Relato da Aventura Oficial de In Nomine: Entre Luz & Sombras


O RPG In Nomine cativou o meu atual grupo de jogo, por diversos motivos, mas destaco o suporte da Editora e Publisher Dimensão Nerd, ao iniciar o Organized Play (Jogo Organizado) durante o lançamento do livro, fornecendo suporte aos narradores e jogadores.

Em conjunto com a Aventura Oficial: Entre Luz & Sombras a editora disponibilizou seis personagens Anjos e seis personagens Demônios, o Arcanjo da Infância Christopher e o Príncipe Demônio das Drogas Fleurity, sendo que ambos são conteúdos exclusivos do Organized Play.




Material de Apoio do Organized Play.


Recursos

Narrei essa aventura no encontro semanal do Vila do RPG, realizado no dia 17 de junho no Café Lúdico - Fortaleza, na qual, a minha narrativa era com personagens Anjos, enquanto que a Narradora Bruna Vitoriano utilizou personagens Demônios.

[Não tem spoilers!] Narradores e Jogadores podem ler tranquilamente esse relato, pois realizei uma grande mudança na estrutura da aventura, sendo que a mesma é concebida de forma a facilitar o narrador a adaptá-la. A aventura: Entre Luz & Sombras pode ser ambientada em qualquer grande centro urbano, dessa forma, decidi ambientar em Nova Orleans, mais precisamente no bairro Tremé, em janeiro de 2006, seis meses após o Furacão Katrina.   
Entre Luz & Sombras

Comecei descrevendo a cidade de Nova Orleans, ambientando jogadores, faltou apenas colocar como música de fundo a Cherub Rock de Smashing Pumpkins; logo em seguida explique rapidamente como funciona a resolução de conflitos e apresentei as fichas de personagens prontas. Os jogadores folhearam as três versões do livro In Nomine e alguns ficaram abismados com a qualidade editorial (diagramação e as ilustrações coloridas) e a confecção do livro (as capas de couro Preta e Branca).



Sinopse

Nova Orleans é a cidade da beleza, das artes e do pecado... sofreu um forte impacto com a passagem do Furacão Katrina, alguns dos diques que protegiam a cidade não conseguiram conter as águas do Lago Pontchartrain, que afluiu município adentro, inundando mais de 80% da cidade, deixando aproximadamente 200 mil casas debaixo d'água, sendo necessário várias semanas para que a água pudesse ser totalmente bombeada para fora da cidade.

Mas após seis meses da passagem do furacão, Nova Orleans começa a reergue-se, em especial os moradores do bairro Tremé, um dos bairros mais afetados pela destruição, atualmente está começando retornar as suas atividades cotidianas, a região ainda apresenta diversas cenas de destruição, mas a comunidade Creole e a Cajun é forte e com a ajuda humanitária internacional o Governo investe em educação e em melhorias na infraestrutura, com o objetivo de tirar diversas famílias da linha da pobreza, evitando que as mesmas sobrevivam através de meios ilícitos.

É nesse cenário que, as força celestiais do Céu e do Inferno travam uma batalha de influência, buscando a salvação ou a condenação de almas humanas. De um lado, a pobreza e a degradação abriram caminho para a exploração das drogas pelos Servidores de Fleurity, o Príncipe Demônio das Drogas. Do outro, a resistência de um Centro Comunitário Infanto-juvenil cristão tenta impedir o avanço dessa corrupção, oferecendo comida, abrigo e educação aos jovens desesperados que buscam melhores opções.



Os Jogadores

Após ler a sinopse da aventura e mostrar algumas fotos de Nova Orleans, os jogadores começaram a escolher os seus personagens, apesar de utilizar as fichas dos personagens oficiais disponibilizado no site da Editora e Publisher Dimensão Nerd, os jogadores deveriam desenvolver em conjunto o histórico dos personagens criando um vínculo entre eles, o que resultou em:

Sami Gadelha interpretou o personagem Drew, um Ofanim, com a Veste de uma criança de doze anos de idade, estudante da Escola Internacional de Nova Orleans que frequenta o Centro Comunitário Infanto-Juvenil de Joe. Tem dois grandes amigos – Doug, um órfão que perdeu sua família durante o Furacão Katrina e Lucas o filho caçula de Solange, a representante do Conselho de Pais. 

