Resenha: The Lands of Ice and Fire & Game Of Thrones: Por Dentro da Série da HBO

Em breve irei iniciar uma narrativa de Guerra dos Tronos RPG, e como os meus jogadores são exigentes em termos de ambientação, passei a reler os livros e procurar por referencias visuais para serem utilizadas durante as narrativas. Nesse caso dois livros foram essenciais para o preparativo dessa narrativa: The Lands of Ice and Fire e Game Of Thrones: Por Dentro da Série da HBO, confiram as resenhas desses livros e o quão útil eles podem ser para Narradores e Jogadores de RPG.

Resenha - The Lands of Ice and Fire

The Lands of Ice and Fire é a compilação oficial dos mapas da série, elaboradas por George R. R. Martin em conjunto com cartógrafo Jonathan Roberts, responsável pela confecção dos mapas de D&D.

Na obra iremos encontrar doze mapas, retratando diversas áreas descritas por George R. R. Martin no decorrer dos cinco livros. Dentre os mapas iremos encontrar um mapa geral do mundo, mapas do continente de Westeros, do Mar Dothraki, mapas da região de Qarth, do centro de Essos, da Baía dos Escravos, das cidades mercantis a oeste de Essos e a cidade de Braavos.

Os mapas de Westeros estão bastante detalhados, apresentando a localização dos castelos, cidades, vilas, estradas e diversos detalhes geográficos. As Ilhas do Verão e as Cidades Livres estão bem representadas nos mapas, ao Norte temos o mapa da região onde está localizada a Muralha, incluindo os detalhes das terras mais distantes. A região de Braavos apresenta locais interessantes. O mapa de Porto Real é perfeito, pois há diversas indicações dos principais pontos da cidade apresentadas durante as narrativas. Completando o conjunto de mapas, temos um mapa que destaca as principais jornadas dos personagens dos romances, ao viajarem em suas buscas.

Deve-se salientar que The Lands of Ice and Fire apresenta os territórios do continente de Ulthos, as Cidades dos Homens Sem Sangue e Os Cinco Fortes (tradução livre), ou seja, mapas das regiões que estarão presentes nos próximos livros.

The Lands of Ice and Fire é “essencial” para Narradores que desejam narrar aventuras em que os Personagens dos Jogadores realizam diversas jornadas pelos “quatro” continentes. Muitos narradores prezam por essa ferramenta em suas narrativas, é comum os jogadores solicitarem um mapa, para auxiliarem nas decisões de seus personagens, essa ferramenta visual auxilia o Narrador durante o processo de imersão dos jogadores na narrativa, pois fica mais interessante para os jogadores imaginar algumas regiões ao terem noção das caracterizas geográficas. 

Resenha - Game Of Thrones: Por Dentro da Série da HBO

Game Of Thrones: Por Dentro da Série da HBO foi publicado no Brasil em uma edição de luxo, pela Editora LeYa Brasil, tratando-se do guia oficial da série baseada nos livros de George R. R. Martin. Escrito pelo editor executivo da série, Bryan Cogman, o livro apresenta um prefácio escrito pelo autor da série literária, George R. R. Martin, um prólogo dos criadores da série, David Benioff e D. B. Weiss e entrevistas com diversas pessoas do elenco e dos bastidores.

Diferente de The Lands of Ice and Fire o livro Game Of Thrones: Por Dentro da Série da HBO não apresenta novas informações sobre a narrativa dos livros da saga, mais apresenta material de produção da série de televisão, entrevistas com os envolvidos na adaptação e com os atores e demais curiosidades. Esse conjunto de fatores torna a experiência da leitura soberba. 

No prefácio escrito por George R.R. Martin, o autor revela um pouco de seu passado com a série e como acreditava ser impossível sua transcrição para outra mídia, seja na TV ou no cinema, pois segundo ele, “é muito grande. É muito complicado. É muito caro”. O autor se refere a escolha da HBO como a casa de Game of Thrones e dos motivos pelos quais a série não foi produzida em formato de filmes ou na TV aberta. O prólogo traz uma entrevista com os criadores da série, que respondem perguntas sobre a trama, as gravações e a produção da série.

Em relação à parte gráfica do livro, é impressionante, um livro que ganha muito destaque, a riqueza dos detalhes ao apresentar as árvores genealógicas das principais casas, é perfeita. Game Of Thrones: Por Dentro da Série da HBO apresenta as imagens de bastidores e dos sets de filmagem, artes conceituais dos cenários, desenhos conceituais dos figurinos, tudo com uma qualidade impecável, com detalhes e arte deslumbrantes, além disso, é apresentado o porquê da escolha da Irlanda do Norte como set de filmagens, os desafios dos cenários e figurinos, a complexidade da escolha do elenco, a criação do idioma dothraki, o nascimento dos dragões, a criação dos caminhantes brancos e muito...muito... muito mais.

Essa riqueza de detalhes auxilia o narrador na descrição das cenas das regiões em que os Personagens dos Jogadores estão explorando, tornar visível as vestimentas e alguns costumes culturais da região de Westeros e Essos.

De certa forma The Lands of Ice and Fire e Game Of Thrones: Por Dentro da Série da HBO, são duas ferramentas de grande auxílio ao Narrador, aumentando a intensidade da imersão dos Jogadores na narrativa.

Um fator preponderante da utilização desses livros em minhas futuras narrativas, foi para orientar e auxiliar alguns jogadores que não assistem a série de TV e não leram os livros, estão apenas interessados em jogar RPG e criar uma narrativa épica.

Comentários