Guerra dos Tronos RPG - A Batalha dos Sinos.



No último final de semana estive presente no Game of Thrones Day: Um Dia em Westeros realizado pelo Mundo Multi Games – MMG, no evento ocorreram diversas atividades relacionadas a estreia da terceira temporada da série Game of Thrones, logo mais teremos um comentário mais completo sobre o evento.

Esse post é um relato da sessão Guerra dos Tronos RPG, que narrei durante o evento no período da manhã.

Para aproveitar o máximo possível da narração levei seis fichas prontas quatro personagens masculinos e dois personagens coringas que poderiam ser do gênero masculino ou feminino, a narração estava marcada para ter inicio às 9 horas da manhã, quando cheguei as 8:30hs já tinha três jogadores a espera do início da narração. 

Os jogadores foram:

Junior Bakura com o personagem Lorde Allen Darkraven;
Allysson Maia com o personagem Meister Darius;
André Souza com o personagem Escudeiro Jonah;
Sergio Magalhães com o personagem Nichol Snow;
Henderson Snow com o personagem Sor Merik.

"Somos os Corvos que anunciam a tempestade. Não somos a mão , mas a lamina que corta a carne. Quando tudo acabar, ainda estaremos lá para recolher os mortos. Diante da ordem de nosso Senhor, só ha uma resposta: LUZ!!!"
Lorde Allen Darkraven, Regente da Casa Darkraven. 




Os personagens que apresentei aos jogadores estavam completos em histórico e na casa ao qual fariam parte, mais em uma elaboração conjunta alguns históricos foram alterados, os jogadores criaram a Casa Darkraven, ideia original do Junior Bakura, que já tinha elaborado um lema e um o estandarte da casa.

Após a elaboração conjunta da casa e dos ajustes nos históricos dos personagens, apresentei o vídeo História & Tradição: Aerys, o Rei louco – A Casa Stark, legendado pela Equipe do Site Game of Thrones Brasil, com que serviu de base para a elaboração da aventura.

Guerra dos Tronos RPG – A Batalha dos Sinos

Capítulo 01 – Decisão.

Sor Nolan Darkraven pai de Allen Darkraven (jogador Junior Bakura), a três dias foi considerado traidor por ter se aliado a Brandon Stark no levante até Porto Real para resgatar sua irmã Lyanna Stark, que fora raptada por Rhaegar Targaryen.

A Casa Darkraven é responsável por proteger a Torre dos Filhos no Fosso Cailin, ou seja, a principal proteção do Norte contra qualquer forma de ataque vindo do Sul.

Allen Darkraven recebeu uma mensagem vinda de Porto Real, informando que a Casa Darkraven teria novamente a sua honra restaurada se permitisse a passagem de um pequeno grupo da Guarda Real para capturar Eddard Stark.

Allen Darkraven (Junior Bakura) e o Meister Darius (Allyson Maia) iniciaram um diálogo onde seria decidido a quem a Casa Darkraven iria apoiar, um momento muito interessante de interpretação entre os dois jogadores. Antes da decisão um jovem escudeiro bate a porta dos aposentos da qual esta sendo realizada a reunião de Lorde Allen Darkraven com Meister Darius. O escudeiro informa que há um pequeno grupo da Casa Arryn, solicitando uma audiência com Lorde Allen Darkraven.

Lorde Allen (Junior Bakura) reúne-se com Meister Darius (Allyson Maia) e o seu Conselheiro de Guerra, Sor Merick (Henderson Snow) e vai até os portões da torre recebe a comitiva da Casa Arryn.

Na comitiva está o escudeiro de Jon Arryn e o escudeiro de Roberth Baratheon disfarçado com as vestes da Casa Arryn, ambos entregam uma mensagem cada para Lorde Allen Darkraven (Junior Bakura) que após ler repassa aos seus aliados e informa a sua decisão de se reunir a Casa Stark, A Casa Arryn e a Casa Baratheon.

Comentários:
Esse primeiro momento da aventura, o foco foi realizar muitas cenas de interpretação para ambientar os jogadores a história. Foram ótimos momentos de interpretação inspirados pela trilha sonora da série Game of Thrones que era a música ambiente do evento e toda a decoração com várias cortinas com os emblemas da casa, estávamos todos empolgados. Até esse momento só tinha três jogadores em minha mesa Junior Bakura, Allyson Maia e Henderson Snow.

