Clube do Livro Saindo da Bolha!!!




Após ler o post escrito por PH Santos no Iradex – Vivemos em uma bolha...vamos saird essa? – resolvi transcrever as minhas opiniões sobre o Clube do Livro de Fortaleza que me mostrou uma das várias formas de sair da famigerada bolha.

No último final de semana tive a oportunidade de conferir na Livraria Cultura deFortaleza – CE, o primeiro encontro do Clube do Livro, projeto alavancado por Raphael PH Santos (@phsantos | Iradex), moderador do evento que contou com a participação dos convidados Dmitri Gadelha (@dmitrigadelha | Vila do RPG) e Marina Solon (@marinaasolon | Mosaico).

Um evento inteligente composto por um moderador bastante articulado e com dois participantes bem distintos em seus estilos literários, o que me surpreendeu bastante foram os livro apresentados pelos convidados.

Quem vem acompanhando o Blog Filhos da Gehenna no Facebook e/ou Twitter já percebeu o meu fascínio por HQ, literatura fantástica, filmes de terror e demais da cultura pop, então dessa forma foi fácil absorver e assimilar os comentários dos livros apresentado pelo convidado Dmitri Gadelha, o Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil e The Walking Dead – A Ascensão do Governado, mais já os livros que Marina Solon apresentou foram um soco no estômago, algo que já deveria estar esperando, pois como ela mesmo se descreve no twitter “Anteprojeto de jornalista. Leitora, questionadora e inquieta.”, o primeiro livro foi o Eu Cristiane F. 13 anos, drogada, prostituída.. esse livro é a Biografia de Christiane Vera Felscherinow, constituído de uma leitura rápida apesar de seu conteúdo forte. O que realmente me chamou atenção foi o segundo livro indicado por Marina Solon, Suicídios Exemplares de Enrique Vila-Matas, nesse momento pensei – o psicólogo dessa menina deve ganhar muito bem – passando essa primeira reação a convidada vai apresentando o riquíssimo mundo literário de Vila-Matas, um autor que confesso só tinha ouvido falar por causa de alguns amigos de faculdade.

Após o término do Primeiro Clube do Livro comprei A Viagem Vertical de Enrique Vila-Matas...POW... a bolha estourou e eu acabará de sair da minha zona de conforto ao desbravar as páginas do livro de um autor ao qual não conhecia nada, resultado Enrique Vila-Matas é muito bom, no início parece ser uma leitura travada mais logo o leitor se ambienta com a forma inteligente do autor escrever.

Foto: Livia Lopes (@liviavlopes), da esquerda para direita: Raphael PH Santos, Marina Solon e Dmitri Gadelha

Mais voltando ao Clube do Livro... Em dois momentos Raphael PH Santos contou com a participação do público, ao convidar duas pessoas a subirem no palco e indicarem algum livro que tenha ou esteja lendo, e os corajosos ganharam ótimos brindes.  

Durante toda o bate papo literário os momentos de interação entre os participantes foram perfeitos, até os comentários e as piadinhas do moderador Raphael PH Santos foram convenientes, o que resultou em uma palestra agradável que deixou um gostinho de quero mais.

Completando o primeiro Clube do Livro Raphael PH Santos indicou duas fabulosas Graphic Novel, Monstros de Gustavo Duarte e Astronauta Magnetar de Danilo Beyruth.



Se você está chateado porque perdeu essa oportunidade é só baixar e ouvir o PodCast do Clube do Livro disponibilizado no Iradex e se preparar para o próximo que virá.


Nos siga no Twitter @FilhosdaGehenna

Curta a FanPage Filhos Da Gehenna



Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast.  Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!



Comentários