O
Sonho dos Justos
Sinopse
O personagem principal Sandman (Sonho,
Morpheus, Lorde do Sonhar e um dos Perpétuos) é capturado por um grupo de
ocultistas e aprisionado em uma esfera que concentrava seus poderes.
O ano da captura de Sonho é 1916 e o líder
dos magos Roderick Burgess toma posse do Grimoire Magdalene que utiliza em seu
ritual para supostamente aprisionar a Morte (Perpétuo), mas algo acontece de
errado no rito e Morpheus termina por ser preso no lugar. O intento de Roderick
era conquistar a vida eterna, mas, por prender o perpétuo errado, apenas
conseguiu com que Morpheus ficasse preso por quase um século. Por isso, um mal
conhecido como “doença do sonho” caiu sobre algumas pessoas. As vítimas dessa moléstia
não conseguem acordar ou dormir.
No ano de 1947, Roderick Burgess falece e
as rédeas de sua ordem mística é passada para seu filho, Alex. Esse se torna
obcecado pelo sonho, tentando obter barganhas com o perpétuo. Quarenta anos
depois um assistente apaga com a cadeira de rodas de Alex Burgess uma parte do
círculo místico que prendia Morpheus em seu cativeiro.
Livre, o perpétuo pune Alex com a maldição
do “despertar eterno” que o prende em um círculo infinito no qual ele sonha que
acordará para ver um pesadelo. Após, Sandman descobre que seus objetos de poder
(uma bolsa com areia, um elmo e um rubi) foram roubados por uma assecla de
Roderick, Ruthven Sykes.
Personagens
Sonho
Sonho,
nomeado também como Sandman, Morpheus, Oneiros, Moldador, Kai’Ckul e vários
outros em línguas já esquecidas, é o governante do Sonhar. Ele é um Perpétuo,
manifestações antropomórficas de aspectos comuns a todos os seres vivos:
Destino, Morte, Sonho, Destruição, Desejo, Desespero e Delírio. Os 7 perpétuos
não são deuses, mas sim entidades além, responsáveis pelo ordenamento da
realidade conhecida. Só sua existência mantém coeso o universo físico e todos
os seres vivos.
Os
Perpétuos existem desde a aurora dos tempos e acredita-se que estão entre as
criaturas mais poderosas do universo Sandman, inferiores talvez apenas a alguns
Anjos e ao Criador, e desempenham papeis centrais ao longo da história da qual
Sonho é o protagonista.
Os
Perpétuos são uma família pouco convencional de sete irmãos. Em suas formas
mais comuns, todos têm a pele branca (apesar de Destruição, Delírio e Destino
serem bem menos pálidos que os outros) e a maioria tem cabelos negros, mas as
aparências e personalidades variam bastante. Eles têm algum controle sobre os
conceitos que representam, mas da mesma forma que os deuses retratados em
Sandman, também são modelados a partir de expectativas e crenças subconscientes
dos seres conscientes. Em particular, a aparência de Sonho varia bastante,
conforme o observador.
Sua
própria existência é irregular, uma vez que eles não são seres vivos, nem mesmo
divindades eles são apenas aspectos da existência não podendo por exemplo serem
mortos no sentido literal da palavra, pelo menos não enquanto suas funções
forem necessárias, como mostrado em Os Livros de Magia, onde os últimos seres
do universo são Destino e Morte, e está leva o mais velho dos perpétuos dizendo
que irá, em seguida fechar o universo e não deve haver mais ninguém no local.
John
Hathaway
O curador sênior do Museu Real. Ele rouba o
Grimoire Magdalene da coleção do museu para ajudar Roderick Burgess em sua
tentativa de ganhar a imortalidade depois que seu filho, Edmund, morre. Com o
objetivo de ter seu filho ressuscitado. Ele comete suicídio em 1920, usando um
punhal do museu após a divulgação de seu envolvimento com o roubo do Grimoire
Magdalene. Sua nota de suicídio, implicando que Roderick Burgess cometeu uma
infinidade de crimes, nunca foi encontrada.
Determinação:
4; Após a morte de seu filho Edmund Hathaway: 2
Percepção:
4
Força
de Vontade: 3; Após a morte de seu filho Edmund Hathaway: 1
Empatia:
2
Traço:
Conhecedor de livros antigos.
Traço:
Curador do Museu Real.
Passado:
Era um grande pesquisar de artes (1)
Presente:
Mas agora é um homem depressivo (3)
Demônio:
Desespero (3) – disposto a tudo para trazer seu filho de volta a vida.