Apesar da casa dos personagens ser vassala a Casa Stark, Junior Bakura interpretou muito bem a indecisão do jovem Lorde Allen Darkraven, que se tornou lorde dos domínios de seu pai com apenas 16 anos.
Em certos momentos da narrativa solicitei teste de Atenção, Astúcia, Status e Persuasão. Tinha o objetivo de realizar alguns testes relacionados à intriga com Astúcia e Persuasão, mais o momento de interpretação dos jogadores foi primoroso e não houve necessidade de realizar as jogadas de dados.  

Capítulo 02 – Reunião.

Meister Darius (Allyson Maia) recebe a confirmação que Eddard Stark e Jon Arryn iram realizar uma reunião na Torre dos Filhos, dessa forma, realiza todos os preparativos para receber os Lordes das Casas Stark e Arryn.

Lorde Eddard Stark envia um corvo ao Meister Darius, solicitando o envio de um mensageiro a Casa Reed, para convocar Howland Reed para uma reunião no Fosso Cailin. Meister Darius (Allyson Maia) sabe da necessidade de enviar um rastreador experiente até Atalaia da Água Cinzenta, pois os corvos não encontram a localização e envia Nichol Snow (Sergio Magalhães) até os domínios da Casa Reed.

Nichol Snow (Sergio Magalhães) inicia a sua jornada pelos pântanos na região do Gargalo em busca de encontrar uma trilha segura que o leve até os domínios da Casa Reed, mais acaba enfrentando problemas quando entra em combate contra um Lagarto-Leão, símbolo do estandarte da Casa Reed, poderia ser esse um sinal de má sorte? Após um rápido embate Nichol Snow acaba se perdendo nos pântanos até ser encontrado por dois irmãos da família Reed, Abelard Reed e Ray Reed (momento de licença poética na criação destes membros da Casa Reed), que o escoltaram até Atalaia da Água Cinzenta, onde é bem recebido pelo Lorde Howland Reed.

O Lorde Howland Reed aceita a convocação de Eddard Stark e sairá de viagem para o Fosso Cailin assim que amanhecer.
Durante esse mesmo período o escudeiro Jonah (André Sousa) descobre um traidor recebendo mensagens secretas e informar a Sor Merik (Henderson Snow), que desobedecendo uma ordem direta do Lorde Allen Darkraven (Junior Bakura) parte em uma caçada contra esse traidor.

Ainda nesta mesma noite Eddard Stark e Jon Arryn se encontram no salão principal da Casa Darkraven. Em um longo jantar Meister Darius (Allyson Maia) e Lorde Allen Darkraven (Junior Bakura) iniciam um longo debate sobre a situação que o Rei Aerys II esta causando aos Sete Reinos, outro grande momento de interpretação dos jogadores. Antes do término do jantar um corvo vindo dos Domínios da Casa Baratheon informa que Roberth Baratheon moveu o seu exército para a guerra.

Com essa informação Eddard Stark clama pelo juramento do Lorde Allen Darkraven (Junior Bakura), aos pés de uma árvore-coração Eddard Stark recebe o juramento do regente da Casa Darkraven e o nomeia Sor Allen Darkraven, momento de muito entusiasmo de todos os jogadores, inclusive o narrador que vibrou muito.

Comentários:
Nesse momento da narrativa chegou mais dois jogadores, Sérgio Magalhães e André Sousa, onde tive que diminuir o ritmo da narrativa e criar um pequeno resumo apresentando o sistema e a situação ao qual estava a aventura. Em relação as regras não tive que parar a narrativa para explicar, a cada momento que solicitava um teste especifico explicava uma regra do sistema.

Tivemos o primeiro combate realizado pelo jogador Sérgio Magalhães, que falhou drasticamente em alguns testes de Sobrevivência e Atenção e se deparou com um lagarto-leão do pântano que lhe causou um ferimento superficial, que veio a atrapalhar em algumas situações.

Realizamos alguns testes resistidos, momento ideal para explicar como funciona algumas habilidades – passivas e ativas – Atenção x Furtividade. Foi possível explicar bem como funciona os Grau de Sucesso.

Momento realmente emocionante na narrativa foi ouvir o juramento do personagem Allen Darkraven (Junior Bakura) a Eddard Stark, uma confirmação ao culto dos deuses antigos.

Capitulo 03 – Alianças.

