Aproximadamente
há um mês adquirir o Board Game Talisman: O Mundo Mágico de Aventuras 4ª edição no Mundo Multi Games – MMG. Lançado originalmente para Portugal e
logo em seguida a Devir, passou a distribuir no Brasil, ou seja, o jogo está no
idioma Português de Portugal, mas nada que atrapalhe.
O
meu grupo de jogo tem fortes influências de jogos de RPG, dessa forma o board
game para agradar aos meus jogadores ele deve ser muito divertido, ter uma boa
duração de horas e ter componentes que chamem a atenção, e o Talisman consegue
reunir todas essas características. Saliento que o Talisman é um board game
americano de 1983 e que atualmente está na sua 4ª revisão, mas o fator
aleatoriedade continua presente em sua jogatina.
Talisman
desagrada muitos jogadores por não ser possível estipular uma estratégia para a
jogatina, pois todas as suas ações, i. e., combate, movimento e demais são
estipuladas através da jogada de um dado de seis faces, o velho d6. Esse fator
desagrada os jogadores mais estratégicos e faz com que o jogo possa demorar
horas para terminar, apesar de ser relativamente fácil encontrar diversos tutorias na internet
que criam formas de jogo que deixam a jogatina divertida diminuindo o tempo.
Talisman
é ambientado em um mundo medieval de alta fantasia. Os jogadores têm a sua escolha
14 personagens baseados em arquétipos – Anão, Mago, Elfo e demais. Os
personagens desbravam diversos territórios nas terras mágicas recolhendo equipamentos,
armas, relíquias antigas e aliados na busca para adquirir a Coroa de Comando.
A
Coroa do Comando
Na
terra mágica Talisman há muito tempo um grande Mago criou um objeto poderoso,
denominado a Coroa de Comando que o permitiu governar o reino durante toda sua
vida, quando estava perto de morrer o mago escondeu a Coroa de Comando nas
regiões mais perigosas do reino, agora após sua morte o reino ficou caótico sem
um governante e esta abarrotado de criaturas e bestas mágicas, é necessário que
alguém consiga recuperar a Coroa de Comando para reinar e pacificar o reino, ou
não.
O Objetivo
Cada
jogador irá vagar pelas regiões: Região Exterior, região que poderá se
fortalecer e enfrentar perigos medianos; Região Média, região com perigos
elevados e a Região Interior, onde em cada área um grande perigo espreita. Cada
Região é divida em áreas que apresentam determinados tarefas a serem realizadas
para continuar o jogo. Os jogadores sempre estarão em busca de adquirir
equipamentos, armas e aliados para melhorar suas estatísticas para sobrepujar
os obstáculos e sair vitorioso ao enfrentar diversas batalhas com criaturas da
fantasia e os demais jogadores. Uma vez que os personagens conseguiram obter o artefato
mágico Talismã, os jogadores vão ter a
oportunidade de entrar na Região Interior e enfrentar seus desafios para
finalmente chegar ao Vale do Fogo e reivindicar a Coroa de Comando.
A
Jogatina
Para
começar, o jogador deve escolher um cartão de personagem, dentre os 14 arquétipos
fornecido. Os personagens têm estatísticas básicas iniciais: FORÇA para
combates e proezas físicas; Destreza para combates psíquicos e provações de
agilidade; VIDA representa a vitalidade do personagem; OURO e OBJETOS as posses
do personagem; SEGUIDORES aliados que o personagem adquiri durante a aventura
e DESTINO característica que permite ao jogador rerolar o dado. Alguns dos personagens
são naturalmente mais talentosos em combate e outros em magia, enquanto outros
são balanceados. Além disso, os personagens são muitas vezes diferenciados com
habilidades únicas. Tais fatores dão ao jogador uma sensação ter um personagem único
a cada novo jogo. No desenvolver da jogatina os personagens irão obter itens e
aliados que vão contribuir positivamente ou negativamente para as suas estatísticas.

Os
jogadores iniciam a jogatina na Região Exterior, com o intuito de se movimentar
nas áreas e ir coletando itens para melhorar suas características. Há duas
maneiras de mover-se para a Região do Média, uma exige um teste de FORÇA ao
cruzar uma ponte e a outra forma é conseguir um passeio de jangada pagando um
determinado valor, pois a Região Exterior é separada pelo Rio Tempestade da Região
Média. Uma vez na Região Média, o jogo continua da mesma maneira, apesar de um
aumento gradativo nos desafios e obstáculos a serem sobrepujados. No entanto,
há um maior potencial para encontrar itens.
Na
Região Média, os jogadores também podem aceitar uma missão do
Feiticeiro e se concluída recebem o objeto mágico Talismã. O Talismã é
necessário para chegar na Área Vale do Fogo e passar pelo Portal do Poder da Região
Interior.

Minha
Humilde Opinião

A
diversão é garantida para os mais variados jogadores, sem restrição de idade e
o fator de aleatoriedade da jogatina irá garantir momentos hilários, risadas e
descontração ocorrerão durante todo o jogo. Mas devo salientar que Talisman NÃO
é um jogo para aqueles que busquem um jogo competitivo, de elaborada estratégia
e sistema equilibrado. Talisman é para jogadores que queiram se reunir
conversar e se divertir sem ter que elaborar jogadas e movimentos estratégicos.
O
manual do jogo apresenta diversas regras, porém estas são extremamente simples,
o jogo em si é auto-explicativo, posso dizer que o ponto negativo é a duração da
jogatina que pode levar horas, apesar da demora, o manual fornece algumas
variações de regras para uma partida mais rápida. Tenho utilizado algumas
regras alternativas que obtive no fórum da Fantasy Flight Games, a empresa que
edita o jogo, nessas regras alternativas são expostos missões secundarias que
ao serem completadas concede a vitória para o jogador, ou seja, nem sempre o
objetivo é obter a Coroa de Comando. Talisman apresenta uma altíssima rejogabilidade
devido à grande gama personagens, na versão básica é disponibilizado 14
personagens, além disso, há diversas expansões, a última é The Nether Realms
lançada recentemente adicionando novas missões, novas criaturas, mais
personagens e itens e muito mais...

Quem
estiver interessado em adquirir o Board Game deem uma olhada na Loja Mundo
Multi Games – MMG, tem um material bacana com ótimos preços e se quiserem jogar
para determinar a sua opinião sempre estou jogando no espaço da Vila do RPG e
do Mundo Multi Games – MMG.
Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast. Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!
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