Guerra dos Tronos RPG - Resenha & Playteste


Nesse último final de semana estive presente no encontro semanal da Vila do RPG, realizado na Livraria Feira do Livro, onde narrei a aventura introdutória do Fastplay do RPG Game of Throne, o novo lançamento da Editora Jambo, Guerra dosTronos RPG, que inicio a sua pré-venda no inicio desse mês.

O principal objetivo era apresentar o sistema aos frequentadores do encontro semanal, muitas pessoas compareceram e já tinham as suas mesas reservadas, no meu caso tive apenas dois jogadores - Djalberton AG e Rafael Paladino que estavam apenas acompanhando o evento, pois muitos narradores marcam as suas narrativas no Grupo da Vila do RPG para quando chegar aos sábados todos estarem aptos a jogar.

O fato de ter apenas dois jogadores facilitou na forma de repassar o sistema explicando regras simples e as mais complexas. Gravei a sessão para depois transforma-la em um podcast, mais o evento esta muito lotado e por ventura, fiquei próximo a um dos narradores mais empolgados da Vila do RPG.

Resenha Song of Ice and Fire RPG
Song of Ice and Fire RPG foi lançado em 2009 pela Green Ronin Publishing, recendo diversos prêmios na categoria de Melhores Regras. O livro possui aproximadamente 222 páginas, apresentando uma diagramação simples, deixando muito fácil a consulta a algumas regras as ilustrações se encaixam perfeitamente com o clima do cenário e alguns personagens apresentamos estão melhor representado se comparado com a série de TV.

O Cenário
Song of Ice and Fire RPG estabelece o período para o desenvolvimento das narrativas no início do reinado de Robert Baratheon, logo após a Rebelião que culminou com a posse do trono de ferro pela família Baratheon. Um breve resumo para ambientar os jogadores e narradores, nada em especial.

Regras
As rolagens de Song of Ice and Fire RPG de uma forma resumida é realizada com d6, seus valores devem ser somados e para superar uma número alvo determinado pelo narrado, cada habilidade pode estar associada a uma especialidade, que irá conferir dados bônus, aumentando o número de dados rolados, apesar que só é possível manter a quantidade de dados igual ao seu índice na habilidade rolada. Esse sistema lembra muito o utilizado no RPG Seven Sea [maiores detalhes aqui].

Diversos fatores podem modificar as rolagens, conferindo dados de penalidade, reduzindo o número de dados que podem ser mantidos após a rolagem. Nesse quesito o sistema funciona redondinho e fica muito fácil ensinar a novos jogadores.

Criação de Personagem
Durante a criação de personagens o livro aconselha, ordena, que os personagens devem ser todos associados a uma mesma Casa, sem a necessidade de serem apenas nobres, aqui temos uma liberdade restrita para criar personagens cavaleiros, servos, caçadores dentre outros.

O Primeiro detalhe do Song of Ice and Fire RPG é que os jogadores devem escolher a faixa etária de seus personagens, pois a idade esta diretamente ligada aos Pontos de Destino. Quanto mais velho, mais experiência o personagem será e irá possuir mais pontos para distribuir entre suas habilidades e especialidades, porém terá uma quantidade menor de Pontos de Destino. Os Pontos de Destinos servem para ativar alguns benefícios e até mudar drasticamente a narrativa.

Os estereótipos de fantasia medieval são bem representados em Song of Ice and Fire RPG, após a escolha da idade, o jogador determina a função/classe de seu personagem na narrativa (Expert [Especialista], Leader [Líder], Figther [Guerreiro], Schemer [Conspirador] e Rogue [uma outra forma de Especialista]). Os estereótipos estão bem apresentados com dicas de suas principais habilidades.

Continuando o processo de Criação Song of Ice and Fire RPG  fornece algumas tabelas prontas, nas quais podem ser roladas desde os eventos mais marcantes da vida do personagem a suas motivações, nas minhas narrativas não utilizo o fator aleatório, os meus jogadores preferem da uma olhada na tabela e criar seu histórico e suas motivações, a tabela é ideal para jogadores e narradores com pouco conhecimento no cenário.

Com histórico e estereótipos dos personagens definidos os jogadores distribuem os em suas habilidades, de praxe todas as habilidades começam com um ponto, onde o valor máximo é definido pela idade do personagem.

Concluindo a Criação de Personagens temos a determinação dos Pontos de Destino para adquirir alguns benefícios. Song of Ice and Fire RPG apresenta uma lista de benefícios é bem diversificada, o que possibilita inúmeros personagens únicos. Para aqueles que necessitarem de mais Pontos de Destino ou querem enriquecer ainda mais o seu personagem é possível adquirir Desvantagens, que conferem Pontos de Destino Extra.

A criação de uma Casa
O Segundo diferencial em Song of Ice and Fire RPG é fato de possuir um sistema para que jogadores criem, em conjunto, a Casa à qual estão associados. A Casa possui estatísticas próprias que são decididas por rolagens de dados.

Intrigas
Algo presente nas narrativas de Song of Ice and Fire RPG é o fator Intriga, o sistema oferece uma mecânica que simula uma espécie de Combates Social. Uma combinação de interpretação argumentos e sistema casam perfeitamente.

Combate & Guerra
O sistema de combate de Song of Ice and Fire RPG vem apresentando alguns comentários acalorados, que será melhor retratado em um Podcast Sessão de Jogo do ForaDaTomada em breve.

Combate em Massa, muitas unidades se enfrentando em combates sanguinolentos, temos alguns detalhes a serem resolvidos, mais as regras funcionam de forma bem praticas.

Em breve teremos um Podcast com sessões de jogos e um dedicado a analise do Guerra dos Tronos RPG / Song of Ice and Fire RPG. 





Endereço da Livraria Feira do Livro
Livraria Feira do Livro, rua Benjamin Carneiro Girão, 87-C, Montese. Vindo do Terminal Parangaba, pega o onibus Montese-Parangaba/ Centro (401) e desce na parada após a loja Esplanada e entra na rua entre o posto BR e o banco Santander.


Confira mais informações sobre a Vila Do Rpg no Site, na Fanpage, no Vlog e no Twitter.



Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast.  Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!

Comentários

  1. Fiquei impressionado com o trabalho da Jambô. Uma edição soberba, um livro magnífico!

    Abraços,

    Nerito

    http://www.oguardiaodehistorias.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, obrigado pela resenha. Espero que vcs lancem logo um podcast analisando as mecanicas do jogo, pois tenho pouca facilidade para analisar regras. Adquiri o meu exemplar e muito me entusiasmou o livro, mas confesso que fiquei meio intimidado com suas regras para intriga. A vida toda mantive as interações sociais em minha mesa puramente interpretativas, e não me sinto muito seguro com resolver discussões como se fossem um combate. O q vcs acham?

    Abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa tudo bom Dê Anderson, depois teremos um podcast detalhando a mecânica e uma sessão de jogo do GoT:RPG!!!

      Excluir
  3. Curiosamente, onde posso obtê-lo? Adorei Guerra dos Tronos serie, conta uma trama extraordinária. é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.

    ResponderExcluir

Postar um comentário