Sor Merik (Henderson Snow) e o seu fiel escudeiro Jonah (André Sousa) estão em uma caçada implacável a cavalo para capturar o espião/traidor.

Nichol Snow (Sérgio Magalhães) acompanhando a comitiva da Casa Reed até Fosso Cailin acaba encontrando e auxiliando Sor Merik (Henderson Snow) e o seu fiel escudeiro Jonah (André Sousa) na caçada a cavalo, um combate montada acontece e tem seu término quando Nichol Snow (Sérgio Magalhães) derrota o espião/traidor derrubando do cavalo.

Com o espião/traidor capturado a comitiva volta para Fosso Cailin pouco antes do amanhecer e percebem a preparação dos vassalos para a guerra contra Aerys II.

Meister Darius (Allyson Maia), Nichol Snow (Sérgio Magalhães), Jonah (André Sousa), Allen Darkraven (Junior Bakura) e Sor Merik (Henderson Snow) interrogam o espião/traídor, obtendo o seu real nome e o seu empregador Varys, a Aranha.

Com todas as informações obtidas e os preparativos completos a comitiva liderada por Eddard Stark parte em direção a Correrrio, os domínios da Casa Tully.

Ao chegarem em Correrrio Eddard Stark envia o Meister Darius (Allyson Maia) para reafirmar os votos de aliança da Casa Tully com a Casa Stark e a Casa Arryn.

O Meister realiza a mediação entre as Casas Stark, Tully e Arryn. Essa mediação resulta na confirmação dos votos de união de Eddard Stark com Catelyn Tully e Jon Arryn com Lysa Tully (licença poética). Com essa confirmação Hoster Tully se reúne com a Casa Stark e a Casa Arryn e parte para Porto Real, em determinado momento Jon Arryn tem que deixar a comitiva para reunir seus vassalos no Ninho da Águia.

Em um determinado momento da viagem um emissário da Casa Baratheon vem informar que o Roberth Baratheon está no Septo de Pedra cercado pelo exército Targaryen, todos partem para o combate.

Comentários:
Cenas memoráveis nesse momento da história. O combate montado logo no início do capítulo aumentou ainda mais a emoção na mesa de jogo, as regras de combate montado fluíram perfeitamente sem atrapalhar a narrativa.

Tivemos o interrogatório ao espião, explanei sobre as formas de realizar os testes de intriga utilizando as técnicas de Persuasão, Astúcia, Intimidação e Provocar.

Um momento interessante foi ver o jogador Allyson Maia interpretar o seu personagem e um npc soldado em uma única cena em que os dois estavam em um diálogo, parecia uma pessoa com dupla personalidade. Esse fato se deve ao fato que o Meister Darius era um personagem muito social e possivelmente teria morte certa, entrando em uma cena de combate, então entregue a ficha de um soldado que ele iria interpretar durante algumas cenas de guerra.

Novamente um momento de licença poética, ao deixar a cargo dos jogadores participarem e auxiliarem na união entre as Casas Stark, Arryn e Tully.  

Capitulo 04 – Batalha.

Ao chegarem no Septo de Pedra os homens de armas da Casa Baratheon estavam cercado pelo exército Targaryen, os jogadores elaboraram um plano de batalha e iniciaram uma busca nas residências do septo para encontrar Roberth Baratheon que estava ferido após a Batalha em Vaufreixo.

Cada um dos jogadores entrou em um combate decisivo para expulsar o exército Targaryen do Septo de Pedra, Sor Merik (Henderson Snow) entrou em combate direto com a Mão do Rei Jon Connington (licença poética).

Após uma série de combates os homens de armar da Casa Baratheon com o apoio do jogadores conseguem expulsar o exército Targaryen.

Comentários:
Combate, combate e muito combate nesse clímax da história rolei diversos combates com cada um dos jogadores para apresentar as regras de combate do sistema, utilizei as regras contidas no livro básico, apesar de ter a oportunidade de utilizar algumas variações das regras apresentadas no FORJARPG – Defesa Passiva.

Os combates foram rápidos e intensos e contamos com muito gastos de Pontos de Destino, pois era o final da sessão e todos queriam realizar grandes feitos.

Fim da Aventura – A Batalha dos Sinos.

Conclusão.
Uma sessão de RPG memorável que deixou a vontade de repeti-la diversas vezes. Tenho que agradecer aos jogadores e amigos Henderson Snow, Sérgio Magalhães, André Sousa, Junior Bakura e Alyson Maia. Mais fotos na Fanpage.

