Guerra dos Tronos RPG: Idioma Dothraki.



Recentemente na última sessão que narrei de Guerra dos Tronos RPG, um dos jogadores passou a utilizar algumas frases na língua Dothraki no final de um diálogo que resultou em um combate, a utilização desse recurso deixou a interpretação única, pois essas pequenas frases aumentaram a imersão dos demais jogadores.

Pensando bem, George R. R. Martin utiliza esse recurso magistralmente em seus romances, pois essas pequenas palavras simbólicas, passam ao leitor a informação que o diálogo dos personagens está sendo desenvolvido em outro idioma.

No universo criado por George R. R. Martin diversos idiomas foram desenvolvidos, no Guerra dos Tronos RPG pag. 83, é citado dezesseis idiomas, apesar que a maioria das pessoas em Westeros conhecem apenas o idioma comum.

A série de TV da HBO ajudou a popularizar o idioma Dothraki, pois o linguista David J. Perteson reuniu as frases existentes em As Crônicas de Gelo e Fogo e desenvolveu todo o idioma Dothraki, o sucesso foi de imediato até um aplicativo para celular foi desenvolvido para ensinar a pronúncia do idioma, incluindo um dicionário com aproximadamente 1700 palavras, atualmente existe mais de 2500 palavras no dicionário.


O Idioma Dothraki em Guerra dos Tronos RPG

O idioma Dothraki possui diversas palavras com fortes entonações, o que deixa os diálogos com um sentimento de poder, ideal para demonstrar a força de uma tribo nômade guerreira que cavalga nas estepes do Mar Dothraki.

O narrador pode utilizar o recurso do idioma para transmitir ao jogador um choque de cultura, pois um personagem que viveu durante anos em Westeros ao chegar em Braavos, vai ter diversas dificuldades em adaptar-se e o idioma será a principal dificuldade.

É possível encontrar diversas referências para o idioma Dothraki, um dos mais interessantes é o Dicionário do idioma e as vídeo aulas que ensinam a pronúncia. Também é possível encontrar as pronúncias do idioma Alto Valiriano.

Durante a interpretação de personagens Dothraki é interessante deixar a voz com uma forte entonação e ao final do diálogo utilizar uma pequena palavra no idioma Dothraki.

Para os que estão interessados em conhecer o idioma Dothraki acessem os seguintes link:


Pois bem... narradores explorarem essa ferramenta narrativa, a perícia idioma, pois a utilização de algumas palavras em momentos específicos da interpretação podem deixar as sessões de RPG mais interessantes.


Comentários