Em uma realidade em que
temos muita liberdade, estamos destinados ao ócio, cabe aos escolhidos libertar
a todos destes destino.
Ayko, Sociedade Armada.
Após ler ao quickstart de
Mundo Perfeito de John Bogéa e “estudar” as criticas feitas ao sistema, decide que
iria apresentar e narrar ao meu grupo de RPG uma aventura no Mundo Perfeito,
mais para isso sempre acabo preparando algumas referências para que ao apresentar
o jogo, eles possam ter onde se inspirar para criar os seus personagens e nesse
novo RPG, exige um pouco de maturidade para que o jogador possa absorver e
utilizar todos as possibilidades.
Antes de continuar, saiba
que este post é uma forma que criei para preparar uma aventura de Mundo
Perfeito, ainda não é a minha opinião sobre o jogo, logo mais teremos um PodCast
com a criação de personagem algumas sessões de jogos e explanação de nossas opiniões.
Detalhes da preparação...
Quando vou apresentar um
novo jogo aos meus jogadores já tenho em mentes alguns detalhes de uma possível
aventura. Todo narrador que esta acostumado a narrar para um grupo fixo tem
total controle sobre as preferências dos jogadores, então nesse caso fica fácil
elaborar um cenário ao qual os jogadores poderão assimilar mais fácil o novo
conceito de jogo. Dessa forma, determinei algumas características para essa
aventura em questão.
Local: Osaka – Japão
Ano simulado: 2013
Estação do ano: Inverno
Residência do Avatar:
Quarto Branco
Área dominada por uma
Guilda: Ilha Urbana
Valores Monetários (dinheiro
| Créditos): Tiên
Movimentação do valor monetário:
Moda & Aparência
Forças Reacionárias: Daí-ly
Para um cenário onde a
tecnologia é fundamental, nada melhor que levar os jogadores para o Japão, além
disso, a excentricidade dessa nação em suas vestimentas já fornece uma grande
gama de opções para a criação de Avatares.
Osaka possui três áreas que
são ideais para o desenvolvimento de minha aventura. O setor comercial com
mercados e restaurantes, o setor financeiro onde esta reunido um grande número
de empresários e o setor cultural onde temos o Castelo de Osaka e as residências
nas proximidades que apesar da época tecnológica ainda mantêm o estilo do Japão
feudal.
Ano simulado é o período ao
qual a Hirpenet apresenta para os seus usuários. Esse quesito ajuda ao narrador
a reduzir muito da descrição desnecessária e focar apenas em alguns locais que
realmente necessitam da atenção dos jogadores.
Quarto Branco: esse
conceito foi desenvolvido para representar a residência do Avatar dentro da
Hipernet. Assim que um Avatar entra na Hipernet ele tem direito a uma área totalmente
branca ao qual ele irá “criar” a sua residência. O Governo fornece a população
alguns modelos básicos de residência que podem ser modificados de acordo com o
valor monetário gasto na residência. O tamanho inicial é de 96m2,
que podem ser expandidos. A customização do Quarto Branco pode ser externa e
interna, o nome desta customização é Template, é um modelo de residência que
pode ser aplicado ao quarto. Em cada Quarto Branco o Governo disponibiliza um Inteligência
Artificial – IA para orientar e informar ao Avatar todas as novidades da
Hipernet. Através da IA o Avatar tem acesso a todas as formas de customização
de sua residência, mais a principal função da IA é monitorar o Avatar, pois o
Governo passa a ter acesso a todos os movimentos e informações que tramitarem
dentro do Quarto Branco.
Ilha Urbana: quando um
Avatar expande muito o seu Quarto Branco ele passa a ter controle de grandes áreas,
que serão customizadas a sua vontade, onde ele até passa a alugar o espaço por
um determinado valor para outros Avatares. As Ilhas Urbanas são grandes centros
urbanas “isolados” da atual realidade da Hipernet, pois possui uma realidade própria,
ou seja, uma Hipernet personalizada. Na aventura ao qual estou narrando as principais
Ilhas Urbanas são:
Lon Xon: essa Ilha Urbana
é para os Avatares que querem liberar todos os seus desejos sexuais. Toda a
ilha lembra uma grande boate com vários adornos que estimulam a atos sexuais.