E no final do evento a Érika Sales realizou o sorteio do Livro Guerra dos Tronos RPG, que foi cedido pela Editora Jâmbo, e sortudo que ganhou o livro foi o Allyson Maia.


Agradecimentos.
Agradecendo muito a Érika Sales, Anderson Catunda e a todos os membros do Mundo Multi Games – MMG, responsáveis pela elaboração e execução do evento.



Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast.  Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!


Comentários

  1. Obrigado pelo texto pessoal, descrição muito rica e o jogo parece muito interessante!

    Masss queria fazer umas perguntinhas também, ...dados de quantos lados são usados? E os kits, mapa, etc, vêm junto com o livro ou são vendidos separadamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro Guerra dos Tronos RPG é apenas um livro jogo apresentando o sistema e o mundo das Crônicas do Gelo e Fogo. Este sistema é D6 e é usado em torno de 8 a 10 dados por jogador. Você pode comprar separadamente o Kit do Mestre, que vem 1 narrativa criada por George R. R. Martin, 1 mapa/poster de Westeros e 1 escudo do Mestre (Eu recomendo). Também tem alguns livros separados que contém narrativas próprias, como Perigo em Porto do Rei.

      Excluir
  2. Meu série preferita! Ninguém pode negar definitivamente o sucesso do GoT 7 temporada ,estou surpreso toda a produção por trás da série. No começo eu não estava convencido de que ela, mas como a história progrediu, eu realmente se tornou um fã. E é fechar a temporada seguinte e não pode esperar. Sucesso está assegurado. Eu amo o elenco.

    ResponderExcluir
  3. Curiosamente, eu amo essa série. ❤️ Game of Thrones se tornou em uma das minhas histórias preferidas desde que li o primeiro livro. Setima Temporada de Game of Thrones promete muito para o espectador e espero que assim seja, sou fã das series, por que eu gosto do suspense de esperar um novo capitulo ou temporada e estou super emocionada com este novo lançamento, principalmente por saber como segue a história e o desenvolvimento dos personagens.

    ResponderExcluir
  4. A historia está bem estruturada. Sabem como levar muito bem a historia através de cada temporada. Estou emocionada com , Game of Thrones temporada 7 , principalmente por saber como segue a história e o desenvolvimento dos personagens.

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante! Eu gostaria de ser parte de uma equipe como esta... Ninguém pode negar definitivamente o sucesso do GoT. Estou surpreso toda a produção por trás da série. No começo eu não estava convencido de que ela, mas como a história progrediu, eu realmente se tornou um fã. Eu acho que todo o elenco tem feito um grande trabalho, é uma das minhas séries favoritas, tem uma grande história!

    ResponderExcluir
  6. Os atores do elenco de #GameOfThrones é incrível. . Deixe de ver a há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a Game of Thrones 7 Temporada por todos os spoilers que li quando sai a nova temporada, assim que vou me atualizar para que possa vê-la e entender melhor.

    ResponderExcluir
  7. Como conseguiram o mapa? Há algum lugar em internet? Estes livros conta uma história extraordinária, por isso quando soube que estrearia Game Of Thrones soube que devia vê-la. Considero que um fator que fez deste um grande filme foi a atuação o elenco seu talento é impressionante.

    ResponderExcluir
  8. Adorei os livros e a série, muito grande história. Ninguém pode negar definitivamente o sucesso do Game Of Thrones,estou surpreso toda a produção por trás da série. No começo eu não estava convencido de que ela, mas como a história progrediu, eu realmente se tornou um fã. E é fechar a temporada seguinte e não pode esperar. , aqui: http://br.hbomax.tv/serie/Game-of-Thrones-Temporada-07-/501441 encontrei a data e horário de quando sai a novo episodio Sucesso está assegurado. Eu amo o elenco.

    ResponderExcluir
  9. Tais eventos são grandes, eu gostaria de participar um dia. Eles não ter organizado mais corrente agora que já é a nova temporada #GoTS7.? Pelos resumos que li, a nova temporada de GoT promete muito para o espectador e espero que assim seja. Considero que a série aborda um tema interessante e pode chegar a encantar ao publico principalmente pelo seu elenco e depois pelo estilo da historia.

    ResponderExcluir

Postar um comentário