[RELATO] Guerra dos Tronos & GeneSys RPG



Comecei 2016 narrando uma sessão de Guerra dos Tronos para o sistema GeneSys RPG, em breve essa adaptação será distribuída de forma gratuita em um zine, saliento que será necessário a utilização do GeneSys Fastplay disponibilizado no site da Grifo Editorial para aproveitar a adaptação.
Pois bem, vamos ao relato da narrativa.

Composição dos personagens

Os jogadores devem compor personagens membros da Patrulha da Noite. Início a composição do personagem indagando ao jogador a origem, qual os seus desejos e como o personagem se tornou membro da Patrulha da Noite.


Jogador: Raul Santiago
Personagem: Este é Gimble Everyfall um membro da Patrulha da Noite que está querendo esquecer o seu passado.
Atributos
Existir: Ruim / Mover-se: Bom / Interagir: Razoável / Pensar: Decente
Habilidades
Armamento (arco): Decente / Armamento (arma de haste): Decente / Astúcia: Decente / Rastrear: Razoável / Cavalgar: Razoável / Avaliação: Medíocre.
Minúcias
Senso de direção: Bom
Deficiência física (Arma adaptada): Ruim
Idioma (dialeto das Cidades Livres): Bom
Elementos Acessórios
Arco Longo (Adaptado)
Dano: medíocre
Alcance: Grande
Aljava: 40 flechas
Armadura (Couro batido)
Durabilidade: Razoável
Companheiro Animal
Nome: Akarás
Espécie: Águia
Existir: Ruim / Mover-se: Bom / Interagir: Pequeno / Pensar: Ruim
Percepção: Grande
Garras
Dano: Pequeno
Cavalo de Tração
Existir: Razoável / Mover-se: Bom / Interagir: Pequeno / Pensar: Pequeno
Predicados
|3| Jamais desisto, persistir sempre.
|2| A liberdade do meu lar.
|2| Elevar o renome da Casa Everyfall.
|1| Pacto de Sangue com Revan Sand

Histórico

A Casa Everyfall é uma das casas vassalas do Norte, o Lorde Galdur Everyfall é o chefe da família, o seu filho mais velho é Tuan Everyfall e o seu filho mais novo é Gimble Everyfall. Ao completar dezesseis anos Gimble Everyfall solicitou ao seu pai que o enviasse a cidade livre de Braavos para aprender com Senhores de Braavos a arte do combate.

Durante cinco anos Gimble Everyfall residiu em Braavos aprendendo com os Senhores de Braavos, até o dia em que um mensageiro trouxe a notícia que seu irmão, Tuan Everyfall, faleceu durante um torneio de justa e seu pai, Galdur Everyfall, falece alguns dias depois com o pesar da morte de seu filho. Gimble Everyfall retorna para assumir a liderança de sua família.

Após dez anos residindo no Norte, Gimble Everyfall está casado, tem cinco filhos; e Darian Everyfall o seu filho mais velho completa doze anos, em sua homenagem haverá um torneio de justa. Cavaleiros de várias partes de Westeros comparecem para participar do torneio de justa, inclusive os membros da Casa Uller de Dorne.

Na segunda noite do torneio, os gritos de uma jovem rompem o silêncio da noite, Elth Uller embriago tenta obter os carinhos de uma serva que se nega e grita por socorro; um homem com uma cicatriz no rosto, adentra a tenda de Elth Uller, para defender a dignidade da serva. Um feroz combate tem início, os aliados de Elth Uller se engajam no combate atacando o homem com a cicatriz, ao presenciar esse ato de covardia Gimble Everyfall presta auxílio ao homem com a cicatriz, em um combate violento, Elth Uller e seus aliados acabam mortos e Gimble Everyfall com os dedos de sua mão esquerda decepados.

Na manhã seguinte, Eddard Stark chega aos domínios da Casa Everyfall, para entender o que aconteceu, e em sua decisão, para evitar uma guerra entre as casas soberanas do Norte e do Sul, envia Gimble Everyfall e o homem com a cicatriz, Revan Sand, para a Patrulha Noite.

Há três anos, desde que Gimble Everyfall se apresentou ao Lorde Comandante da Patrulha da Noite, a Casa Everyfall está sobre o comando de Darian Everyfall. 

