ROGANDO MALDIÇÕES E PROFERINDO CASTIGOS
O Mediador pode solicitar um
teste de Ifá ou Fôlego para maldições e de Fé para castigos, com dificuldade
intermediária ao custo de 2 pontos de energia.
Mas haverá casos em que a maldição
ou castigo poderá ser invocada por uma “pessoa mundana” que sofreu perdas
graves e por vingança amaldiçoa o algoz que cometeu a ofensa.
Para quebrar a maldição/castigo é
necessário receber o perdão de quem a rogou ou a proferiu, mas quando o amaldiçoado
morre a maldição/castigo é quebrada. Maldições ou castigos poderosos são
passadas para os descendentes do amaldiçoado.
PODERES QUE QUEBRAM MALDIÇÕES
Diversos Poderes Sobrenaturais
dissipam as enfermidades oriundas das maldições e castigos divinos, mas alguns
Padres podem se negar a quebrar à maldição, até que amaldiçoado se arrependa de
seus pecados, os Pajés não quebram maldições oriundas de tribos aliadas e as
Iyalaôs ou Babalaôs acreditam o amaldiçoado deve vivenciar o ciclo de
sofrimento, antes da maldição ser quebrada.
Fé: As graças
Proteção contra magia protege o personagem de ser amaldiçoado e Dissipar magia
ou Expulsar males quebram a maldição.
Fôlego: Os poderes
Corpo fechado protege o personagem de ser amaldiçoado, Curar Doença quebrar a
maldição, Contrafeitiço retarda os efeitos da maldição e Devolver vida
ressuscita personagens amaldiçoados, que ao receberam o fôlego da vida estão
livres da maldição.
Ifá: O poder
Curar maldades quebra a maldição.
MALDIÇÕES & CASTIGOS
“Você comerá cinzas e a água que tocar sua
boca ficará manchada com o sangue de minha tribo!”.
Efeito: Qualquer
alimento que o amaldiçoado comer terá sabor de cinzas e a água que tocar seus
lábios se tornará sangue, o afligindo com fome e sede.
Regras: O
personagem amaldiçoado perderá 1 ponto de resistência por dia, o corpo
definhará, quando perder toda a resistência, em seguida receberá 1 ponto de
dano crítico por dia até perecer.
“O manto negro da
noite cairá nos seus olhos!” ou “Não
verás mais a luz do sol!”.
Efeito: O
amaldiçoado ficará cego.
Regras: O
personagem amaldiçoado falha automaticamente em todos os testes de façanhas que
envolvam visão.
“Que os cães façam
festa dos vossos ossos!”.
Efeito: Os
cachorros atacam imediatamente o amaldiçoado.
Regras: Sempre que
o personagem amaldiçoado entrar no campo de visão de um cachorro, o animal o
atacará imediatamente, e o fará sem recuar mesmo que venha a perecer.
“Não falarás
blasfêmias e nem será agraciado com as palavras divinas!”.
Efeito: O
amaldiçoado ficará mudo e surdo.
Regras: O
personagem amaldiçoado falha automaticamente em todos os testes de façanhas que
envolvam a necessidade de falar e ouvir.
“A sua língua
enrolará e não proclamará mais blasfêmias!”.
Efeito: O
amaldiçoado ficará mudo.
Regras: O
personagem amaldiçoado sofrerá uma penalidade de -3 em todos os testes de
façanhas que envolvam a necessidade de falar.
“A má sorte o
seguirá!” ou “O Diabo irá devorar a sua boa sorte!”.
Efeito: O
amaldiçoado sofrerá uma maré de azar.
Regras: O
personagem amaldiçoado sofrerá uma penalidade de -3 em todos os testes de
façanhas.
“A carne cairá de
seus ossos!”
Efeito: O
amaldiçoado será acometido da lepra, pústulas nascem por seu corpo e a carne
necrosa.
Regras: O
personagem amaldiçoado perderá 2 ponto de resistência por dia, o corpo
definhará, quando perder toda a resistência, em seguida receberá 1 ponto de dano
crítico por dia até perecer.
“Não terás descanso
e a noite também será dia”
Efeito: O
amaldiçoado não consegue dormir, ficará estafado e irritado.
Regras: O personagem amaldiçoado sofrerá uma penalidade
de -3 em todos os testes de façanhas e a sua resistência máxima será de 5
pontos.
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