Com a proximidade
do lançamento do aguardo filme de Ridley Scott – Prometheus, onde teremos explicações
sobre a os segredos da Quadrilogia Alien, despertou nesse Narrador/blogueiro a
vontade de narrar um RPG Space Horror, e para minha grande alegria não precisei
recorrer a nenhum RPG gringo ou realizar algumas adaptações em outros sistemas,
pois temos o excelente RPG Narrativo Abismo Infinito, do brazuca John
Bógea, que superou todas as minhas
expectativas.
Origens...
Abismo Infinito
nasceu como um projeto de John Bogéa para concorrer no concurso de criação de
jogos originais “Faça Você Mesmo”, promovido pela editora Secular Games. Como o
próprio John Bogéa comentava em seu extinto blog Sala 101 – “Foram cerca de dois dias e meio na frente do
computador, regado a inúmeras canecas de café, escrevendo, pesquisando,
desenhando, pensando e repensando coisas. A epifânia veio quando lembrei de um
poema perturbador (e muito foda) de H. P. Lovecraft.”
Ambientação...
No ano de 3362, a
população mundial cresceu a tal ponto de extrapolar a todos os recursos naturais da Terra,
deixando o planeta poluído e à mercê de todo tipo de catástrofe natural. Com o
objetivo de tentar salvar a humanidade de seu destino catastrófico, a nave
Prometheus-3 foi enviada em uma expedição científica ao planeta Autoctonia, o
único planeta conhecido que pode abrigar a vida humana além da Terra. Onde os
seis tripulantes passaram os últimos quatro anos em câmaras de animação
suspensa, dormindo enquanto a nave cruzava uma ponte infra-universal até chegar
ao seu destino final. Quando o sono termina, o pesadelo tem início.
Personagens...
Por se tratar de RPG
em uma versão beta para concorrer ao concurso, os jogadores devem interpretar
os seis membros da tripulação da Prometheus-3 (cientista, engenheiro, médico,
navegador, segurança e videomaker) já determinados e sem outras opções, recém-despertos
após um sono profundo que durou quatro longos anos.
Depois de todo
esse tempo a mente dos personagens já se habituou tanto com os sonhos que
resiste a voltar à realidade. O resultado disso é que a mente humana tem
dificuldade de definir onírico e o mundo
real, onde os personagens passam a ser atormentados por seus piores medos e as alucinações
tendem a aumentar, deixando o personagem cada vez mais entranhado em seus medos.
Sistema...
O cenário de
Abismo Infinito é descrito na forma de fácil assimilação, deixando espaço para
as elaborações do narrador. O modo de apresentação das conseqüências da
Humanidade no planeta Terra feita por John Bogéa é expantoso. Para os
narradores que queiram explorar narrativas na nave Prometheus-3 a uma descrição
e um mapa detalhado, para orientar os jogadores. Logo em seguida é apresentado o
planeta Autoctonia, onde a humanidade busca refúgio.
Na criação dos
personagens podemos ver o quando John Bógea gosta de facilitar a vida dos
Narradores e Jogadores. O jogador terá 60 Pontos de Gênese, a serem gastos para
comprar dois atributos básicos, mais
o interessante é a mecânica dos atributos secundários Sonolência (distância entre
sonho e realidade) e Medo Particular (maior temor do personagem), que serão bastante
explorados durante os jogos.
A resolução dos
conflitos é realizada através da jogada de 2d6+HAB (para testes físicos) ou
1d6+CON (para testes mentais), contra uma dificuldade que varia entre 3 e 12,
de acordo com a complexidade e dificuldade da tarefa em questão. Caso o teste
seja realizado contra outro personagem (do jogador ou do mestre), o alvo tem
direito a um teste de reação que segue a mesma mecânica (2d6+HAB ou 1d6+CON).
Os valores devem ser comparados e o mais elevado é bem-sucedido em sua tarefa.
Trabalhando as alucinações no Abismo
Infinito...
As manifestações
oníricas são baseadas de acordo com o Medo Particular do personagem, ou seja, se
personagem tem medo de perder um
familiar, ele certamente terá visões de morte do ente querido, o narrador deve
explorar bem esses medos que são a alma do Abismo Infinito.
Pois bem... com
essa rápida explanação espero ter instigado a curiosidades de vocês em
procurarem por esse excelente material que pode se baixado aqui ou na fanpage no Facebook.
Recomendo a todos
que queiram narrar a assistirem a filmes como Alien – O Oitavo Passageiro, Enigma
do Horizonte e Pandorum, que passam bem o clima apresentado no jogo. Na literatura
temos como fonte de inspiração os contos de H.P. Lovecraft. Para os afccionados
em podcast podem conferir uma entrevista de John Bógea, comentando sobre a nova
versão a ser lançada no PodCast Jogador Sonhador 54.
Logo mais
colocarei um post à respeito das seções que estou narrando de Abismo Infinito e
se tudo de certo um PodCast da seção.
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Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast. Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!
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