Após
uma longa pausa o Blog FilhosDaGehenna esta de volta com muitas novidades e em
breve novos episódios do PodCast ForaDaTomada. E como já havíamos prometido em
nossa FanPage, iremos abordar o novo RPG da DEVIR, The One Ring / O Um Anel,
recentemente o Blog FilhosDaGehenna participou de um evento de divulgação do O
Um Anel na Livraria Saraiva, organizado pela TOCA CE e o Grupo VilaDoRpg (confiram aqui os relatos e as fotos do evento).
Essa resenha irá abordar todo o conteúdo da Edição Americana e como teremos muita informação este post será divido em duas partes.
The One Ring – Resenha - Parte 1
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Livro I – The One Ring Adventures: Over the Edge of
the Wild
Esse
livro apresenta principalmente a criação dos personagens.
Parte
1 - Introdução
A
introdução de forma bem simples e objetiva, retrata uma cena simples de RPG em
que os personagens usam algumas de suas habilidades. Imediatamente o novato é
gentilmente introduzido aos conceitos básicos.
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Em
seqüência conhecemos as culturas dos povos livres disponíveis para o jogadores:
Bardings, Beornings, Dwarves of the Lonely Mountan, Elves of Mirkwood, os
Hobbits of the Shire e Woodmen of Wilderland. A inclusão dos Hobbits pode
parecer um pouco forçado por destoar muito da região que os Hobbtis freqüentam,
mas devemos levar em consideração que The One Ring é um RPG mais
interessantemente relacionado com The Hobbit. Temos uma breve explicação The
Shadow e a influência de Dol Guldur na região.
Em outros módulos teremos mais detalhes de outras áreas e culturas da
Terra Média.
Na
sessão seguinte conhecemos o Sistema de Regras de inicio temos a apresentação
da ficha de personagem, uma atenção especial aos dados (D6 e D12), pois The One
Ring utiliza dados personalizados, temos uma explicação de como utilizar dados
D6 e D12 comuns nas jogatinas, além disso temos um glossário de termos bastante
importante para os novatos.
A
Mecânica Básica é bem familiar para a maioria dos jogadores, é rolado um
determinado número de dados, onde o resultado é somado para superar um número
alvo (Target Number - TN), ou seja, os jogadores lançam uma quantidade d6
equivalente a uma habilidade relevante em conjunto com um d12 e o resultado
deve superar a dificuldade, geralmente TN é 14. O diferencial do sistema está
no D12 chamado de Feat Die e representa essencialmente a sorte de um
personagem. Se rolar um 12 (onde temos a representação da Runa Gandalf), você
ganha um sucesso automático não importa o que o número alvo. Se um rolo 11
(onde temos a representação da Runa do Olho de Sauron), o é feito considerado
uma falha. Se o personagem consegue no teste um resultado 6 no D6, ele
conseguiu um grande sucesso. Se rolar dois ou mais 6 nos D6’s, ele alcançou um
sucesso extraordinário. Esse categoria da quantidade de números 6 influência
diretamente no dano causado em combate e/ou no tempo necessário para realizar
uma determinada tarefa.
Parte
2: Personagens
Nessa
parte somos apresentados a todos os detalhes de cada Cultura dos povos livres
disponíveis para a criação de personagem. Cada uma das seis culturas apresenta
um conjunto Habilidades e algumas opções padrão para criar um personagem de
forma rápida e fiel a obra de Tolkien.
Cada
Cultura tem as seguintes características: Descrição geral / Nivel de Riqueza /
Motivação por se tornar um aventureiro na Terra-Média / Opinião em relação as
outras culturas / Benção Cultural (Vantagem da cultura) / Pontuações Iniciais
das Habilidades diferentes em cada cultura / Habilidades com as Armas
características de sua cultura / Opção de escolher mais algumas Vantagens /
Arquétipos, a escolha dessa característica determinará a pontuação básica dos
Atributos aos quais depois irá ser acrescentado mais alguns valores para
personalizar o seu personagem / Lista de nome comuns entre as culturas.