Luís Gustavo interpretou o personagem Paulo Santos, um Malakim, com a Veste de Assistente Social que trabalha no Centro Comunitário Infanto-Juvenil de Joe.

Ulisses da Silva interpretou a personagem Carmem Maria González, um Querubim, com a Veste de uma artista plástica e professora da Escola de Artes McDonogh, que ajuda financeiramente o Centro Comunitário Infanto-Juvenil de Joe.

João Paulo que interpretou o personagem Padre “Chico” Francisco, um Serafim, com a Veste do Padre da Catedral Saint Louis, que celebrar e catequiza as crianças do Centro Comunitário Infanto-Juvenil de Joe.

Com os vínculos criados, comecei a narrar...



ATO I – Preparativos

Cena 1 – Um Domingo de Manhã

Tudo começa em um domingo de manhã; o Padre Chico está celebrando magistralmente uma missa na Catedral Saint Louis. A criança Drew está alimentando os pássaros na esquina da Avenida Esplanada e acaba ouvindo a conversa de dois desabrigados falando que as crianças da favela estão ganhando muito dinheiro com o tráfico. O Assistente Social Paulo Santos está organizando os arquivos do Centro Comunitário Infanto-Juvenil e percebe que Doug e Lucas estão há dois dias sem comparecer ao centro comunitário. E a artista plástica Carmem Maria González estava vagando nos sonhos de Eliza uma das crianças do centro comunitário e tem uma visão perturbadora, pois ela caminha por entre campos tingidos de rubro com diversas crianças chorando.

Comentários da Cena 1.

Essa primeira cena tem o objetivo de apresentar e explicar a resolução de conflito de In Nomine para os jogadores, dessa forma, solicitei ao João Paulo/Padre “Chico” Francisco um teste da Perícia: Expressar Emoções e foi bem-sucedido, emocionando os presentes na catedral. Sami Gadelha/Drew realizou um teste com a Característica: Percepção com redutor de -1 e foi bem-sucedido, obtendo uma valorosa informação. O Luís Gustavo/Assistente Social Paulo Santos realizou um teste com a Característica: Percepção e foi bem-sucedido, conseguindo rastrear os registros de Doug e Lucas. O Ulisses da Silva/Artista Plástica Carmem Maria González utilizou a Sintonia: Caminhar nos Sonhos, concedida pelo Arcanjo Blandine, realizou um teste com a Característica Percepção com bônus de +2, pois conhecia a criança Eliza e já tinha tido contato físico e foi bem-sucedido, mas ao caminhar nos Ermos através dos sonhos de Eliza, a personagem tem uma visão aterradora, lembrando que utilizar Sintonia sem gasto de Essência não causa Distúrbios na Sinfonia.  



ATO II – Personalidades

Cena 2 – Apresentações

Os personagens chegam ao Centro Comunitário Infanto-Juvenil para uma reunião com Joe (Soldado de Christopher), Coordenador Geral do centro comunitário, pois todos receberam uma mensagem de seus Arcanjos informando que deveriam ajudar Joe em sua missão. Durante a reunião é colocado em pauta à preocupação com a crescente influência dos Demônios na favela, o aumento da criminalidade, a utilização das crianças como intermediárias na venda das drogas e o desaparecimento das crianças Doug e Lucas que há dois dias não comparecerem ao centro comunitário.

Antes do término da reunião Drew sai correndo e troca sua Veste de criança para a Veste de pássaro e vai sobrevoar a favela em busca de encontrar Doug ou Lucas. Com a saída repentina de Drew todos decidem agir, o Padre Chico decide caminhar pela comunidade até a casa de Solange, a representante do Conselho de Pais e mãe de Lucas. Carmem decide ir até o Grêmio Universitário, falar com Jonathan, o irmão mais velho de Lucas e Paulo Santos vai para entrada da favela para conceder apoio a Drew.

Comentário da Cena 2.