Roderick
Burgess
Roderick Burgess, o Senhor Magus da Ordem
dos Mistérios Antigos. O verdadeiro nome de Roderick é Morris Burgess
Brocklesby, conhecido como O Rei Daemon, sua fraternidade mágica foi edificada
em sua mansão a Fawney Rig, em Wych Cross, e foi inicialmente financiada pela
sua riqueza industrial herdada.
A saga tem início com a tentativa de
Roderick Burgess em aprisionar a Morte, um dos Perpétuos, mas falha, e captura
Sonho. Roderick Burgess mantém Sonho preso em um globo de vidro para o resto da
sua vida (Burgess), na tentativa de negociar com o Sonho, mas o Perpétuo
permanece em silêncio. Roderick Burgess morre de velhice ainda tentando obter
uma resposta de Sonho. Sua ordem passa para seu filho Alexander Burgess.
Roderick Burgess é um homem careca, um
pouco barrigudo, com um grande nariz adunco. Ele é obcecado no propósito de
conquistar para a Ordem dos Mistérios Antigos dinheiro e poder, mas é consumido
pelo desejo de alcançar a imortalidade.
Determinação:
4
Percepção:
4
Força
de Vontade: 4
Empatia:
5
Traço:
Procurando obter a imortalidade.
Traço:
Grande mago da Ordem dos Mistérios Antigos.
Passado:
Era um líder (3);
Presente:
Mas agora é um velho decrépito (1).
Demônio:
Obsessão (3) – uma busca incansável para obter a imortalidade, poder, influência e riquezas.
Alexander
Burgess
Alexander Burgess é o filho de Roderick
Burgess, mãe desconhecida (mas provavelmente Ethel Cripps , e, portanto,
meio-irmão do Doutor Destino). Doutrinado por seu pai passa a participar dos
rituais da Ordem dos Mistérios Antigos. Após a morte de Roderick Burgess, Alex
herda seus bens, inclusive sua ordem mágica. Ele mantém Sonho preso, como seu
pai fazia, tentando barganhar por poder e imortalidade em troca da libertação
de Sonho.
A Ordem dos Mistérios Antigos goza de um
ressurgimento da popularidade na década de 1960, mas na década de 1970 que está
em declínio novamente. Alex passa a propriedade da Ordem para seu namorado,
Paul McGuire, e se torna obcecado com o seu prisioneiro e com o seu pai.
Finalmente, em 1988, Sonho escapa e coloca Alex em um pesadelo de "eterna
vigília", no qual ele está sempre sonhando que ele está acordando, e cada
degenera vigília em outro pesadelo horrível.
Alex é bastante alto e míope. Ele tem
cabelo castanho que ele usa em uma variedade de estilos ao longo de sua vida,
mas pela idade avançada, ele é careca e passou a assemelhar-se a seu pai, muito
de perto. Sua relação com McGuire é profundo e sincero, mas suas obsessões com
seu pai e com o Sonho, eventualmente, vem a governar a sua vida.
Determinação: 2
Percepção:
4
Força
de Vontade: 3
Empatia:
4
Traço: Filho abandonado.
Traço:
Sempre tentando provar que é capaz.
Passado:
Era um jovem aprendiz (1);
Presente:
Mas hoje é um líder de uma Ordem (3).
Demônio:
Obsessão (3) – herdou a obsessão de seu pai em busca de poder e influencia.
Ruthven Sykes
O segundo em comando da Ordem dos Mistérios
Antigos até novembro de 1930, quando rouba diversos tesouros (incluindo o elmo,
o rubi e bolsa de areia de Morpheus) e 200.000 libras em dinheiro da ordem e
foge para San Francisco com a amante de Roderick Burgess, Ethel Cripps.
Em dezembro de 1930, Ruthven Sykes troca o
Elmo de Morpheus com o demônio Choronzon por um amuleto que se parece com um olho
em uma corrente. Este amuleto o protege das magias de Burgess até 1936, quando
Ethel Cripps o abandona, levando o amuleto com ela. Sem a proteção do amuleto
Ruthven Sykes é encontrado por seus algozes que o matam.
Ruthven Sykes é um homem de descendência
afro-caribenha, sempre utiliza óculos e com cabelo com corte curto.
Determinação: 4
Percepção:
5
Força
de Vontade: 3
Empatia:
4
Traço:
Amor verdadeiro (Ethel Cripps).
Traço:
Negocia com demônios.
Passado:
Era o segundo em comando da Ordem dos Mistérios Antigos (2);
Presente:
Mas hoje é um ladrão (2).
