Desde
que a New Order Editora anunciou Os Contos da 13ª Era – Jogo Organizado (confira mais detalhes) o meu grupo habitual de jogo ficou animado em jogar
toda a Campanha Oficial; e atualmente estamos encerrando a Aventura Saqueando
Porto Sombrio.
O
fato do RPG 13ª Era aliar as mecânicas do D20system com uma maior inserção dos
jogadores ao cenário e a narrativa, através das Singularidades, Antecedentes e
Ícones; tem encantado a diversos grupos de RPG que não gostavam da “mecânica
pesada do D20system”, dessa forma, com toda essa empolgação com Os Contos da
13ª Era – Jogo Organizado comecei a narrar em eventos públicos, ou seja, no dia
24 de setembro, iniciei as narrativas públicas da aventura Saqueando Porto
Sombrio, no encontro semanal do Vila do RPG, realizado no North Shopping Jóquei
(Fortaleza-CE).
Inicialmente
repassei a informação ao organizador do Vila do RPG que seria uma sessão oneshoot,
pois a Aventura Saqueando Porto Sombrio é composto por seis “módulos”, que
podem ser narradas como aventuras independentes que compõem uma campanha maior,
facilitando as narrativas em eventos e encontros com a duração média de duas
horas cada. Os personagens utilizados pelos jogadores foram os que compõem o
Quickstart, aliás, estou utilizando o quickstart enquanto reponho o meu livro
furtado, que estão disponíveis no site da New Order Editora.
Personagens
& Jogadores
Quarion (Meio-Elfo/Bardo/2° nível) – Jogador: Lucas
Arthur (Humano/Paladino/2° nível) – Jogador: João Paulo
Ivnar Blueskin (Humano/Clérigo/2° nível) – Jogador: Israel Rodrigues
Doctore (Halfiling/Ladrão/2° nível) – Jogador: João Pedro
Coreon (Alto Elfo/Mago/2° nível) – Jogador: Paulo (Steve Rogers)
Relatos
da Campanha [Sem Spoiler]
Introdução da Aventura Saqueando Porto Sombrio: Os personagens estão todos endividados com o Príncipe das Sombras por algum motivo, seja a dívida literal ou figurativa. Seja ela por um bom ou mau motivo, seja por pura má sorte, o Príncipe não é do tipo que deixa algo assim passar. O Príncipe quer que os personagens coloquem suas habilidades e talentos em prática e eles o farão se tiverem um mínimo de bom senso; afinal de contas o Príncipe não precisa ser tão generoso.
Apesar
de querer relatar com precisão os fatos da narrativa, não seria interessante,
pois os relatos podem ceifar a diversão de outros jogadores, revelando algumas
informações importantes. Mas deve ficar bem claro que a Aventura Saqueando
Porto Sombrio apresenta diversos recursos para tornar a aventura única para
cada grupo. Dentre os recursos destaco:
Rumores:
através de diversos rumores de acontecimentos da cidade, alguns têm conexão com
a história principal e outros não, mas todos podem ser utilizados pelo narrador
como fonte de ideias para novas narrativas, inserção de novos jogadores,
aventuras paralelas, dentre outras; tornando a aventura única a cada narrativa.
Mapas:
há poucos mapas e os que são apresentados são vagos e os locais são definidos
apenas por rumores, dessa forma, possibilita ao Narrador e aos Jogadores
detalhar as localidades.
Informações
do tipo: Quem governa Porto Sombrio? Quais são as guildas mais ativas? Porto
Sombrio é uma cidade de ladrões? Qual a sua relação com as cidades vizinhas?
Todas essas indagações ficam a cargo do Narrador que em conjunto com os
Jogadores devem responder ao desenvolver todo o cenário da narrativa.
Plano
de Jogo Organizado: há seção na aventura dedicada exclusivamente para o Mestre,
pois explana de forma objetiva e fornece dicas para preparar as narrativas de
um jogo organizado, com diversas dicas que envolvem a forma de conduzir as
sessões de jogos até o que será utilizado pelos jogadores (miniaturas, dados,
mapas e etc.).
De
forma geral, a Aventura Saqueando Porto Sombrio que compõe Os Contos da 13ª Era – Jogo Organizado (confira mais detalhes) apresenta de forma objetiva todas as
informações para narradores experientes e novatos, tornando-se uma forma de
popularizar o RPG 13ª Era.
Fotos
da sessão: durante a narrativa registrei alguns momentos icônicos e ao final
realizei o sorteio de um brinde.
Próxima
Sessão: irei narrar o segundo módulo da Saqueando Porto Sombrio, no dia 15 de
Outubro de 2016, no encontro semanal do Vila do RPG que será realizado na
Livraria Feira do Livro.
Vagas:
6 vagas – fichas prontas
Data:
15/10/2016
Horário:
A partir das 14:00 horas
Local:
Livraria Feira do Livro – Rua Benjamin Carneiro Girão, n° 87A - Montese, Fortaleza-CE.
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saber mais sobre o RPG 13ª Era:
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