Jogador: Álvaro Vieira
Personagem: Este é Revan Sand um membro da Patrulha da Noite que está querendo destruir a família Uller.
Atributos
Existir: Decente / Mover-se: Razoável / Interagir: Razoável / Pensar: Medíocre
Habilidades
Armamento (arma exótica – Ferrão Bastardo): Bom / Sobrevivência: Decente / Atletismo: Medíocre / Intimidar: Bom
Minúcias
Aparência (Cicatriz no rosto): Ruim
Resistência ao frio: Razoável
Troca-peles: Decente
Elementos Acessórios
Ferrã Bastardo (Arma exótica)
Dano: Razoável
Origem: Asshai
Armadura (Couro batido)
Durabilidade: Razoável
Companheiro Animal
Nome: Toruk
Espécie: cachorro
Existir: Medíocre / Mover-se: Bom / Interagir: Ruim / Pensar: Ruim
Percepção: Grande
Garras
Dano: Ruim
Predicados
|3| Família não é sagrada.
|2| Descobrir a natureza das visões.
|2| Filho bastardo.
|1| Pacto de Sangue com Gimble Everyfall.


Histórico

Revan Sand é filho bastardo de Harmen Uller, sua mãe tem origem no Norte, mas faleceu muito jovem. Uma infância difícil, pois Revan Sand foi criado como um servo para auxiliar no treinamento de Elth Uller. Ao completar doze anos Revan começa a ter sonhos estranhos e acordava às margens do rio Sangue Verde, com o passar dos anos apreende a impor a sua mente em alguns animais, principalmente cachorros.

Durante uma manhã de treinamento Revan Sand fere Elth Uller, despertando a cólera de Harmen Uller, que desfere um forte golpe em seu rosto, marcando-o para sempre. Após esse incidente Revan Sand é exilado de Dorne e segue para o Norte para descobrir sobre a origem de suas habilidades únicas.

Em seu caminho para o Norte Revan Sand se alia temporariamente a Irmandade da Floresta do Rei, que realiza ataques aos domínios do Rei Aerys II Targaryen, na qual, participou de um saque ao navio de um viajante de Qarth, que estava ancorada na Baía Água Negra. Como espólio do saque conseguiu uma arma exótica, a qual, recebeu o nome de Ferrão Bastardo.

Chegando ao Norte, passa a residir na Vila Toupeira e aprende a sobreviver nas terras gélidas com os membros locais. Quando Gimble Everyfall anuncia o Torneio de Justa Revan Sand, acompanha Dora, uma bela dama que estava afim de assistir ao torneio.

Chegando aos domínios da Casa Everyfall a noite, deixa sua companhia passear pela região enquanto vai aproveitar as bebidas e comidas, mas o seu descanso é interrompido quando ouve os gritos de Dora, ao atender os clamores, presencia seu meio-irmão Elth Uller tentando estuprar Dora, tomado pela ira adentra a tenda e ataca o seu passado, um feroz combate tem início, os aliados de Elth Uller se engajam no combate cercando Revan Sand, o combate parecia perdido quando o Lorde Gimble Everyfall entra no combate para auxiliá-lo, ao final do combate, Elth Uller e seus aliados acabam mortos e Gimble Everyfall com os dedos de sua mão esquerda decepados.

Na manhã seguinte, Eddard Stark chega aos domínios da Casa Everyfall, para entender o que aconteceu, e em sua decisão, para evitar uma guerra entre as casas soberanas do Norte e do Sul, envia Revan Sand e Gimble Everyfall, para a Patrulha Noite.

Relato da Narrativa.
Capitulo 1 – Selvagens

O Lorde Comandante Jeor Mormont reúne Revan Sand e Gimble Everyfall para irem até a Vila Toupeira buscar suprimentos para Castle Black. Em uma manhã de forte neblina, a viagem transcorre tranquilamente até o momento em que Gimble Everyfall consegue visualizar uma fumaça negra adiante. Os dois patrulheiros decidem investigar a origem da fumaça, mas preferem continuar o caminho fora da estrada.

Ao se aproximarem da origem da fumaça os patrulheiros encontram uma pequena vila queimada, e oito corpos espalhados, com ferimentos profundos e irregulares. Gimble Everyfall deduz que foi um ataque de selvagens, logo em seguida, sua teoria ganha força ao encontrar duas trouxas de roupas selvagens envoltas em armas de ossos, bem escondidas.

Revan Sand, começa a investigar cada casa da vila em busca de algum sobrevivente ou inimigo, mas encontra apenas roupas velhas. Preocupado com a segurança dos moradores de Vila Toupeira os patrulheiros apressam o passo.

