Resenha: Murder in Baldur's Gate & Sundering


Estamos aguardando o lançamento da nova edição do D&D e semana passada foi liberada imagens dos módulos básicos e o cronograma de lançamento.

Dungeons & Dragons Starter Set (US $19,99): 15 de Julho de 2014.
D&D Players Handbook (US $49.95 @.@): 19 de Agosto de 2014.
Hoard of the Dragon Queen Adventure (US $29.95): 19 de Agosto de 2014.
D&D Monster Manual (US $49.95 @.@): 30 de Setembro de $49.95 2014.
The Rise of Tiamat Adventure (US $29.95): 21 de Outubro de 2014.
Dungeons Master’s Guide (US $49.95 @.@): 19 de Novembro de 2014.


Enquanto os livros não chegam à redação do Blog Filhos da Gehenna... vou narrar e resenhar Murder in Baldur’s Gate.


Adianto que a resenha da Aventura Murder in Baldur’s Gate – The Sundering I, não revela informações sobre os acontecimentos do evento The Sundering, pode ler sem a preocupação de tomar spoiler. Mas para aqueles que não sabem o que é o evento The Sundering, um breve resumo.

The Sundering é o evento que está remodelando o cenário Forgotten Realms para a nova edição do D&D. O evento envolve o Panteão de Faerûn completamente, inúmeros npc’s importantes estão envolvidos, alguns até dados como mortos reaparecem. É chegado o fim da Era da Turbulência, e os jogadores compõem um papel importante nos eventos.

Os eventos iniciados no D&D 4ª Edição chegam ao seu ápice e rumam em direção a sua conclusão, a Praga Mágica, que casou uma grande catástrofe em Forgotten Realms chegou ao fim, a Teia da Magia está novamente sendo tecida causando o desaparecimento da magia selvagem. Abeir e Toril “rompem” a sua ligação.

Esse evento está sendo desenvolvida na Saga the Sundering composta por seis romances (em breve resenha dos romances):

The Companions de autoria de R.A. Salvatore;
The Godburn de autoria de Paul S. Kemp;
The Adversary de autoria de Erin M. Evans;
The Reaver de autoria de Richard Lee Byers;
The Sentinel de autoria de Troy Denning;
The Herald de autoria de Ed Greenwood (previsão de lançamento em junho).

Além dos seis romances os eventos ganham repercussão no Sundering Adventure, aventuras prontas:

Murder in Baldur’s Gate;
Legacy of the Crystal Shard;
Scourge of the Sword Coast;
Dead in Thay.

E finalizando, algumas e pequenas informações podem ser encontradas no jogo Arena of War.

A Resenha de Murder in Baldur's Gate...

Murder in Baldur’s Gate é uma aventura pronta lançada em 2013, elaborado de forma a preparar os jogadores para o vindouro D&D Adventurers Leage e apresentar a evolução do cenário Forgotten Realms de autoria de Ed Greenwood, mas precisamente o evento The Sundering.

O principal objetivo da publicação da aventura Murder in Baldur´s Gate é conquistar e reconquistar Jogadores das diversas edições do D&D, pois a aventura foi elaborada para ser narrada utilizando as estatísticas de jogo para D&D 3.5, D&D 4ª Ed. e o D&D Next.

Murder in Baldur´s Gate é composto por um livreto de 64 páginas descrevendo o cenário, um livreto de 32 páginas com a aventura e um Dungeon Master Screen (Escudo do Narrador) elaborado especial para a aventura contendo diversas informações importantes para a narrativa, todos esses livretos estão embalados em uma capa cartonada laminada, no típico padrão das aventuras do D&D 4ª Edição.

O Dungeon Master Screen (Escudo do Narrador) é um escudo de ótima qualidade, graficamente e fisicamente, cumprindo bem o seu papel em ocultar as informações relevantes da narrativa, em seu verso o narrador encontrará mapas detalhado, diversas referências para encontros aleatórios, nomes de npc's e os principais bazares e mercados da cidade.

