MALDIÇÕES & CASTIGOS

ROGANDO MALDIÇÕES E PROFERINDO CASTIGOS
O Mediador pode solicitar um teste de Ifá ou Fôlego para maldições e de Fé para castigos, com dificuldade intermediária ao custo de 2 pontos de energia.
Mas haverá casos em que a maldição ou castigo poderá ser invocada por uma “pessoa mundana” que sofreu perdas graves e por vingança amaldiçoa o algoz que cometeu a ofensa.
Para quebrar a maldição/castigo é necessário receber o perdão de quem a rogou ou a proferiu, mas quando o amaldiçoado morre a maldição/castigo é quebrada. Maldições ou castigos poderosos são passadas para os descendentes do amaldiçoado.

PODERES QUE QUEBRAM MALDIÇÕES
Diversos Poderes Sobrenaturais dissipam as enfermidades oriundas das maldições e castigos divinos, mas alguns Padres podem se negar a quebrar à maldição, até que amaldiçoado se arrependa de seus pecados, os Pajés não quebram maldições oriundas de tribos aliadas e as Iyalaôs ou Babalaôs acreditam o amaldiçoado deve vivenciar o ciclo de sofrimento, antes da maldição ser quebrada.
Fé: As graças Proteção contra magia protege o personagem de ser amaldiçoado e Dissipar magia ou Expulsar males quebram a maldição.
Fôlego: Os poderes Corpo fechado protege o personagem de ser amaldiçoado, Curar Doença quebrar a maldição, Contrafeitiço retarda os efeitos da maldição e Devolver vida ressuscita personagens amaldiçoados, que ao receberam o fôlego da vida estão livres da maldição.
Ifá: O poder Curar maldades quebra a maldição.

MALDIÇÕES & CASTIGOS
 “Você comerá cinzas e a água que tocar sua boca ficará manchada com o sangue de minha tribo!”.
Efeito: Qualquer alimento que o amaldiçoado comer terá sabor de cinzas e a água que tocar seus lábios se tornará sangue, o afligindo com fome e sede.
Regras: O personagem amaldiçoado perderá 1 ponto de resistência por dia, o corpo definhará, quando perder toda a resistência, em seguida receberá 1 ponto de dano crítico por dia até perecer.

“O manto negro da noite cairá nos seus olhos!” ou “Não verás mais a luz do sol!”.
Efeito: O amaldiçoado ficará cego.
Regras: O personagem amaldiçoado falha automaticamente em todos os testes de façanhas que envolvam visão.

“Que os cães façam festa dos vossos ossos!”.
Efeito: Os cachorros atacam imediatamente o amaldiçoado.
Regras: Sempre que o personagem amaldiçoado entrar no campo de visão de um cachorro, o animal o atacará imediatamente, e o fará sem recuar mesmo que venha a perecer.

“Não falarás blasfêmias e nem será agraciado com as palavras divinas!”.
Efeito: O amaldiçoado ficará mudo e surdo.
Regras: O personagem amaldiçoado falha automaticamente em todos os testes de façanhas que envolvam a necessidade de falar e ouvir.

“A sua língua enrolará e não proclamará mais blasfêmias!”.
Efeito: O amaldiçoado ficará mudo.
Regras: O personagem amaldiçoado sofrerá uma penalidade de -3 em todos os testes de façanhas que envolvam a necessidade de falar.

“A má sorte o seguirá!” ou “O Diabo irá devorar a sua boa sorte!”.
Efeito: O amaldiçoado sofrerá uma maré de azar.
Regras: O personagem amaldiçoado sofrerá uma penalidade de -3 em todos os testes de façanhas.

“A carne cairá de seus ossos!”
Efeito: O amaldiçoado será acometido da lepra, pústulas nascem por seu corpo e a carne necrosa.
Regras: O personagem amaldiçoado perderá 2 ponto de resistência por dia, o corpo definhará, quando perder toda a resistência, em seguida receberá 1 ponto de dano crítico por dia até perecer.

“Não terás descanso e a noite também será dia”
Efeito: O amaldiçoado não consegue dormir, ficará estafado e irritado.
Regras: O personagem amaldiçoado sofrerá uma penalidade de -3 em todos os testes de façanhas e a sua resistência máxima será de 5 pontos.

Comentários