Aproximadamente
há um mês adquirir o Board Game Talisman: O Mundo Mágico de Aventuras 4ª edição no Mundo Multi Games – MMG. Lançado originalmente para Portugal e
logo em seguida a Devir, passou a distribuir no Brasil, ou seja, o jogo está no
idioma Português de Portugal, mas nada que atrapalhe.
O
meu grupo de jogo tem fortes influências de jogos de RPG, dessa forma o board
game para agradar aos meus jogadores ele deve ser muito divertido, ter uma boa
duração de horas e ter componentes que chamem a atenção, e o Talisman consegue
reunir todas essas características. Saliento que o Talisman é um board game
americano de 1983 e que atualmente está na sua 4ª revisão, mas o fator
aleatoriedade continua presente em sua jogatina.
Talisman
desagrada muitos jogadores por não ser possível estipular uma estratégia para a
jogatina, pois todas as suas ações, i. e., combate, movimento e demais são
estipuladas através da jogada de um dado de seis faces, o velho d6. Esse fator
desagrada os jogadores mais estratégicos e faz com que o jogo possa demorar
horas para terminar, apesar de ser relativamente fácil encontrar diversos tutorias na internet
que criam formas de jogo que deixam a jogatina divertida diminuindo o tempo.
Talisman
é ambientado em um mundo medieval de alta fantasia. Os jogadores têm a sua escolha
14 personagens baseados em arquétipos – Anão, Mago, Elfo e demais. Os
personagens desbravam diversos territórios nas terras mágicas recolhendo equipamentos,
armas, relíquias antigas e aliados na busca para adquirir a Coroa de Comando.
A
Coroa do Comando
Na
terra mágica Talisman há muito tempo um grande Mago criou um objeto poderoso,
denominado a Coroa de Comando que o permitiu governar o reino durante toda sua
vida, quando estava perto de morrer o mago escondeu a Coroa de Comando nas
regiões mais perigosas do reino, agora após sua morte o reino ficou caótico sem
um governante e esta abarrotado de criaturas e bestas mágicas, é necessário que
alguém consiga recuperar a Coroa de Comando para reinar e pacificar o reino, ou
não.
O Objetivo
Cada
jogador irá vagar pelas regiões: Região Exterior, região que poderá se
fortalecer e enfrentar perigos medianos; Região Média, região com perigos
elevados e a Região Interior, onde em cada área um grande perigo espreita. Cada
Região é divida em áreas que apresentam determinados tarefas a serem realizadas
para continuar o jogo. Os jogadores sempre estarão em busca de adquirir
equipamentos, armas e aliados para melhorar suas estatísticas para sobrepujar
os obstáculos e sair vitorioso ao enfrentar diversas batalhas com criaturas da
fantasia e os demais jogadores. Uma vez que os personagens conseguiram obter o artefato
mágico Talismã, os jogadores vão ter a
oportunidade de entrar na Região Interior e enfrentar seus desafios para
finalmente chegar ao Vale do Fogo e reivindicar a Coroa de Comando.
A
Jogatina
Para
começar, o jogador deve escolher um cartão de personagem, dentre os 14 arquétipos
fornecido. Os personagens têm estatísticas básicas iniciais: FORÇA para
combates e proezas físicas; Destreza para combates psíquicos e provações de
agilidade; VIDA representa a vitalidade do personagem; OURO e OBJETOS as posses
do personagem; SEGUIDORES aliados que o personagem adquiri durante a aventura
e DESTINO característica que permite ao jogador rerolar o dado. Alguns dos personagens
são naturalmente mais talentosos em combate e outros em magia, enquanto outros
são balanceados. Além disso, os personagens são muitas vezes diferenciados com
habilidades únicas. Tais fatores dão ao jogador uma sensação ter um personagem único
a cada novo jogo. No desenvolver da jogatina os personagens irão obter itens e
aliados que vão contribuir positivamente ou negativamente para as suas estatísticas.
O
jogo é simples de jogar e de assimilar, novos jogadores ou jogadores iniciantes
não terão dificuldade em jogar Talisman. O jogador joga um dado de seis faces para
determinar o número de áreas que irá percorrer em seu movimento, então escolhe
qual direção, esquerda ou direita; ou se pode ser capaz de se mover entre as Regiões.