Essa cena foi idealizada para que os jogadores descrevessem seus personagens e definissem os últimos detalhes de seus vínculos, um momento de muita interpretação. Também comentei sobre a relação dos Anjos e Demônios com os humanos. Falei sobre a criação de personagens que podem ser: Celestiais (Anjos ou Demônios), Humanos (Comuns ou Soldados Divino), Múmias ou Reminiscentes. O Sami Gadelha/Drew gastou Um Ponto de Essência para trocar de Veste, causando um leve Distúrbio na Sinfonia. Com os personagens apresentados e com as informações compartilhadas, os jogadores começam a agir.



Cena 3 – A Favela

Drew na Veste de pássaro sobrevoa a favela, que na verdade, é o antigo Cemitério Saint Louis que por ser uma área baixa acabou tornando-se um grande depósito de entulhos e de navios que foram arrastados durante o Furacão Katrina, um grande cemitério de humanos e navios. O Drew/Pássaro pousa no maior navio da favela, quando escuta “– Um anjinho quer embarcar até o Inferno?”, seguido do estrondo de uma arma disparando. Para evitar um confronto o Drew/Pássaro tenta invocar a Canção Corpórea do Movimento, mas falha, causando um Distúrbio na Sinfonia. Com muito esforço Drew/Pássaro consegue fugir da favela.

Paulo Santos dirigindo o seu carro consegue chegar até a entrada da favela, quando é abordado por um grupo de adolescentes todos segurando armas de grosso calibre. Entre os adolescentes há um antigo aluno de Paulo que diz ”– Professor aqui não é seguro para você e as crianças que aqui estão, não pertencem mais ao seu mundo”. Antes que pudesse responder Paulo Santos sente o Distúrbio da Sinfonia e temendo por seu amigo Drew decide retornar e pedir ajuda ao Padre Chico e a Carmem.

Comentário da Cena 3.

Uma cena bem tensa, pois Sami Gadelha/Drew falhou em todos os três testes com a Característica: Percepção e ainda causou um Distúrbio na Sinfonia com o gasto de Dois Pontos de Essência para ativar a Canção Corpórea do Movimento, que também resultou em uma falha. O Luís Gustavo/Assistente Social Paulo Santos passou em um teste com a Característica Percepção e sentiu o Distúrbio na Sinfonia, identificando apenas a direção da perturbação (DV=1), devido à emanação da Essência utilizada por Sami Gadelha/Drew para ativar a Canção Corpórea do Movimento. Tanto Sami Gadelha/Drew como o Luís Gustavo/Assistente Social Paulo Santos evitaram confrontos desnecessários que pudessem resultar na morte de adolescentes ou crianças.



Cena 4 – Grêmio Estudantil 

Carmem dirige até o Grêmio Estudantil que está funcionando de forma provisória no Parque Municipal Louis Armstrong e encontra-se com Jonathan, o filho mais velho de Solange. Durante a conversar, Jonathan fala que Doug está desaparecido há dois dias e Lucas tem ficado mais tempo nas proximidades de casa, indo algumas vezes a favela. Carmem decide ir embora encontrar-se com o Padre Chico, mas na saída vê alguns jovens compartilhando um cigarro de maconha, mas não dá a devida atenção, pois está preocupada com o desaparecimento de Doug e Lucas.   

Comentário da Cena 4.

Uma cena bem tranquila, quebrando um pouco o clima de tensão das cenas anteriores, o diálogo de Ulisses da Silva/Artista Plástica Carmem Maria González com o Jonathan (pdm) resultou na obtenção de excelentes informações, mas as falhas nos testes das Características: Percepção e Inteligência, faz com que o personagem não tenha interesse com a situação apresentada em relação ao consumo de drogas por adolescentes.   



Cena 5 – A Caminho de Casa

Enquanto todos saíram desesperadamente em busca de informações o Padre Chico caminhou calmamente pelas ruas do bairro Tremé, falando com alguns moradores enquanto caminhava em direção à casa de Solange. Antes de chegar ao seu destino o Padre é alcançado por Carmem e em seguida chegam Drew e Paulo, que tem inúmeras informações. As informações mais relevantes são: a influência dos Demônios aumentou na favela, diversos adolescentes estão armados realizando a segurança da favela, as crianças são utilizadas na venda de drogas e os Demônios sabem que os Anjos estão presentes na área. Durante o acalorado diálogo, todos sentem um forte Distúrbio na Sinfonia, vindo da direção da casa de Solange.