Demônio:
Ganância (3) – permaneceu na Ordem dos Mistérios Antigo enquanto tinha muita
influência, mas na primeira oportunidade fugiu com muito dinheiro e artefatos
mágicos que a ordem reuniu durante séculos.
Ethel Cripps
Ethel Cripps, também conhecido como Ethel
Dee, é a mãe de John Dee. Ela era a amante de Roderick Burgess até fugir com
Ruthven Sykes.
Sua única alegria era seu filho, John Dee,
que ela procurou por 10 anos. Ela descobriu que ele havia se tornado um
morto-vivo, o que aconteceu por causa de seu uso de rubi de Morpheus.
Nessa época, ela tinha 90 anos, e foi
mencionado que ela havia sido mantida viva por um amuleto em forma de um olho
que lhe concedeu a proteção, o amuleto que Ruthven Sykes tinha sido dado pelo
demônio Choronzon em troca do Elmo de Morpheus.
Em 1936, Ethel abandonou Ruthven, levando
com ela o amuleto de proteção e o Rubi de Morpheus. Após Morpheus escapar de
cárcere, ele começou a recuperar seus itens, ele desceu ao inferno para
encontrar seu Elmo. Após Morpheus recuperar o Elmo, o amuleto
perde poder de proteção, dando um fim trágico a vida de Ethel Dee.
Determinação: 3
Percepção:
3
Força
de Vontade: 4
Empatia:
3
Traço:
Identidade falsa.
Traço:
Sabe utilizar artefatos poderosos.
Passado:
Era amante do grande Magus da Ordem dos Mistérios Antigo;
Presente:
Mas hoje é uma mãe que procura ajudar seu filho (Doutor Destino).
Demônio:
Decepcionada (2) – decepcionada com por não ter conseguido ajuda seu filho a
ser um grande homem.
Artefatos
O
Grimoire Magdalene
O Grimoire Magdalene é um livro contendo
texto de cerimônias ocultas, encantamentos, rituais místicos e magias de
invocação. A primeira aparição conhecida da é do início dos anos 1900, quando
ele estava sob os cuidados do Dr. John Hathaway, curador do Museu Real. Em
1916, o ocultista Roderick Burgess soube da localização do Grimoire Magdalene e
em troca do Grimoire Magdalene, Roderick Burgess prometeu ao Dr. John Hathaway
que iria ressuscitaria Edmund Hathaway, o filho do curador. De posse do
Grimoire Magdalene, Roderick Burgess e sua Ordem de Mistérios Antigos
utilizaram o Grimoire Magdalene, em um esforço para invocar a essência da
própria Morte (um dos perpétuos), mas a invocação resultou na invocação de
Morpheus, Lorde do Sonhar, Roderick Burgess também utilizou o conhecimento do
Grimoire Magdalene para aprisionar Morpheus em um circulo místico em sua adega
no Rig Fawny por mais de 70 anos.
Em 1947, Roderick Burgess faleceu e a posse
do Madalena Grimoire foi passada para seu filho Alex Burgess. Quando criança,
Alex Burgess estava presente durante a cerimônia que trouxe sonho para o mundo
físico e agora era o zelador do legado de seu pai. Mas Alex Burgess não era o
mago que seu pai era e ele tinha pouca compreensão de como o Grimoire Magdalene
funcionava. Na década de 1960, Alex transformou a Ordem dos Mistérios Antigos
em um refúgio da Nova Era para hippies de praticantes de yoga, sexo tântrico e
Kundalini. O Grimoire Magdalene foi completamente ignorado e durante uma dessas
festas, um dos convidados de Alex Burgess, Stanley Dover tomou posse do
Grimoire Magdalene e o trouxe para os Estados Unidos. Atualmente a localização
do Grimoire Magdalene é desconhecida.
SISTEMA: Em termos de regra o Grimoire Magdalene contém diversos feitiços, dos mais diversos efeitos, que os personagens poderão utilizar. Os jogadores em conjunto com o narrador devem elaborar os efeitos de acordo com a necessidade. O livro demonstrou-se eficaz em realizar invocações de seres de outros planos de nível de poder variável, mas o fato de invocar não permitiu ao usuário controlar o ser invocado, alguns foram invocados no plano material e o invocador nem percebeu a sua presença.
Amuleto de Choronzon
Ruthven Sykes concretizou um acordo com um
demônio, que depois descobrimos que é Choronzon, para obter proteção eterna de
seus inimigos, Choronzon aceitou conceder proteção por algo valioso e Ruthven Sykes
lhe entregou o Elmo de Morpheus, dessa forma, Choronzon entregou a Ruthven
Sykes um amuleto em forma de olho.
