus jogadores passaram a
absorver material do RPG.
O
autor Diego Astaurete foi entrevistado Scizornl do Site Paragons, onde nos revelou
o prelúdio de [A FITA].
Após
todo esse tempo de maturação temos um quickstart de uma versão final de [A
FITA], e como era de se esperar temos um texto mais completo, bem explicado e
de fácil assimilação, algumas mudanças em nomenclaturas e com um sistema bem
mais rápido. A diagramação do quickstart ficou por conta de Jhon Bogéa, autor e diagramador do RPG Abismo Infinito, de
excelente qualidade e realmente transmite a sensação de estar acompanhando uma
gravação de uma fita VHS com muitos elementos de terror. Com certeza [A FITA] se tornou um
excelente alternativa para quem procura uma nova forma de jogar RPG com a
temática de Horror & Terror.
Então
webspectadores baixem logo o seu quickstart de a [A FITA] e de quebra temos uma Sinopse [NOITE FELIZ], uma "aventura pronta" com temática natalina.
Confira mais informações sobre [A FITA] no Site da Retropunk e na Fanpage.
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Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast. Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!
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