Comentários da Cena 5.

O desenvolvimento dessa cena, reuniu o grupo de personagem de forma orgânica, sem necessidade de elaborar ou improvisar esse reencontro. Todos queriam compartilhar as informações coletadas, um bom momento de interpretação dos jogadores, mas como estavam se alongando demais no diálogo e as principais informações já tinham sido compartilhadas, tive que solicitar aos jogadores um teste da Característica: Percepção e todos foram bem sucedido, com o DV máximo de 2.  (era uma sessão pública e tínhamos horário para começa e terminar)



Cena 6 – Overdose

Todos se deslocam rapidamente em direção à casa de Solange, quando chegam ao destino, a residência está com as portas abertas, Drew tenta entrar sorrateiramente nas dependências, mas faz muito barulho. Carmem circula a casa e encontra a moto que estava na entrada do Grêmio Estudantil. O Padre Chico e Paulo ficam de prontidão do lado de fora, mas todos escutam o pedido de socorro de Drew. Ao adentrarem a residência, presenciam Drew virando a cabeça de Jonathan que está convulsionando. O Padre Chico liga para a emergência. Jonathan cessa o seu ataque de convulsões e Drew encontra ao seu lado uma seringa de heroína, mas que não fora utilizada, todos observam a cena e parece que ela foi organizada de forma a aparentar uma overdose, além disso, também encontram vários documentos da Escola Internacional de Nova Orleans assinados pela Diretora Regina que comprovam desvio de verbas nas doações humanitárias para as crianças órfãs, devido o Furacão Katrina, mas em nenhum documento á assinatura de Solange.

Essa situação incomoda a todos, pois a cena está muito bem organizada, até um grande Distúrbio na Sinfonia foi causada convenientemente chamando a atenção dos Anjos. Carmem elabora a hipótese: A Diretora Regina está influenciada ou possuída por Demônios e está chantageando Solange utilizando seus filhos para não falar nada sobre o crime de colarinho branco. Drew decide realizar uma busca pelos arredores da casa e encontra rastros de frenagem de pneus em uma rua paralela de pouco movimento. Todos ouvem a sirene de veículos da polícia e de ambulâncias. Padre Chico e Paulo decidem ficar e prestar auxilio a Jonathan. Drew vai seguir até o final da rua para tentar localizar o veículo que deixou as marcas de frenagem e Carmem vai para o Conselho Comunitário Infanto-Juvenil conversar com Joe.

Comentário da Cena 6.

Que cena intensa! Considero o clímax da sessão, pois todos estavam envolvidos na tentativa de salvar a vida de Jonathan e descobrir a origem do Distúrbio na Sinfonia. Ao encontrarem os documentos comprovando o desvio de verbas, os jogadores ficaram desestruturados com essa informação e por um momento não souberam o que fazer. Em relação ao Distúrbio da Sinfonia, todos foram bem-sucedidos no teste da Característica: Percepção, porém o maior DV foi 1, resultando em informações mínimas. Diversos testes de Perícias (Furtividade, Conhecimento (Ruas) e Sobrevivência) foram realizados, mas o sistema de resolução de conflito é rápido, não atrapalhando a interpretação dos jogadores, mesmo quando falharam nos testes a narrativa se desenvolveu de forma orgânica. No momento não solicitei um teste de Perícia Medicina (Característica Precisão) com Padrão -4 (já que nenhum personagem possuía a perícia em questão), pois é até de conhecimento comum a forma de lidar com pessoas convulsionando.



Cena 7 – Sargento Simon

O Padre Chico e Paulo ficaram esperando a ambulância chegar para prestar auxilio. Três oficiais descem da viatura de policia e um deles apresenta-se como Sargento Simon e indaga aos dois o que aconteceu, mas antes que o Padre Chico explicasse a situação o oficial, comenta “– Mais um drogado que sofre uma overdose”, esse comentário irrita o Padre que começa a dialogar veemente com o Sargento Simon tentando extrair a origem desses comentários maldosos, até o momento que através de sua Ressonância, o Padre consegue descobrir todo o desprezo e a mesquinhez do oficial. Paulo comenta que a polícia sempre chega atrasada aos locais, mesmo quando a população denúncia com antecedência... à viatura sempre se atrasa.