Esta Ilha se tornou famosa, pois é frequentada por muitos figurões importantes
do Governo de Osaka. É nesse ambiente onde diversos acordos que podem mudar o
Governo de Osaka são realizados, e é a principal área de atuação do Conselho
Anarquista.
Dan Chu: essa Ilha é a
principal área de ação da Irmandade Vermelha, pois toda a área é a Universidade
de Osaka, local ideal para a Guilda armar as mentes dos Avatares contra a
opressão do Governo. Existe uma grande movimentação de Avatares que querem
simular o cotidiano de um estudante, o que é ideal para os membros da Irmandade
Vermelha conseguirem novos filiados, aptos a seguirem os dogmas da Guilda.
Van Chuyen: é uma grande
estação de metrô, ponto estratégico ideal para a guilda Sociedade Armada, pois
com essa condição eles possuem um local ideal para esconder as suas atividades além
de ser ideal para a locomoção.
O valor monetário, ou seja,
o dinheiro é comumente conhecido como Tiên. Na Hipernet todo Avatar cria um
cartão de crédito no qual tem registrado toda a sua movimentação monetária, o
cartão é único e apenas o Avatar que o criou pode usar. Para realizar a transferência
de dinheiro, deve-se colocar dois cartões de crédito emparelhados que o Tiên é
transferido de acordo com a vontade do Avatar.
A moda é o que movimenta
esse mundo na Hipernet, em um cenário ao qual você tem total liberdade para
criar a aparência de seu Avatar, de sua residência e até do seu dinheiro,
podemos afirmar que todos vivem de aparência. Muitos Avatares trabalham apenas
para conseguir Tiên para comprar Templates para o seu Quarto Branco, ou comprar
aquele Add-on estiloso que está na moda. Quando um designer criar um Add-on ou
Template ele deixa sua marcar registrada, e alguns Add-on ou Template podem
valer verdadeiras fortunas. Mesmo o Avatar tendo a possibilidade de criar um
Add-on ou Template igual ao da moda o sistema não permite que ele copie a
marcar registrada que concede a veracidade do produto. A marca registrada de um
designer é tão importante que ela fica bem visível no Add-on, para que todos
possam comprovar a origem do adereço.
Os Avatares que possuem
muito dinheiro e/ou prestigio, podem registrar a sua aparência, o conjunto de
add-on que formam a sua imagem. Quando um Avatar utiliza um conjunto de Add-on
já registrado, em alguma parte visível de seu corpo, geralmente nos braços
aparece um ponto de exclamação vermelha, indicando a cópia da aparência. Esse
fato ocorre para evitar que qualquer Avatar copie a aparência de determinadas
figuras importantes da Hipernet.
O Governo de Osaka é bem
severo com as Guildas e mantém agentes armados e preparados para combater as
ações que queiram interromper com o sistema da Hipernet. Esses agentes são
denominados Daí-ly e estão espalhados por diversas áreas de Osaka.
Brainstorming
Saliento novamente que este post é uma forma que criei para preparar uma aventura de Mundo Perfeito, ainda não é a minha opinião sobre o jogo, logo mais teremos um PodCast com a criação de personagem algumas sessões de jogos e explanação de nossas opiniões.
Animes&Mangá
Psychos-pass – nesse anime
surgiram a maioria das minhas ideias, pois ele apresenta uma Osaka futurística onde
todos estão conectados a uma rede neural, que controla todas as ações da
população.
Jormungand – o anime
apresenta um grupo de traficantes de armas, conseguir visualizar perfeitamente
a sociedade Armada, pois o grupo é leal e honrado com os seus companheiros e não
importa o que aconteça eles sempre cumprem com o acordo.
Control - The Money of
Soul and Possibility – o dinheiro é tudo nesse anime.
RPG
Guia da Tecnocracia – esse
livro é perfeito para algumas ideias bem bacanas para a elaboração dos
antagonistas, com muitos exemplos de forças reacionárias.
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Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast. Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!
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