Mangá/RPG: Vinland Saga & Yggdrasill RPG


A Editora New Order está iniciando o envio para os apoiadores do livro Yggdrasill RPG (confira a resenha desse RPG incrível), diversos narradores já estão ávidos para iniciar as suas campanhas. Atualmente temos bons títulos que podem fornecem inspirações aos Narradores, mas o mangá Vinland Saga, tem ganhado a atenção dos leitores de mangá shounen e de diversos fãs da cultura viking.

Essa resenha do mangá Vinland Saga também é uma forma de expor mais material de referência para narradores de RPG que estão preparando as suas campanhas para Yggdrasil RPG.   

Resenha...

Sinopse oficial: O jovem Thorfinn busca vingança contra o assassino de seu pai. Mas, para conseguir o tão desejado duelo, terá que navegar por mares gelados e se lançar na carnificina de guerras ao lado de impiedosos vikings...

Sinopse mais detalhada e pequenos spoilers (passe o mouse e selecione o texto para ler): Thorfinn é filho de Thors, um lendário guerreiro viking, que abandonou o campo de batalha em busca de viver em paz. Apesar de Thors não querer mais entrar em um campo de batalha, notícias perturbam a sua paz, e Thorfinn, sem saber da vida pregressa de seu pai é envolvido em uma trama de violência. Thorfinn descobre que seu pai é um lendário guerreiro, e deseja também ter seu nome forjado no campo de batalha, e acompanha o seu pai a guerra. O campo de batalha caótico demonstra a Thorfinn o motivo de Thors buscar a paz, quando Thorfinn reconhece o verdadeiro valor das palavras de seu pai, já é tarde demais. Agora só resta Thorfinn seguir os valores que Thors lhe ensinou. Este é início da saga de Thorfinn que acompanha os Vikings no século XI.(fim do spoiler)

Resenha: No primeiro momento essa sinopse “fraca” não convence o leitor, pois passa a impressão de ser mais uma trama genérica com temática viking, mas basta iniciar a leitura das primeiras páginas para o leitor ficar imerso em uma trama envolvente, com personagem marcantes, traço excelente e uma caracterização da cultura viking ESPLÊNDIDA.

O mangaká Makoto Yukimura realizou um excelente trabalho em relação à caracterização dos personagens, ao estilo de vida viking e aos diversos costumes culturais que estão presente no mangá.

Logo no início desse primeiro volume de Vinland Saga, Makoto Yukimura apresenta ao leitor o protagonista Thorfinn no campo de batalha Viking, com ótimas cenas de combate, quando a agitação da sangrenta batalha começa a diminuir, Thorffin se aproxima do líder viking, Askeladd, e o desafia para uma luta. Após algumas cenas de flashbacks começamos a descobrir o motivo do desafio.

Vinland Saga é uma obra inspirada em fatos históricos, esse detalhe tornar esse mangá uma excelente referência para narradores de Yggdrasill, pois Makoto Yukimura provavelmente inspirou-se nos manuscritos islandeses das Crônicas Vinland. (Informações a serem confirmada).

Vale a compra? SIM, SIM, SIM... O primeiro volume de Vinland Saga é um excelente mangá para um público mais adulto, que busca um bom enredo atrelado a grandes ambientações. A temática Viking é bem retratada, diversos detalhes da cultura são explorados, inclusive as tarefas diárias antes e depois das batalhas. Para Narradores de Yggdrasill considero o mangá uma compra obrigatória, pois a obra é um excelente recurso visual para ser utilizado nas narrativas.

Informações básicas:
Mangaká: Makoto Yukimura
Editora: Panini
Edição: No formato de 13,7x20 cm, com 220 páginas, das quais, 4 páginas são coloridas. A publicação original no Japão ainda está em andamento desde 2005, atualmente no volume #14, no Brasil a publicação teve início em 2014, atualmente está no volume #6 e sua periodicidade é bimestral.  
Preço: R$ 11,90

Vinland Saga & Yggdrasill RPG

Diversos narradores gostam de utilizar recursos visuais em suas narrativas, e Vinland Saga fornece um ótimo material para auxiliar os narradores a envolver os jogadores no clima da campanha.

O mangaká Makoto Yukimura, trabalha de forma magistral o ambiente em que os personagens são inseridos, as vestimentas diárias e de combate são desenhadas com diversos detalhes. Armas, escudos e os procedimentos navais da cultura Viking também recebem uma atenção especial.

As técnicas de invasão e de combate viking aos cercos inimigos, confere detalhes que podem auxiliar os narradores a descreverem as cenas épicas de combate, pois Yggdrasill é um RPG que merece ser narrado de forma épica.

Pois bem... durante a leitura de Vinland Saga surgiram diversas ideias para campanhas de Yggdrasill e conceitos de personagens, agora é só esperar chegar o meu exemplar de Yggdrasill RPG e começar a narrar. 

Comentários

Postar um comentário