RPG: Star Worlds – As Ruas de Mos Eisley



Há algum tempo estou tentando retomar a minha campanha Dawn of Defiance de Star Wars D20 Saga, pois desde que iniciei a narrativa de Guerra dos Tronos RPG para os mesmos jogadores, eles ficaram desmotivados com o universo de Star Wars.

Aproveitando o momento em que os jogadores estavam lendo Star Wars: Herdeiros do Império de Timothy Zhan publicado no Brasil pela Editora Aleph tentei novamente reiniciar a campanha Dawn of Defiance, utilizando o sistema de Star Wars: Fronteira do Império, RPG desenvolvido pela Fantasy Flight e publicado no Brasil pela Galapágos Jogos... novamente mais um falha.

Em uma nova tentativa narrei Star Worlds – The Streets of Mos Eisley um hack de Dungeon World no universo de Star Wars... e foi perfeito, principalmente por nenhum dos meus jogadores conhecerem o sistema de Dungeon World, o que tornou a experiência ainda mais interessante. O hack é suficiente para introduzir novos jogadores ao sistema de regras, contendo apenas 48 páginas é possível narrar diversas aventuras, pois as regras básicas estão todas presentes.

O melhor de tudo é que esse material já foi traduzido para o português por dois competentes “blogueiros RPGísticos”, por Alisson Vitório do Blog Mestre das Antigas e por Chico Martellini do Site Chico Martellini.

Narradores e jogadores que não conhecem o sistema de Dungeon World, ou não possuem o livro básico publicado no Brasil pela Editora Secular Games podem utilizar o hack Star Worlds – As Ruas de Mos Eisley sem nenhum problema, pois todas as regras necessárias para a criação de personagens e a mecânica de resolução de conflitos está presente.

Resenha de Star Worlds – As Ruas de Mos Eisley.

Ambientação.

Em relação a ambientação o hack Star Worlds – As Ruas de Mos Eisley é bem competente ao apresentar a Cidade de Mos Eisley com um mapa destacando os principais pontos de interesses com pequenas descrições e um breve prefácio apresentando o período em que ocorrem as narrativas.

Criação de Personagem.

No início da seção de Criação de Personagens somos apresentados a Tabela de Geração Aleatória de Atributos, que são seis... Brutalidade, Ousadia, Astúcia, Técnica, Presença e Espírito tudo bem explicado incluindo a utilização de Pontos Heroicos e uma tabela de nível e evolução dos personagens até o 10º nível.

As principais espécies também estão presentes, ao todo são quinze... Bothan, Cerean, Dróide, Duros, Humano, Ithorian, Kel Dor, Mon Calamari, Quarren, Rodian, Sullustan, Trandoshan, Twi’lek, Wookie e Zabrack. As classes presentes são seis... O Jedi, O Soldado, O Forasteiro, O Canalha, O Nobre e O Dróide.

As doze perícias... Acadêmicas, Atletismo, Percepção, Manha, Influência, Liderança, Navegação, Pilotagem, Furtividade, Sobrevivência, Tecnologia e Tratamento... estão explicadas detalhadamente.

Completando essa seção há as regras de condições especiais que os personagens estão sujeitos a serem acometidos.

Resolução de conflitos.

O básico e fundamental está presente no hack Star Worlds – As Ruas de Mos Eisley, desde as regras de mecânicas simples de resolução de conflitos a teste resistidos, tudo explicado de forma clara e objetiva com exemplos de situações em narrativas. Durante a resolução de conflitos o jogador deverá lançar 2d6 e somar o resultado aos seus valores de Atributos Básicos apropriados ao teste e comparar o resultado com a seguinte tabela:

Um total de 6 ou menos em sua rolagem é uma Falha; as coisas não saíram como você desejava, e o Narrador (MJ - Mestre do Jogo) lhe dirá as consequências. Se você puder usar uma perícia, em vez de Falha, o resultado será Por um Triz.
Um total de 7-9 em sua rolagem é um Problema; você conseguiu, mas haverá um custo, acordo, retribuição, prejuízo, etc.
Um total de 10-11 em sua rolagem é um Sucesso; você conseguiu fazer o que queria, sem complicações.
Um Total de 12+ em sua rolagem é um Crítico; você obtém sucesso da forma mais perfeita possível e ainda recebe um benefício ou vantagem extra.

Equipamentos e Adversários.

Encerrando o Star Worlds – As Ruas de Mos Eisley temos uma lista extensa com diversos itens e veículos presentes no universo de Star Wars e para auxiliar o Narrador uma seção com diversos adversários prontos para serem utilizados de forma imediata nas narrativas.

Para aqueles que estão interessados em utilizar o Star Worlds – As Ruas de Mos Eisley em suas narrativas podem realizar o download no site do idealizador do projeto que está publicado em inglês ou pode utilizar a versão traduzida por Alisson Vitório do Blog Mestre das Antigas.




Pois bem... é bom lembrar que vocês também podem ter acesso ao Cidade Obscura de João Mariano, outro hack de Dungeon World ambientado para narrativas de horror pessoal, que já foi resenhado aqui no blog.

Um Feliz Natal para todos...

    

Comentários

  1. Que bacana! Fico muito feliz quando boas iniciativas se propagam. Star World realmente é fantástico porque possibilita ao grupo tudo que eles precisam pra ter inúmeras aventuras no cenário de Star Wars. Isso só foi possível devido ao trabalho voluntariado de pessoas magníficas e proativas (citadas no livro).

    Foi um trabalho feito com muito carinho, divirtam-se!

    ResponderExcluir

Postar um comentário