Comentários

Esse foi o primeiro contato de Álvaro Vieira com o sistema, realizou inicialmente três testes: rastreio, percepção e astúcia, apesar de ter falhado nos três testes, o resultado manteve a narrativa constante. Já o Raul Santiago conseguiu obter sucesso em todos os testes, inclusive no teste de percepção, obtendo um resultado Lendário, no qual, resultou em uma rápida evolução na narrativa, a confirmação que há selvagens envolvidos nos ataques.

Nesse momento, Álvaro Vieira começa a entender que a Hierarquia Adjetiva não atrapalha na hora da resolução dos conflitos, pois a ausência de números nos testes o tinha deixado curioso. 

Capitulo 2 – Vila Toupeira

Os patrulheiros chegam a Vila Toupeira, Revan Sand solicita que Gimble Everyfall vá ter com Stuart Snow, Administrador da Vila. Revan Sand vai até a casa dos prazeres em busca de sua amada Yasmim, enquanto Gimble Everyfall informa que descobriram que os selvagens atacaram uma pequena vila na região da Dádiva. Stuart Snow informa que à quatro noites Dora uma jovem da casa de prazeres foi encontrada degolada, com a informação do ataque de selvagens ele envia um corvo para Castle Black com os relatos.

Stuart Snow autoriza a Gimble Everyfall pegar os suprimentos no armazém, durante o caminho encontra um cavalariço embriagado com vinhos bem caros. No armazém conversa com uma das testemunhas e descobre que os assassinos eram homens bem trajados que fugiram a cavalo para o leste.

Revan Sand após algumas horas bem agradáveis com Yasmim, descobre que Dora foi encontrada morta, na saída da casa de prazeres, percebe que um cavalariço está esbanjando suas poses, algo incomum.

Revan Sand e Gimble Everyfall, se encontram novamente e trocam informações.

Comentários

A sorte de Álvaro Vieira melhora, obtém sucesso em seus testes: Astúcia, Percepção, Pensar e Interagir; o que resulta em conseguir informações sobre a personagem assassinada e o novo frequentador da casa de prazeres. Raul Santiago mais familiarizado com o sistema GeneSys coloca-se em situações em que é necessário um teste do Atributo Interagir para obter informações com moradores de Vila Toupeira.

Capitulo 3 – Contrabandista de Armas

Revan Sand e Gimble Everyfall, começam a desconfiar que os dois cavalariços sabem de algo. Revan Sand desembainha a sua arma Ferrão Bastardo e vai em direção a entrar na casa de prazeres, mas o guardião da entrada impede que Raven Sand adentre a casa. De forma ameaçadora Raven Sand intimida o guardião que cai de joelho assustado. Gimble Everyfall acompanha Raven Sand. Dentro da casa dos prazeres procuram pelo cavalariço, assim que o encontram, o retiram dos braços das mulheres e o jogam na rua.

Gimble Everyfall sai da casa e busca o outro cavalariço que estava bebendo na estrada, os dois cavalariços são indagados de forma ameaçadora e delatam que os dois homens que mataram Dora são contrabandistas de armas.

Comentários

Álvaro Vieira e Raul Santiago começam a desconfiar dos dois cavalariços e decidem interrogar os dois. Álvaro Vieira é bem sucedido nos testes de: Interagir, Intimidar e Pensar. A informação que os contrabandistas de armas passaram por Vila Toupeira e seguem viagem em direção ao leste, deixa os jogadores curiosos sobre qual a relação com os selvagens.


Opinião dos jogadores

Após encerrar a primeira parte da campanha, indago aos jogadores, Álvaro Vieira e Raul Santiago, o que mais gostaram da narrativa, obtive as seguintes respostas:

  • O GeneSys RPG no começo causa curiosidade por não apresentar valores absolutos nos testes;
  • A narrativa flui em diversos momentos, e não é necessário “quebrar” a narrativa para contabilizar algum resultado dos testes;
  • A composição de personagem é bem rápida e de fácil assimilação;
  • A elaboração dos Predicados é muito interessante, pois ao criar os Predicados, há o desenvolvimento do background do personagem em conjunto.
A narrativa foi bem divertida e fluiu de uma forma que agradou a todos, principalmente ao Raul Santiago que saiu contente com a experiência da narrativa. 




Playteste de Lovecraftian Horror

Após encerrar a narrativa de GeneSys, realizamos o playteste do cardgame Lovecraftian Horror que está em desenvolvido, por seu criador Álvaro Vieira, foi bem divertido e resultou em um bom feedback para ser aplicada em uma nova versão do jogo.




Comentários