Depois
da resenha do RPG Cidade Obscura, passei a receber muitas indagações sobre o
funcionamento do Patreon, então esse post tem o objetivo de apresentar essa
ferramenta incrível e expor alguns designers de jogos analógicos do site
Patreon.
De
uma forma bem simples Patreon é um site de financiamento coletivo, onde é
possível patrocinar o criador de conteúdo, que repassa aos seus financiadores
os resultados de sua produção.
O
Criador de conteúdo cadastra-se no site Patreon para receber o patrocínio com o
objetivo de desenvolver seus produtos, mas deve repassar um determinado valor
em comissão ao site. Para obter patrocínio o criador de conteúdo deve divulgar
quais os projetos está desenvolvendo e estipular recompensas para seus
financiadores, proporcionalmente ao valor do patrocínio, quanto maior o valor
doado, maior a recompensa. Deve-se salientar que esse valor será pago pelo
financiador mensalmente.
Quem
produz conteúdo para a internet, sabe o quanto é difícil conseguir arrecadar
valores significativos apenas com publicidade, e esse fator foi preponderante
para que o site Patreon ganhasse destaque, dessa forma, o conceito do site
Patreon está revolucionando o crowdfunding, modernizando a forma em que os
criadores de conteúdo estão sendo pagos por seus produtos desenvolvidos.
Essa
ferramenta está sendo muito bem explorada por designer de jogos analógicos,
muitos estão produzindo jogos interessantes, durante o evento Laboratório deJogos foi possível visualizar diversos playtest de jogos que estão a disposição
no Patreon para os financiadores dos projetos. Conheça alguns projetos que merecem destaque:
Versus
Rafael Rocha e Encho Vinícius Chagas desenvolvedores de jogos analógicos e integrantes do coletivo Capital dos Jogos, idealizaram uma aposta:
Quem
conseguiria durante todo o ano entregar um jogo por mês?
Ambos aceitaram o desafio, com o objetivo de idealizar e criar doze jogos ao longo desse ano, e nessa aposta quem ganha são os financiadores do projeto VERSUS.
Alan
Silva
Com o objetivo de produzir jogos analógicos, contendo mecânicas ousadas de narrativa, Alan Silva apresenta o RPG, Cachorros Samurais, onde durante a jogatina os jogadores comem biscoitos e o Erótica, que o mesmo coloca a observação “mecânicas de perversão”.
Eduardo
Caetano
Eduardo
Caetano expõe em seu perfil no Patreon uma lista de jogos em fase conceitual ou
de rascunho, que os financiadores de seus projetos terão acesso durante o
período de desenvolvimento, da diversificada lista três conceitos merecem
destaque:
Brain
Bot Boy: CardBoardStoryGame - Jogo infantil, para um adulto e uma criança.
Outro protótipo desenvolvido durante o Game Chef Brasil de 2013, mas não
enviado. Milhões de anos no futuro, a Terra já há muito esquecida, é somente
uma gigantesca bola de lixo empilhado. Um garoto com um Cérebro Eletrônico
desperta, e precisa decidir o seu destino.
Sexo,
Drogas & Rock n' Roll: Story Game - One Shot, sobre os conflitos desde a
ascensão até a queda de uma das maiores bandas de Rock n’ Roll da história.
Mask
Game: Cinco participantes, cinco máscaras em cima da mesa. Cada máscara, uma
persona. Você pode usar qualquer máscara, em qualquer hora. Mas só pode falar
enquanto estiver a usando.
Jairo
Borges Filho
Jairo
Borges Filhos também expõe em seu perfil no Patreon uma lista variado de jogos
analógicos em desenvolvimento, o seu diferencial é apresentar aos seus
financiadores RPG, Cardgame e Boardgame, em especial três projetos que merecem
destaque:
Ghondaria
- Terra de Penitentes (RPG): Cenário desenvolvido para o Sistema FATE, sobre um
mundo mágico que morre aos poucos. Escolha lutar pelos Nativos desta terra
decadente, ou pelas máquinas que a consomem a cada instante;
Sangue
Nas Ruas (Boardgame): Uma cidade sitiada por gangues juvenis torna-se o palco
deste jogo, inspirado em filmes, animes e mangás diversos. Torne-se o líder em
sua Escola, ganhe Moral e escurrace seus adversários até dominar a cidade;
Jueju
(RPG/Cardgame Narrativo): Um jogo escrito em parceria com o grande amigo Diego
Astaurete (autor de A Fita, dentre outros projetos) que resgata os costumes e a
fantasia da China Mítica. Inspirado inicialmente nos épicos filmes Wuxia, este
jogo instiga os jogadores a criarem uma história neste contexto - nas linhas de
um poema oriental.
João
Mariano
João
Mariano está produzindo adaptações e criações baseadas nas regras e conceito do
RPG Apocalypse World do autor Vincent Baker. Atualmente temos a adaptação Mundo
de Masmorras, o Planeta Deserto, inspirado na obra clássica de sci-fi “Duna” de
Frank Herbert e o Cidade Obscura (confira a resenha), um “Jogo de Conspirações
Sobrenaturais”, bem reminiscente de jogos de RPG de fantasia urbana e horror
dos anos 90 tais como os do Mundo das Trevas.
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