Terminei
de ler Wild Card: O Começo de Tudo – Vol. 01, lançado no Brasil pela Editora Leya e posso afirmar que foi uma leitura agradável e já estou na expectativa da
continuação e principalmente com uma grande vontade de jogar GURPS SUPERS, pois
no final do livro de GURPS SUPERS temos o Cenário Cartas Selvagens como ponto
de partida para as aventuras dos jogadores.
Antes
de explanar sobre a Franquia Wild Cards / Cartas Selvagens vamos conhecer um
pouco mais sobre o livro Wild Cards: O Começo de Tudo.
Tendo
em mente que Wild Cards nasceu como um grande cenário para as aventuras de RPG
do George R. R. Martin, iremos encontrar detalhes e características que expandem
para uma grandiosa saga.
Na
trama de Wild Cards: O Começo de Tudo, ocorre que durante o período da Primeira
Guerra Mundial uma nave alienígena chega a Terra, e sua interferência alterar a
História como a conhecemos, diversos fatos alternativos conduzidos por essa
raça alienígena, que geneticamente se assemelha aos humanos tendo em sua posse
a Carta Selvagem.
A
raça alienígena traz consigo uma arma biológica extraterrestre, que foi denominada
de Carta Selvagem pela raça humana. Essa arma biológica extraterrestre é
liberada na atmosfera, causando a morte de grande parte dos humanos que não suportaram
as alterações em seus corpos causadas por essa arma biológica, o intuito não era
de causar a morte dos seres humanos, mas sim, força-los a evoluir.
Os
humanos que conseguiram sobreviver à exposição da Carta Selvagem transformam-se
em uma espécie de mutantes com super poderes. Esses mutantes são responsáveis por
mudar drasticamente os rumos da Primeira Grande Guerra.
No
Wild Cards: O Começo de Tudo, iremos reconhecer alguns traços característicos das
obras de George R. R. Martin, ou seja, muitos personagens que são apresentados
de formas bem complexas que deixa o leitor vagar por suas lembranças e diálogos
inteligentes e muitos deles são extremamente carismáticos, mas com o
desenvolvimento da trama alguns desaparecem.
Em
suma o livro Wild Cards: O Começo de Tudo é composto por ”contos/capítulos” organizados
em ordem cronológica, cada um desses contos é escrito por um autor diferente,
mas todos participaram das narrativas de George R. R. Martin no RPG. Essa forma
em que a trama é desenvolvida pode não agradar a muitos, mas para os fãs de RPG
e do Martin conseguiram superar esses pequenos fatores.
Os Autores...
Tempos
Selvagens, autor Studs Terkel;
Trinta
Minutos Sobre a Broadway, autor Howard Waldrop;
O
Dorminhoco, autor Roger Zelazny;
Testemunha,
autor Walter Jon Williams;
Ritos
de Degradação, autor Melinda M. Snodgrass;
Capitão
Cátodo e o Ás Secreto, autor Michael Cassutt;
Powers, autor David
D. Levine;
O
Jogo da Carapaça, autor George R. R. Martin;
A
Noite Longa e Obscura de Fortunato, autor Lewis Shiner;
Transfigurações,
autor Victor Milán;
Bem
Fundo, autor Edward Bryant e Leanne C. Harper;
Fios,
autor Stephen Leigh;
A
Garota Fantasma Conquista Manhattan, autor Carrie Vaughn;
Chega
o Caçador, autor John J. Miller;
Terceira
Geração, autor Lewis Shiner.
Antes
da Editora Leya investir no universo de Cartas Selvagens, a Editora Globo publicou
aqui no Brasil, em formato de minissérie de histórias em quadrinhos em meados
de 1992. Mas podemos afirmar que o primeiro contato do público brasileiro com
Cartas Selvagens foi com o Gurps Supers.
Durante
1987 a 1993 foram publicados 12 volumes, sendo esses volumes considerados o
primeiro arco de história de Cartas Selvagens, foram esses volumes responsáveis
em abastecer os quadrinhos e o Gurps Supers em suas tramas. Atualmente Cartas
Selvagens se encontra em seu vigésimo sexto livro. Por ter esse formato de
contos/capítulos diversos escritores forma sendo convidados a escrevem para a
série, entre eles temos Chris Claremont, roteirista de diversas histórias de X-Men;
Michael Cassut, produtor e roteirista de Twilight Zone, Stargate SG-1 e
Farscape; Melinda Snodgrass, roteirista de Star Trek: The Next Generation,
Odyssey 5.
A
Green Ronin Publishing adquiriu os diretos de Cartas Selvagens e publicou o RPG
como suplemento para Mutante e Malfeitores, realizando uma atualização no cenário
até os eventos do volume 20 (informação a confirmar), atualmente no Brasil a
Jambô Editora tem os direitos de Mutante e Malfeitores, seria ótimo se eles
pudessem publicar esse suplemento.
Autor: Jan Piertezoon
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Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast. Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!
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