SISTEMA: Enquanto o acordo realizado entre Ruthven Sykes e Choronzon estava sendo cumprido o artefato concedeu ao portador a imunidade a qualquer tipo de magia de origem humana.
Ordem dos Mistérios Antigos
A Ordem dos Mistérios Antigos foi uma
organização ocultista fundada por Roderick Burgess no início do século 20. Em
junho de 1916, Burgess adquiriu um tomo místico poderoso conhecido como o Grimoire
Magdalene. Com isso, ele procurou ganhar o poder, utilizando-o para convocar e
capturar a personificação da morte. A Ordem realizou um ritual elaborado,
invocando os nomes de vários senhores antigos, como Namtar, Allatu, Morax,
Naberius, Klesh, Vepar, Maymon, Ashema-Deva, Maborym e Horvendile.
A Ordem não conseguiu convocar a Morte, mas
em vez conseguiu capturar o irmão mais novo de Morte, Sonho. Burgess soube
imediatamente que sua ordem não havia capturado a Morte, mas ele reconhecer o
seu prêmio como um ser cósmico, um Perpétuos. Em 1930, uma cisma dentro da
Ordem causou uma grande divisão nas fileiras. O segundo em comando da Ordem dos
Mistérios Antigos, Ruthven Sykes, traiu seu juramento e deixou Wych Cross,
roubando uma grande soma de dinheiro, bem como vários artefatos místicos que
tinham sido encontrados com Sonho. Amante de Roderick Burgess, Ethel Cripps
fugiu com Ruthven Sykes e viveu com ele por mais alguns anos.
Em 1947, Roderick Burgess faleceu de
velhice, e seu filho Alexander assumiu o controle da Ordem dos Mistérios
Antigos. Alexander Burgess foi bem educado em ocultismo, mas não foi um praticante
no nível de seu pai. Alex conheceu um homem chamado Paul McGuire e os dois se
tornaram amigos próximos, talvez até mesmo amantes. Paul atuou como segundo de
Alex na Ordem dos Mistérios Antigos.
Na década de 1960, a Ordem dos Mistérios
Antigos foi apenas uma sombra do que já foi. Alex e Paul se afastaram da Magia
Negra e focaram em escolas esotéricas. A Ordem dos Mistérios Antigos tornou-se
pouco mais do que um ramo da contracultura hippie dos anos sessenta e um meio
de ganhar dinheiro.
Por 1970, a inclusão na Ordem tornou-se
menos atraente para os seguidores de Alex, que começaram a abandoná-lo. Não
demorou muito para que o círculo oculto fosse dissolvido completamente.
SISTEMA: O Narrador deve estar ciente que poucos membros da Ordem dos Mistérios Antigos tem conhecimento real do ocultismo, a grande maioria são fanáticos alienados que doam grandes fortunas para os líderes da ordem. O Círculo Interno da Ordem dos Mistérios Antigos, tem conhecimento real dos poderes do oculto e alguns podem até utilizar feitiços. Em Sandman – O Sonho dos Justos, apenas três membros possuíam conhecimento sobre ocultismo.
Aos Narradores...
Bem webespectadores essa é adaptação inicial que realizei para apresentar aos meus jogadores o universo de Sandman, fui adaptando as histórias de acordo com a necessidade da narrativa, pois é comum alguns narradores terem um grande trabalho em adaptar algo grandioso que fica cansado de narrar (comigo geralmente acontece).
Os
jogadores criaram personagens membros da Ordem dos Mistérios que estavam
indignados com a forma em que Alexander Burgess estava conduzindo a ordem,
então os personagens realizaram diversas ações para tentar libertar Sonho de
seu cativeiro.
Como
Sonho estava em seu cativeiro, muitos perderam a habilidade de sonhar, assim
que Sonho retornou aos seus domínios todos sonharam novamente, alguns sonharam
pela primeira vez... esse é um momento essencial para o narrador apresentar o Sonhar
aos personagens, esse detalhe ficou para a próximo post até mais..
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Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast. Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!
Muito bacana, Jan! Minha esposa vai adorar ver esta adaptação. Agora acho que falhei no teste de Percepção, por acaso farás um pdfzão (caso pretenda continuar)?
ResponderExcluirOpa Daniel, iremos preparar um pdf, mas a adaptação ela vai crescendo a medida que vamos jogando, dessa forma, os pdf vão ser lançados por arco de história.
ExcluirEu não acredito q vcs fizeram essa adaptação. Quero jogar também!!!
ResponderExcluirQue bom que gostou...quanto a jogar conosco...estamos com um horário bem conturbado, mas quem sabe em um futuro.
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