Uma vez na área que escolheu parar, o jogador segue as instruções determinadas,
possibilitando o personagem enfrentar criaturas, conseguir aliados, adquirir armas,
adquirir equipamentos, adquirir tesouro, ou adquirir objetos mágicos. Se dois
ou mais jogadores se encontrarem em uma mesma área, os jogadores podem se
enfrentar e o personagem derrotado pode perder vitalidade ou ter que entregar
algum item de valor.
Os
jogadores iniciam a jogatina na Região Exterior, com o intuito de se movimentar
nas áreas e ir coletando itens para melhorar suas características. Há duas
maneiras de mover-se para a Região do Média, uma exige um teste de FORÇA ao
cruzar uma ponte e a outra forma é conseguir um passeio de jangada pagando um
determinado valor, pois a Região Exterior é separada pelo Rio Tempestade da Região
Média. Uma vez na Região Média, o jogo continua da mesma maneira, apesar de um
aumento gradativo nos desafios e obstáculos a serem sobrepujados. No entanto,
há um maior potencial para encontrar itens.
Na
Região Média, os jogadores também podem aceitar uma missão do
Feiticeiro e se concluída recebem o objeto mágico Talismã. O Talismã é
necessário para chegar na Área Vale do Fogo e passar pelo Portal do Poder da Região
Interior.
Uma
vez que o jogador obtenha um Talismã e tenha FORÇA ou DESTREZA suficiente para
abrir o Portal do Poder, ele vai entrar na Região Interior. Na Região Interior
o jogador irá enfrentar os guardiões antes de reivindicar a Coroa de Comando.
Uma vez que o jogador reclame o direito a Coroa de comando, ele pode lançar o
Feitiço de Comando, forçando os outros jogadores a automaticamente perder um de
vitalidade. Nesse momento os demais jogadores iniciam uma corrida para recuperar a Coroa de
Comando antes de terem a sua vitalidade exaurida, o vencedor que conseguir
manter-se na Região com a Coroa de Comando se tornará o novo Governante das
Terras Mágicas de Taliman, o vencedor do jogo.
Minha
Humilde Opinião
Em
relação aos componentes do board game Talisman é inegável o excelente acabamento
das miniaturas, o tabuleiro que representa o mundo de Talisman possui uma bela arte
e as cartas são de excelente material, tudo é de boa qualidade apresentando uma
boa resistência, as regras apresentadas no manual são totalmente claras para
não deixar dúvidas ou erro de interpretação.
A
diversão é garantida para os mais variados jogadores, sem restrição de idade e
o fator de aleatoriedade da jogatina irá garantir momentos hilários, risadas e
descontração ocorrerão durante todo o jogo. Mas devo salientar que Talisman NÃO
é um jogo para aqueles que busquem um jogo competitivo, de elaborada estratégia
e sistema equilibrado. Talisman é para jogadores que queiram se reunir
conversar e se divertir sem ter que elaborar jogadas e movimentos estratégicos.
O
manual do jogo apresenta diversas regras, porém estas são extremamente simples,
o jogo em si é auto-explicativo, posso dizer que o ponto negativo é a duração da
jogatina que pode levar horas, apesar da demora, o manual fornece algumas
variações de regras para uma partida mais rápida. Tenho utilizado algumas
regras alternativas que obtive no fórum da Fantasy Flight Games, a empresa que
edita o jogo, nessas regras alternativas são expostos missões secundarias que
ao serem completadas concede a vitória para o jogador, ou seja, nem sempre o
objetivo é obter a Coroa de Comando. Talisman apresenta uma altíssima rejogabilidade
devido à grande gama personagens, na versão básica é disponibilizado 14
personagens, além disso, há diversas expansões, a última é The Nether Realms
lançada recentemente adicionando novas missões, novas criaturas, mais
personagens e itens e muito mais...
Em
resumo é um jogo que recomendo muito com uma única ressalva, Talisman NÃO é um
jogo para aqueles que busquem um jogo competitivo, de elaborada estratégia e
sistema equilibrado. Talisman é para jogadores que queiram se reunir conversar
e se divertir sem ter que elaborar jogadas e movimentos estratégicos.
Quem
estiver interessado em adquirir o Board Game deem uma olhada na Loja Mundo
Multi Games – MMG, tem um material bacana com ótimos preços e se quiserem jogar
para determinar a sua opinião sempre estou jogando no espaço da Vila do RPG e
do Mundo Multi Games – MMG.
Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast. Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!
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