Comentários da Cena 7.

Uma cena de fortes diálogos e o jogador João Paulo/Padre “Chico” Francisco tentou de todas as formas extrair algum sentimento de compaixão do Sargento Simon (pdm), mas só através do uso de sua Ressonância, foi possível obter os reais sentimentos do oficial, que nutre um desprezo pelos moradores do bairro Tremé e a sua ganância por dinheiro o aproximou da favela. Não houve Distúrbio na Sinfonia, pois a Ressonância foi evocada sem gasto de Essência.



Cena 8 – Afonso’s Dinner

Drew caminha pela rua paralela com a marca de frenagem e descobre que a mesma vai direto para uma entrada da favela, não querendo adentrar na área, evita o local e vai até o Afonso’s Dinner uma lanchonete, na qual, sempre tem alguém comentando alguma novidade. Ao chegar no Afonso’s Dinner Drew ganha um lanche de Afonso, proprietário e presidente da Associação dos Comerciantes do bairro Tremé. Em conversas Afonso comenta que tem que ir falar com Joe sobre a reunião com o Subprefeito Robert, que irá colocar em votação a construção de um anexo da Universidade de Nova Orleans no Parque Municipal Louis Armstrong, próximo a favela, o que pode ser bem complicado, pois essa construção pode vir a revitalizar o bairro ou tornar-se um local onde os jovens podem consumir drogas livremente. Drew pergunta quem vota na aprovação desse projeto e Afonso responde que são cinco votos: Joe, Regina, Solange, Simon e próprio Afonso. Drew pega um telefone e liga para todos chamando para se encontrarem no Centro Comunitário Infanto-Juvenil às 12hs.

Comentários da Cena 8.

Mais uma valiosa informação é acrescentada e os jogadores ficam eufóricos, tentando decidir o que será melhor para o bairro Tremé. Mas para evitar o metajogo solicito que não comecem a compartilhar as informações antes dos personagens se encontrarem na reunião no Centro Comunitário Infanto-Juvenil.



Cena 9 – A Reunião

Todos estão novamente reunidos no Centro Comunitário Infanto-Juvenil, na qual, compartilham as informações e decidem que iram apoiar a construção do anexo da Universidade de Nova Orleans, mas para que tudo de certo eles tem que acabar com a influência dos Demônios na favela, dessa forma, fica decidido que cada um irá visitar os lideres que possuem votos para influenciá-los a votarem à favor da construção do anexo.

Comentários da Cena 9

Nesse momento os jogadores interpretaram muito e listaram os prós e os contra da construção do anexo da Universidade de Nova Orleans, mas no final decidem que a melhor formar é aprovar a construção. 

Com essa decisão encerrei a primeira sessão...

Jogadores e Narradores – Lista de locais de estão sendo realizados sessões de In Nomine.


Lembrando que a lista das lojas e grupos de jogos está constantemente sendo atualizada e algumas lojas realizarão o jogo organizado, enquanto outras têm interesse, mas ainda buscam Mestres, então tem interesse fale com o dono da sua loja favorita ou coordenador do seu grupo de jogo e venha fazer parte desse grupo que vem crescendo a cada dia.

Saiba mais...
Acompanhem a Editora e Publisher Dimensão Nerd através do SITE OFICIAL, na página do FACEBOOK, no perfil do INSTAGRAM e no TWITTER.

Quero comprar!
Loja da Editora e Publisher Dimensão Nerd.


Registro Fotográfico

Jogadores com personagens Anjos






Jogadores com personagens Demônios






Mapa do bairro Tremé - Nova Orleans





Comentários

  1. Parabéns, Jan! Grande relato. Em breve começarei minha própria campanha no Rio de Janeiro, onde Anjos e Demônios disputam pelo controle da Cidade Maravilhosa, que tem como símbolos máximos o Cristo Redentor e o Carnaval, a festa profana mais famosa do mundo!

    ResponderExcluir

Postar um comentário