Hellmaw: Seu Mundo está Perdido! [Comentários sem Spolier]


No início dessa semana relatei aqui no blog que a TEGG Brasil presenteou o público brasileiro com o anunciou oficial do lançamento do livro Hellmaw: Seu Mundo Está Perdido! durante a live stream no canal do AzeCos.


Pois bem, terminei de ler o livro Hellmaw: Seu Mundo Está Perdido!, já elaborei uma adaptação para GeneSys RPG da Grifo Editorial e amanhã, domingão vou narrar, depois relato a minha experiência. Só faltou colocar os meus comentários no Skoob.

Mas para aplacar as diversas indagações que recebe segue abaixo alguns comentários SEM SPOILER de Hellmaw: Seu Mundo Está Perdido!.

Sinopse
Hellmaw: Seu Mundo Está Perdido! é o livro que dá início ao cenário mais sombrio de Ed Greenwood até o momento. O Primeiro Arco de Hellmaw vai se focar em histórias baseadas em personagens, sobre seus relacionamentos, sempre centradas nos Araurra, daemons exilados na Terra nos dias atuais em busca de seu lugar/caminho/gangue/domínio. Para um daemon, sua vida é caçar e ser caçado, numa guerra sem fim. E nós somos o jantar. 

Sinopse não Oficial
Após uma violenta guerra que causou uma cisão entre as Famílias de Araurras, da dimensão Araunt, os derrotados foram exilados e obrigados a viverem na Terra. Os Exilados passaram a viver entre os humanos, os considerando apenas como o gado, uma fonte de essência e prazer. Mas os Araurra vitoriosos seguiram os Exilados para evitar uma nova guerra. Os Mortais Shanklin Appledar, Shannon Chainsmith e Nast Lanchester; envolvidos nas maquinações dos Araurra devem sobreviver às influências demoníacas e as suas próprias naturezas humanas, pois os Araurra são seres perigosos, assustadores e sedutoras.

Araurra, Daemons e Araunt...
Araurra, também conhecidos por Daemons são seres que estão entre nós, oriundos do Plano/Mundo/Dimensão Araunt. Alguns assumem formas humanas outros estão ocultos em seus domínios. Os Daemons possuem aparências distintas e podem revelar-se das mais diversas formas; alguns são monstros grotescos com TENTÁCULOS, outros são Sombras amorfas e muitos possuem aparência semelhante a seres místicos de diversas lendas e religiões, na verdade, foram os Daemons que deram origem as diversas lendas e religiões da Terra.

NÃO TEM SPOILER
A seguir apresento os protagonistas humanos e teço alguns comentários sem dar SPOILER de Hellmaw: Seu Mundo Está Perdido!, pois desde que iniciei a leitura tenho recebido diversas indagações, sobre a classificação de Conteúdo Adulto.

Mas adianto que gostei do Livro Hellmaw: Seu Mundo Está Perdido! e recomendo a leitura, com ressalvas, pois a narrativa não é adequada para qualquer público.

Comentários
No início da narrativa o leitor é apresentado ao cenário de Hellmaw através dos relatos de Throckmorton um daemon que está aprisionado em um corpo de um gato.

Em seguida começamos a acompanhar o cotidiano deprimente do humano Shanklin Appledar; um jovem, inteligente e constantemente humilhado por seu superior no seu ambiente de trabalho, um armazém de sapataria; mas sua vida muda completamente após ter contato com uma caixa vermelha que “abre as portas” para um mundo de horror HORROR GORE, o envolvendo nas tramas dos Daemons.

O próximo a ser apresentado é Nast Lanchester, jovem estudante e arqueólogo que tem os créditos de seu árduo trabalho acadêmico repassados para o seu orientador e professor Bingham. Em determinado momento, Nast Lanchester está estafado de sua típica vidinha e afundado em dívidas, quando um homem lhe oferece dinheiro para escavar em outro local, e ao realizar a escavação; Nast vê-se envolvido em um MAR DE TENTÁCULOS, o seu mundo e a sua realidade desmoronam. 

E por último somos apresentados a Shannon Chainsmith, uma mulher de meia-idade, fora dos “padrões” de beleza impostos pela sociedade, mas uma profissional competente que também está subordinada a um chefe asqueroso. Em uma noite, quando passeava com o seu fiel companheiro Dance, um velho pastor alemão meio cego, Shannon presencia uma cena aterradora e em seguida é violentamente abusa fisicamente e psicologicamente.

Através desses três protagonistas humanos passamos a ser envolvidos nas tramas do Daemons que estão Exilados na Terra. Mas a relação Humano-Daemon é perturbadora, pois para eles somos apenas gado, uma fonte de essência para alimentar seus poderes e seus desejos de luxúria e depravação. A trama de Hellmaw: Seu Mundo Está Perdido! vai sendo revelada aos poucos, por camadas, inicialmente parece algo simples, tipo: quero me vingar porque estou exilado na Terra, mas aos poucos percebemos que há algo bem maior; que envolve uma Luta de Classes e Status entre as Famílias de Araunt, que tentam sobreviver em um mundo decadente.


Conteúdo Adulto
O Livro Hellmaw: Seu Mundo Está Perdido! é classificado com CONTEÚDO ADULTO, pois durante a narrativa o leitor passar a acompanhar diversas cenas violentas que envolvem: agressões físicas, abusos sexuais, sadomasoquismo, sentimentos depressivos, tortura física e psicológica; todas praticadas por humanos e Daemons. Com certeza não é uma leitura adequada para qualquer público.

No entanto, essa brutalidade não é gratuita ela tem um significado e uma razão para serem realizadas. No início um dos personagens é abusado sexualmente das mais distintas formas, o que já estava me irritando, mas com o desenvolvimento da trama passei a compreender que as cenas violentas de abuso sexual estavam “formando” a personalidade do personagem para tomar decisões futuras.

Dessa forma, NADA em Hellmaw: Seu Mundo Está Perdido! é descrito de forma gratuita, TUDO tem um significado, mesmos os elementos de enredo que não foram explicados nesse volume terão grande importância nos próximos volumes da série.

Sobre o Autor: Ed Green Wood
Ed Greenwood é o criador do cenário Forgotten Realms® pronto só isso que você precisa saber!

Mais também é autor de diversos mundos, universos e cenários compartilhados, é um autor best-seller do New York Times com mais de mil trabalhos no currículo, e já vendeu mais de 250 milhões de cópias, em mais de 40 idiomas, distribuídos em mais de 120 países.

O Cenário de Hellmaw em RPG
Esse final de semana vou narrar a primeira sessão de playteste de Hellmaw para o sistema GeneSys RPG da Grifo Editorial, em breve publico o relato da experiência da narrativa, após a adaptação estrutura vou narrar nos encontros semanais do Vila do RPG.

Adquira o seu exemplar na AMAZON BR.

Ficou Interessado...

Acompanhe o Crônicas da Magia no Facebook, Twitter e TEGG Brasil no Facebook.  




Comentários