Depois
de jogar muito Red Dead Redemption fiquei com aquela vontade de narrar algum
RPG na temática Western, tentei utilizar o Werewolf Wild West e Dead Lands mais
ambos tem o fator sobrenatural muito presente o que não estava me agradando,
dessa forma, peguei a aquele pequeno livreto de 70 páginas perdido em minha
estante e era justamente o que seu estava procurando, o clima Western sem muitas
firulas e com um sistema de jogo único e todos de minha mesa não tinham dúvidas
do que jogar... Dust Devils. E a notícia que a Editora RedBox irá lançar Dust
Devils em agosto /12 me deixou ainda mais entusiasmado com o que eles poderão
produzir.
Bem, mais o que poderemos esperar de Dust Devils?
Dust
Devils – Stories in the Old West foi desenvolvido por Matt Snyder, um dos
inúmeros membros ativos do Fórum The Forge (onde encontramos diversas teorias
de desenvolvimentos de jogos as quais muitos autores utilizam em seus jogos). È
nítida a influência dos filmes de Western da década de 50~60, onde podemos
encontrar um autêntico e inovador RPG Western, sem está envolvido com fatores
sobrenaturais.
Com
um tema onde os personagens devem trabalhar as dificuldades que serão impostas
por seus próprios “Demônios Interiores” (Devils), ou seja, o passado de seu
personagem terá uma grande importância em suas futuras ações. Imagine um
soldado sulista tendo que conviver com as várias atrocidades que cometera
durante a guerra civil americana, um bandoleiro que tenta redimir seus atos
grosseiros no passado se aliando ao xerife local, um caçador de tesouros que
ajuda uma família decadente, uma prostituta que muda de cidade em busca de uma
nova identidade, um fazendeiro que busca vingança contra um grupo de criminosos
que mataram sua família...essas são algumas das ideias trabalhadas com o meu grupo
da última vez que jogamos Dust Devils.
A
primeira versão de Dust Devils foi lançada em 2002 e continha apenas 25
páginas, já em 2006 temos uma atualização do sistema com muitas novidades e
passa a ser nomeado Dust Devils – Stories in the Old West, contendo 70 páginas.
Essa é a versão que possuo e a que será lançada pela RedBox Editora.
Criação
de Personagem...
Para
manter o clima Western o jogo aplica uma mecânica diferenciada nas resoluções
de conflito, ou seja, abandonamos os dados e utilização baralhos em rodadas de
pôquer. Temos quatro Atributos Básicos (Scores) e cada um está diretamente
relacionado a um naipe do baralho. Hand (Mão) [Naipe Espadas]: diretamente
relacionado às ações físicas, Eye (Olho) [Naipe Ouros]: diretamente relacionado
à percepção e ao raciocínio do personagem, Guts (Coragem/Fibra) [Naipe Paus]:
diretamente relacionado a resistência física, a saúde e personalidade do
personagem e Heart (Coração) [Naipe Copas]: diretamente relacionado ao carisma
e interação social.
Os
personagens possuem duas características (Traits) que devem ser descritivas,
uma citação curta que descreva alguma característica forte do personagem, logo
em seguida os jogadores devem escolher o Passado e Presente (Past and Present)
de seus personagens, descrevendo em uma frase simples cada um dos seus aspectos
(essas características do sistema lembra um pouco o Sistema Acepção do RPG
Terra Devastada do autor John Bogéa, claro que devemos manter a temática
Western).
Concluindo
a criação do personagem temos a característica marcante do jogo à criação da
personalidade “O Demônio” (The Devil), o lado desagradável do personagem onde
iremos encontrar o seu segredo obscuro, Dust Devils fornece alguns exemplos
(assassino, manipulador, vingativo, cruel, covarde, mentiroso, solitário e
outros).
Deve-se
salientar que este aspecto da personalidade vem à tona em momentos críticos que
podem resolver verdadeiros conflitos de vida ou morte.
Resolvendo
conflitos...
O
sistema de resolução é por conflito, e não por ação... ou seja, o sistema preza
por estimular a dinâmica e a descrição. Será comum na mesa de jogo os
personagens decidirem quem conseguirá vencer um duelo no pôr do sol de uma
forma descritiva e não quem consegue acertar uma rajada de tiros por rodada.
Os
sucessos são baseados na jogatina de pôquer, entre o Narrador, denominado como
Carteador (Dealer), e os jogadores. O número de cartas de cada participante
envolvido no conflito será determinado pelos Atributos Básicos (Scores),
Características (Traits), Passado e Presente (Past and Present) e “O Demônio”
(The Devil) utilizados na cena. A melhor mão vence e determina, inclusive, o
dano que o lado perdedor levará. Em um único teste é determinado todo o
resultado do conflito e depois terá seu desenrolar descrito. O charme do sistema
está na utilização das fichas de pôquer para o jogador melhorar a sua mão de
pôquer, diminuir o dano, fugir do conflito ou até tornar-se o Narrador da cena
(apesar desta ideia utilizada ser semelhante a algumas características de Dead
Lands).
Outro
fator que chama atenção é a possibilidade do jogador narrar a “Cena de Morte”
do personagem quando a mesma for inevitável, dessa forma, o jogador pode
idealizar e narrar uma verdadeira Cena Épica para o seu personagem.
Cenário...
A
descrição do cenário é bem curta, mais objetiva e cumpre perfeitamente o seu
papel, além disso, cabe aos jogadores utilizarem toda a sua bagagem proveniente
de filmes, jogos, livros, HQ’s (Tex), Séries (hell and wheels) e outros. Vale
muito a pena realizar uma pequena pesquisa na internet assistir a alguns filmes e/ou séries, recomendo fortemente a série Hell and Wheels (AMC/2011) que passa
perfeitamente a temática de Dust Devils.
Deve-se
salientar que o capítulo dedicado ao Cenário, também é apresentado alguns
cenários alternativos que podem utilizar as regras de Dust Devils mesmos em
outros gêneros da ficção, com pequenas alterações:
Deathwish
uma cenário que apresenta personagens espiões.
Ronin,
de Jason Blair (autor de Little Fears), apresenta um Japão Feudal onde os
personagens serão ronins (samurais).
Concrete
Angels, de Jared Sorensen (autor de inSpectres), um cenário urbano e caóticas
no estilo Sin City.
Lançamento
de Dust Devils em Agosto/12 pela RedBox Editora!
Dust
Devils é um excelente jogo e merece uma atenção especial e o anúncio da RedBox
(Confira aqui o Trailer na FanPage da RedBox) em lançar o RPG em Agosto/12 me
deixou muito entusiasmado espero que façam o mesmo trabalho que fizeram com
Shotgun Diaries ao lançarem com um acabamento impecável, tive um gasto amais ao
comprar um baralho e as fichas de pôquer para jogar Dust Devils, não que seja
realmente necessário pode se utilizar qualquer baralho e as fichas de pôquer
podem ser substituídas por qualquer marcado, ou seja, quem sabe teremos uma
edição de luxo com fichas de pôquer e baralho personalizado em uma caixa de
acrílico (viajei legal).
Estou
ancioso por mais esse lançamento da Editora RedBox e recomendo a todos, pois é
um RPG de fato que todo rpgista deve jogar e ter em sua estante.
Confira
mais informações no site da RedBox Editora, no RedBlog, na Fanpage e sigam a editora no twitter.
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Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast. Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!
Bem, interessante essa dica, seu maniaco, mais um ponto para os jogos narrativistas! Só não espero ser uma moda passajeira!!!
ResponderExcluirAss: Stenio