Após
moldar o seu personagem iremos determinar a sua Ocupação, The One Ring utiliza
o termo Callings (Convocação para aventura). A Ocupação determina o proposito
do personagem de se aventurar por toda a Terra-Média.
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Agora
iremos definir os valores Endurance e Hope que são derivados de sua cultura e o
valor do Atributo Heart. Endurance é o equivalente aos pontos de vida do
personagem e Hope é medida da capacidade do personagem em desafiar e realizar
grandes proezas de forma dramática. A característica Hope é composta por pontos
que podem utilizados para garantir bonificações em determinadas ações, porém a
medida que o personagem utiliza esse recurso ele vai decrescendo e se o seu
nível de Hope pode se igualar com ao seu nível de Shadow. Se em algum momento o
nível de Hope for inferior ao nível de Shadow, o personagem começa a sofrer os
efeitos de sua fraqueza.
Os
personagens recebem um grupo de equipamento iniciais adequados à sua cultura.
Deve se salientar que a quantidade de equipamentos interfere diretamente no
resultado dos dados, pois quanto maior a carga de equipamentos, mais fácil o
personagem fica de atingir o nível cansado, o que em regras estabelece que resultados
1, 2 e 3 nos d6’s são considerados valores nulos. Dessa forma o jogador deve
preparar bem o equipamento de seu personagem para evitar essas penalidades.
Parte
3: Características Fundamentais
Esse
capitulo é inteiramente dedicado a detalhar os Atributos e Habilidades dos personagens. Há uma sessão dedicada
exclusivamente a explicar todas as vantagens e traços característicos de cada
raça e ocupação citados durante a criação de personagens.
Endurance e Hope são explicados e exemplificados mais detalhadamente nesse capitulo.
Capitulo
dedicado a descrever e apresentar à forma de evolução do seu personagem
incluído as recompensas conquistadas durante as aventuras. A evolução a
principio é igual a todos os personagens, mais algumas características
determinantes de cada cultura também apresentam uma evolução distinta que
possibilita várias formas de personalizar e destacar o seu personagem, sempre
permanecendo no contexto das Obras de Tolkien.
Nesse
capitulo temos o sistema básico para a resolução de ações durante as aventuras.
Durante uma viagem, o grupo deverá atribuir as funções de Guide, Scout,
Huntsman, e Look-out man. Cada função utiliza uma habilidade diferente durante
as viagens. O Guide utiliza a a habilidade Travel para guiar e preparar o
caminho da comitiva, Scout utiliza a habilidade Explore para ir avaliando a
região que estão a desbravar, Huntsman utiliza a habilidade Hunting para manter
os mantimentos da comitiva, e consciência para o homem olhar para fora. Viajar
é, obviamente, uma parte importante das obras de Tolkien, atribuindo essas
funções para os membros de cada empresa é uma maneira eficaz de imitar os
livros.
O
combate
No
lugar da iniciativa, cada herói seleciona uma posição. As quatro posições são
Forward, Open, Defensive e Rearward. Personagens na posição Forward indica um
ataque agressivo, com pouca atenção para a defesa, na posição Open temos um
ataque um pouco menos exposto, a posição Defensive o personagem dedica atenção
a proteção e a posição Rearward destinado para ataques a distância.
Cada posição determina o ataque básico e Target Number – TN da defesa. Forward (TN6), Open (TN9), Defensive (TN12) e Rearward (TN12). Além de determinar a distancia a posição concede algumas características que podem tornar o combate bem mais empolgante, os personagens podem brandir gritos de guerra, intiminar os adversários, inspirar os aliados, marcar ataques certeiros e se interpor a frente dos ataques para auxiliar seus aliados.
Na
última parte deste livro representa o período de descanso dos personagens,
nesse momento em que os pontos de experiência e avanço são gastos. Os jogadores
começam descrevendo o que os seus personagens estão fazendo nas semanas e meses
de repouso.
Encerrando
temos a ficha de personagem para ser reproduzida e também temos 6 personagens
prontos com prelúdio já preparados para ser utilizado com uma aventura pronta
que vem com o Livro 2.

Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast. Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!
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Autor: Jan Piertezoon
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