Estamos
aguardando o lançamento da nova edição do D&D e semana passada foi liberada
imagens dos módulos básicos e o cronograma de lançamento.
Dungeons
& Dragons Starter Set (US $19,99): 15 de Julho de 2014.
D&D
Players Handbook (US $49.95 @.@): 19 de Agosto de 2014.
Hoard
of the Dragon Queen Adventure (US $29.95): 19 de Agosto de 2014.
D&D
Monster Manual (US $49.95 @.@): 30 de Setembro de $49.95 2014.
The
Rise of Tiamat Adventure (US $29.95): 21 de Outubro de 2014.
Dungeons
Master’s Guide (US $49.95 @.@): 19 de Novembro de 2014.
Enquanto os livros não chegam à redação do Blog Filhos da Gehenna... vou narrar e resenhar Murder in Baldur’s Gate.
Adianto que a resenha da Aventura Murder in Baldur’s Gate – The Sundering I, não
revela informações sobre os acontecimentos do evento The Sundering, pode ler
sem a preocupação de tomar spoiler. Mas para
aqueles que não sabem o que é o evento The Sundering, um breve resumo.
The
Sundering é o evento que está remodelando o cenário Forgotten Realms para a
nova edição do D&D. O evento envolve o Panteão de Faerûn completamente,
inúmeros npc’s importantes estão envolvidos, alguns até dados como mortos
reaparecem. É chegado o fim da Era da Turbulência, e os jogadores compõem um papel
importante nos eventos.
Os
eventos iniciados no D&D 4ª Edição chegam ao seu ápice e rumam em direção a
sua conclusão, a Praga Mágica, que casou uma grande catástrofe em Forgotten
Realms chegou ao fim, a Teia da Magia está novamente sendo tecida causando o
desaparecimento da magia selvagem. Abeir e Toril “rompem” a sua ligação.
Esse
evento está sendo desenvolvida na Saga the Sundering composta por seis
romances (em breve resenha dos romances):
The
Companions de autoria de R.A. Salvatore;
The
Godburn de autoria de Paul S. Kemp;
The
Adversary de autoria de Erin M. Evans;
The
Reaver de autoria de Richard Lee Byers;
The
Sentinel de autoria de Troy Denning;
The
Herald de autoria de Ed Greenwood (previsão de lançamento em junho).
Além
dos seis romances os eventos ganham repercussão no Sundering Adventure, aventuras prontas:
Murder
in Baldur’s Gate;
Legacy
of the Crystal Shard;
Scourge
of the Sword Coast;
Dead
in Thay.
E
finalizando, algumas e pequenas informações podem ser encontradas no jogo Arena
of War.
A
Resenha de Murder in Baldur's Gate...
Murder
in Baldur’s Gate é uma aventura pronta lançada em 2013, elaborado de forma a
preparar os jogadores para o vindouro D&D Adventurers Leage e apresentar a
evolução do cenário Forgotten Realms de autoria de Ed Greenwood, mas
precisamente o evento The Sundering.
O
principal objetivo da publicação da aventura Murder in Baldur´s Gate é
conquistar e reconquistar Jogadores das diversas edições do D&D, pois a
aventura foi elaborada para ser narrada utilizando as estatísticas de jogo para
D&D 3.5, D&D 4ª Ed. e o D&D Next.
Murder
in Baldur´s Gate é composto por um livreto de 64 páginas descrevendo o cenário,
um livreto de 32 páginas com a aventura e um Dungeon Master Screen (Escudo do
Narrador) elaborado especial para a aventura contendo diversas informações
importantes para a narrativa, todos esses livretos estão embalados em uma capa
cartonada laminada, no típico padrão das aventuras do D&D 4ª Edição.
O
Dungeon Master Screen (Escudo do Narrador) é um escudo de ótima qualidade,
graficamente e fisicamente, cumprindo bem o seu papel em ocultar as informações
relevantes da narrativa, em seu verso o narrador encontrará mapas detalhado,
diversas referências para encontros aleatórios, nomes de npc's e os principais
bazares e mercados da cidade.