As ilustrações dos livretos são incríveis, padrão Wizard of thhe Coast, os mapas e os npc’s estão bem ilustrados, o que auxilia na imersão do narrador durante a leitura. A diagramação é limpa, concisa e destaca os textos certos nos momentos adequados, bastantes práticos durante a narrativa. O livreto de 64 páginas é o Campaign Guide (Cenário) e o livreto de 32 páginas é o Adventure for Caracters of 1ST – 3ST Level (a aventura). Deve-se salientar que ambos os livretos não apresentam as estatísticas dos npc’s ou dos encontros, para obter tais informações o narrador deve realizar o download de um .pdf de 24 páginas que contem as estatísticas de jogo para D&D 3.5, D&D 4ª Ed. e o D&D Next. Isso é uma sacanagem, pois Murder in Baldur´s Gate é uma aventura de um valor considerável, 35 obamas, e ainda não está completa, pois o narrador tem que baixar o .pdf e imprimir para poder utilizar durante a narrativa.

Voltando para resenha... O livreto de 64 páginas, Campaign Guide, apresenta a história, geografia, economia e política durante o evento The Sundering. Cronologicamente a aventura ocorre durante o ano de 1479, o mesmo período em que ocorrem os eventos da D&D 4ª Edição, e por incrível que pareça, na aventura não há nenhum sinal de qualquer uma das alterações associadas a Praga mágica. Os locais e os npc’s apresentados detalhadamente desempenham importantes fatos para o desenvolvimento da aventura. Apesar dos acontecimentos da narrativa estarem bem amarrados o Campaign Guide é de fundamental importância pra narradores que planejam desenvolver suas narrativas no cenário, pois os detalhes são riquíssimos e expandem as informações apresentadas nos livros anteriores.

O livreto de 32 páginas, Adventure for Caracters of 1ST – 3ST Level, apresenta a estrutura da aventura. Murder in Baldur’s Gate combina algumas características de aventuras sandbox, deixando uma liberdade “considerável” aos jogadores, mas na verdade os acontecimentos da aventura são quase impossíveis de serem evitados, no máximo os jogadores podem alterar algumas ações, mas o evento principal irá ocorrer independentemente das ações adotados pelos jogadores. O evento tem início após a morte de uma figura pública de grande relevância, que irá gerar uma disputa social entre três facções da cidade, que visam conquistar a influência deixada pelo falecimento.

Os Jogadores deveram enfrentar a ameaça que casou a morte da figura pública, tentar evitar os jogos políticos entre as facções, mas se escolherem um das três facções, uma “guerra civil” pode causar uma cisão na cidade. Na trama da aventura os Jogadores terão a oportunidade de acompanhar os acontecimentos ou se opor aos líderes das facções que estão disputando o poder na cidade, essa oposição pode colocar uma das três facções no comando da cidade. A forma em que o enredo é desenvolvido, cria o sentimento nos Jogadores de estarem no comando da situação. 

Essa estrutura narrativa de Murder in Baldur’s Gate auxilia o narrador, a dividir os eventos entre as sessões de jogo, essa divisão, de introdução, clímax e cliffhanger, é baseada na estrutura narrativa do D&D Adventurers Leage, prevendo que cada sessão de jogos terá uma duração de três horas.

O enredo de Murder in Baldur’s Gate é bastante inteligente e bem resolvido, pois Forgotten Realms é conhecido como um cenário que possui uma grande quantidade de npc’s poderosos, mas um pequeno grupo de aventureiros pode exercer uma certa influência que decidirá o futuro de uma das cidades mais importante de Faerûn. 

Conclusão...


De certa forma, Murder in Baldur’s Gate é uma aventura que irá proporcionar sessões interessantes, pois permitir momentos de grandes interpretações. Em determinados momentos os Jogadores devem provar que suas ações sociais são mais poderosas que suas espadas. Deve-se salientar que a estratégia da Wizard of the Coast em disponibilizar as estáticas da aventura para o D&D 3.5, D&D 4ª Edição e o D&D Next, foi importante para atrair o público a conhecer um pouco sobre a evolução do cenário Forgotten Realms e o D&D Next, ou simplesmente Dungeons & Dragons.  

Comentários