Karyu Densetsu - RPG Baseado em Animes e Mangás de Ação!




Karyu Densetsu é um RPG de mesa baseado em animes e mangás de ação, principalmente os seinen, que está em financiamento coletivo no CATARSE e atualmente está com 91% e subindo. É um jogo sobre combates táticos, conversas filosóficas e ideais apaixonados. É um jogo sobre a alma humana, sobre como ela é o combustível de paixões e a arma mais poderosa de todas.

Já narrei três sessões e todas foram bem divertidas. O sistema de regras é de fácil assimilação contribuindo para uma narrativa fluída e dinâmica emulando perfeitamente os momentos de ação dos títulos seinen. Nessa primeira publicação vamos conhecer o Karyu Densetsu e suas peculiaridades, na próxima comento mais sobre as minhas experiências...

Mas se estão curiosos para acompanhar uma narrativa, assistam as streams - Um Rugido no Rio, one shot narrado por Thiago Rosa e Zênite Zero, uma campanha começando com a criação de personagens também narrado por Thiago Rosa. 

Além disso, tem um bate papo incrível no Roda da Aventura S03E06 - Karyu Densetsu, na qual, Leandro Pug, conversa com os autores Thiago Rosa e Nina Bichara e com o ilustrador Odimir Fortes. 


Desenvolvido por Thiago Rosa e Nina Bichara, Karyu Densetsu já conta com uma versão fastplay gratuita disponível tanto na Pensamento Coletivo quanto no Dungeonist.


Para mais novidades curta a FANPAGE e participe do GRUPO no Karyu Densetsu!



Karyu Densetsu é um RPG de mesa tradicional com jogadores e narrador. Ele usa uma mecânica unificada para resolução de conflitos. Quando tenta realizar uma ação dramática, o jogador lança uma quantidade de dados de seis lados igual ao valor de um atributo (Agilidade, Força, Instinto, Presença, Razão e Vontade) e separa os dois maiores resultados. Esse é o total da sua ação, que determina sucesso ou falha. Se nos dados restantes há algum resultado 1, isso gera tensão, um recurso do narrador para complicar a vida dos jogadores. Se nos dados restantes há algum resultado 6, isso gera sincronização, um recurso dos jogadores que deixa seus personagens mais eficientes.

Karyu Densetsu é um jogo de ação com foco em combate, fazendo dele ao mesmo tempo ágil e com várias opções táticas. Isso é feito com um sistema que usa apenas uma jogada de dados por ataque, que dependendo da sua força deixa um alvo ferido ou apenas causa perda de Vigor. Um personagem ferido que ficaria ferido mais uma vez é derrotado.

A parte da tática fica por conta do triângulo de ataque, que permite a um personagem retaliar um ataque que o erre com um golpe adequado; da customização das técnicas através de upgrades e dos estilos de luta individuais de cada personagem.



Para representar um ambiente parecido ao exibido em mangás e animes de ação, Karyu Densetsu apresenta seu próprio cenário. É um mundo muito parecido com o nosso, mas que foi mudado para sempre com o Desastre de 99. Quando um monstro gigante começa a causar destruição no Círculo de Fogo, somente um grupo de artistas marciais liderado pelo clã Karyu consegue detê-lo.

A partir desse momento, o mundo fica ciente da existência do sobrenatural. Isso se integra à sociedade humana, com academias de artes marciais na esquina do seu bairro que podem ensinar a disparar uma bola de fogo. Isso também altera ligeiramente alguns aspectos culturais do mundo. Por exemplo, o maior expoente do cinema mundial em KD é Bollywood.

O cenário é ao mesmo tempo familiar e novo, apresentando uma versão otimista do nosso futuro. A ideia é que os personagens dos jogadores queiram defender o mundo de Karyu Densetsu, já que ele é um mundo melhor, um reflexo dos maiores ideais humanos.

Os autores
Thiago Rosa "Shinken" é escritor (Steamscapes: Asia, Empire's Reign), tradutor (Jadepunk, Mutant: Ano Zero) e revisor (Compêndio de Superpoderes, Kuro) de RPG, tanto em inglês quanto em português. Escreve para o RPG Notícias e para a Dragão Brasil. É apaixonado por quadrinhos, anime, cerveja de trigo e pelo Fluminense. Thiago é responsável principalmente pelas regras, além de parte do cenário.

Nina Bichara, antes de tudo, é uma hobbit e isso diz muito. Ela mestrou tanto o RPG das Minas quanto A Era de Cobre. Além disso, Nina tem uma coluna nas Garotas Geeks e escreve contos no seu Medium. Enquanto sua mente dispara na criação de histórias, ela tenta achar tempo pros livros e doces que tanto ama. Nina é responsável pela edição do livro, além de grande parte do livro, principalmente descrições, nomenclatura e integração do cenário. Mais detalhes sobre ela aqui.

Os ilustradores
Rafaella Ryon é uma ilustradora e quadrinista nascida em Patos, na Paraíba. Rafaella trabalha com projetos independentes e com empresas, já ganhou uma menção honrosa no 3rd International Manga Award e atualmente mora em Campina Grande, onde se formou no curso de Arte e Mídia. Ela fez a arte da capa.

Odmir Fortes é artista gráfico, desenhista, ávido jogador de RPG e defensor de muitas causas perdidas. Ele fez design gráfico das versões nacionais de Maze Rats e Magical Fury, ilustrou a aventura Terror em Sandesburgo e fez artes para o canal Game Chinchila. Odmir é o principal responsável pelas ilustrações internas.

Bruna Nora é parte da Ordem do Dado e mestra Corespring no Perdidos no Play.Ela é ilustradora, com arte integrada nos lançamentos futuros Magical Fury e Cachorros Samurais. Aqui, ela também contribui com ilustrações internas.


Tentando ao máximo deixar o livro parecido com um mangá, a editora optou por capa mole e miolo preto-e-branco com papel offset. Com 144 páginas, o livro se encontra em estado de diagramação. Uma das metas extras é aumentar a qualidade do livro físico, usando soft touch com reserva de verniz e orelha.

Arte da Capa


Adaptações & Possibilidades
TEMOS ADAPTAÇÕES! Diversas possibilidades... no grupo e na fanpage de Karyu Densetsu há algumas fichas de personagens consagrados de animes, mangás e jogos de luta!

Comentários