As
ilustrações dos livretos são incríveis, padrão Wizard of thhe Coast, os mapas e
os npc’s estão bem ilustrados, o que auxilia na imersão do narrador durante a
leitura. A diagramação é limpa, concisa e destaca os textos certos nos momentos
adequados, bastantes práticos durante a narrativa. O livreto de 64 páginas é o
Campaign Guide (Cenário) e o livreto de 32 páginas é o Adventure for Caracters
of 1ST – 3ST Level (a aventura). Deve-se salientar que ambos os livretos não
apresentam as estatísticas dos npc’s ou dos encontros, para obter tais
informações o narrador deve realizar o download de um .pdf de 24 páginas que
contem as estatísticas de jogo para D&D 3.5, D&D 4ª Ed. e o D&D
Next. Isso é uma sacanagem, pois Murder in Baldur´s Gate é uma aventura de um
valor considerável, 35 obamas, e ainda não está completa, pois o narrador tem
que baixar o .pdf e imprimir para poder utilizar durante a narrativa.
Voltando
para resenha... O livreto de 64 páginas, Campaign Guide, apresenta a história,
geografia, economia e política durante o evento The Sundering. Cronologicamente
a aventura ocorre durante o ano de 1479, o mesmo período em que ocorrem os
eventos da D&D 4ª Edição, e por incrível que pareça, na aventura não há
nenhum sinal de qualquer uma das alterações associadas a Praga mágica. Os
locais e os npc’s apresentados detalhadamente desempenham importantes fatos
para o desenvolvimento da aventura. Apesar dos acontecimentos da narrativa
estarem bem amarrados o Campaign Guide é de fundamental importância pra
narradores que planejam desenvolver suas narrativas no cenário, pois os
detalhes são riquíssimos e expandem as informações apresentadas nos livros
anteriores.
O
livreto de 32 páginas, Adventure for Caracters of 1ST – 3ST Level, apresenta a
estrutura da aventura. Murder in Baldur’s Gate combina algumas características
de aventuras sandbox, deixando uma liberdade “considerável” aos jogadores,
mas na verdade os acontecimentos da aventura são quase impossíveis de serem
evitados, no máximo os jogadores podem alterar algumas ações, mas o evento
principal irá ocorrer independentemente das ações adotados pelos jogadores. O
evento tem início após a morte de uma figura pública de grande relevância, que
irá gerar uma disputa social entre três facções da cidade, que visam conquistar
a influência deixada pelo falecimento.
Os
Jogadores deveram enfrentar a ameaça que casou a morte da figura pública,
tentar evitar os jogos políticos entre as facções, mas se escolherem um das
três facções, uma “guerra civil” pode causar uma cisão na cidade. Na trama da
aventura os Jogadores terão a oportunidade de acompanhar os acontecimentos ou
se opor aos líderes das facções que estão disputando o poder na cidade, essa
oposição pode colocar uma das três facções no comando da cidade. A forma em que
o enredo é desenvolvido, cria o sentimento nos Jogadores de estarem no comando
da situação.
Essa
estrutura narrativa de Murder in Baldur’s Gate auxilia o narrador, a dividir os
eventos entre as sessões de jogo, essa divisão, de introdução, clímax e
cliffhanger, é baseada na estrutura narrativa do D&D Adventurers Leage,
prevendo que cada sessão de jogos terá uma duração de três horas.
O
enredo de Murder in Baldur’s Gate é bastante inteligente e bem resolvido, pois
Forgotten Realms é conhecido como um cenário que possui uma grande
quantidade de npc’s poderosos, mas um pequeno grupo de aventureiros pode
exercer uma certa influência que decidirá o futuro de uma das cidades mais
importante de Faerûn.
Conclusão...
De
certa forma, Murder in Baldur’s Gate é uma aventura que irá proporcionar
sessões interessantes, pois permitir momentos de grandes interpretações. Em
determinados momentos os Jogadores devem provar que suas ações sociais são mais
poderosas que suas espadas. Deve-se salientar que a estratégia da Wizard of the
Coast em disponibilizar as estáticas da aventura para o D&D 3.5, D&D 4ª
Edição e o D&D Next, foi importante para atrair o público a conhecer um
pouco sobre a evolução do cenário Forgotten Realms e o D&D Next, ou
simplesmente Dungeons & Dragons.
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