[Resenha] Pesadelos Terríveis & Beladona


Pesadelos Terríveis é um RPG de horror, criação de Jorge Valpaços, o mesmo “coautor” do RPG Delóyal (Lampião Game Studio), publicado pela Editora AVEC, baseado na HQ Beladona, de Ana Recalde (roteiro) e Denis Mello (ilustrações).

Primeiramente, confesso que Pesadelos Terríveis foi uma grande surpresa, quando recebi o livro do Editor Artur Vecchi, fiz um unboxing e de imediato a diagramação de Vítor Coelho e as ilustrações de Denis Mello me “puxaram” para o universo de Beladona. O Texto de Jorge Valpaços é incrível, possui imersão e consegue transmitir o conteúdo (cenário & mecânica) de uma forma fácil, o que agrada aos jogadores veteranos e novatos. 


HQ Beladona

A HQ Beladona de Ana Recalde e Denis Mello foi financiada no Catarse com o apoio das Editoras Petisco e AVEC, e dentre as metas do financiamento tínhamos o Beladona RPG; inicialmente seria um livro de RPG ao estilo de universo expandido da obra, mas Pesadelos Terríveis, além de expandir o universo, permite aos jogadores desenvolverem, narrativas das mais variadas possíveis inclusive, o Jorge Valpaços adaptou o Persona 5, confira a adaptação que ficou muito interessante.

Em 2015 a HQ Beladona recebeu o prêmio HQMix (O Oscar dos Quadrinhos Nacionais) e em 2016 a adaptação da obra para o teatro também recebeu o Troféu HQMix na categoria Melhor Adaptação para Outra Linguagem, sem dúvidas a obra de Ana Recalde e Denis Mello é um marco nos quadrinhos brasileiros, com uma linguagem e estética que tem encantado aos amantes de HQ e atraído novos leitores.

Sinopse - Beladona: Samantha é uma menina atormentada por pesadelos terríveis todos os dias desde os 7 anos de idade. No entanto, tais pesadelos não são mero acaso. A história se passa em dois mundos: Primeiro o mundo real, especificamente no Rio de Janeiro. Mas não o das praias, nem nenhum dos estereótipos, apenas se passa na cidade e isso pode ser visto eventualmente, como no Colégio Pedro II onde a personagem estuda além de uma passagem pela Lapa e demais detalhes de ambientação. Segundo, e que na verdade é onde se passa a maior parte de nossa história: um mundo que chamaremos a principio de 'mundo dos pesadelos'. Não é utilizado um nome especifico para esse 'mundo dos pesadelos', mas se revelará como sendo muito mais do que mero palco para sonhos ruins, e qualquer detalhamento nesse sentido poderia estragar muitas surpresas que valem a pena dentro da história. Nesse mundo dos pesadelos, Samantha é perseguida constantemente por espíritos que a atormentam e que claramente desejam seu mal, mas isso tudo tem um propósito sinistro e que a levará a uma jornada com momentos de superação, descoberta, euforia, depressão e violência. O terror empregado em Beladona também varia, passeando pelo terror de susto no primeiro capítulo, subindo ao terror psicológico no segundo, e o clima de terror não se limita ao mundo dos pesadelos.

Ana Recalde narra à trajetória de Samantha, uma jovem criada apenas pela mãe, que não conheceu seu pai e tem uma vida “aparentemente comum” como qualquer outra garota, mas desde criança é assombrada por pesadelos terríveis e apavorantes. 

A linha narrativa inicialmente apresenta os personagens e ambienta a história através de pequenos arcos, que vão estruturando um arco narrativo maior, preparando o leitor para acontecimentos horripilantes. Com o desenvolvimento da história, aproximadamente após o capitulo três, o leitor é “engolido” pela trama e não consegue parar de ler, pois Samantha, na qual, está utilizando o nome Beladona, mergulha no mundo onírico e descobre MOTIVO de seus pesadelos.

A Arte de Denis Mello é espetacular e transmite para o leitor os sentimentos e a carga psicológica de Samantha, conforme muda a “intensidade do traço” e a paleta de cores. No mundo Real a arte é mais leve e as cores mais vivas e no mundo dos pesadelos as cores ficam mais sombrias e os traços mais grosseiros.

Quando terminei de ler a HQ Beladona, ideias para sessões de RPG borbulhavam em minha mente, Narradores e Jogadores dos RPG: Não Caia no Sono, Changeling: o Sonhar e Changeling: os Perdidos essa HQ é uma leitura obrigatória.


Pesadelos Terríveis

Sinopse: Pesadelos Terríveis é um jogo de terror que expande o universo ficcional da premiada HQ Beladona de Ana Recalde e Denis Mello. Este é um RPG de mesa no qual cria-se coletivamente um Conto que flerta com Terror, Loucura e Mistério. Pesadelos Terríveis é um jogo de fácil aprendizagem e destinado àqueles que não se furtam de seguir em busca do sobrenatural que se espreita em Nosso Mundo ou de Fugir dos perigos criados no Mundo dos Pesadelos.

Ambientação

Em Pesadelos Terríveis, os jogadores, ou melhor, os Sonhadores, são indivíduos que mergulham no reino onírico, através de pesadelos constantes que abalam a sua sanidade, revelando uma outra realidade, o Mundo dos Pesadelos. A maioria das pessoas não tem consciência dos seus pesadelos quando desperta, esse fato, evita que as pessoas comuns enlouqueçam. Os Pesadelos alimentam-se e nutrem seus poderes através do medo e do terror psicológico das pessoas que são tragadas para o Mundo dos Pesadelos. Cada Pesadelo tem o seu domínio e necessita nutrir-se do medo da humanidade para expandi-lo.

Desde a concepção de humanidade os Pesadelos estão presentes alimentando-se dos medos, independente de época ou período histórico, ideal para narradores que queiram ambientar suas narrativas em outros períodos ou realidades, pois o medo é um sentimento intrínseco.  

Os Sonhadores são os únicos que conseguem lembrar-se de todos os acontecimentos do Mundo dos Pesadelos, esse pesado fardo causa traumas, insanidades, destrói a psique do Sonhador, mais esses traumas permitem uma interação que manipula as leis que regem o Mundo dos Pesadelos.

Universo Compartilhado

Antes da construção dos personagens, o Narrador em conjunto com os Jogadores desenvolvem o cenário da narrativa, definindo quais serão os recursos narrativos utilizados, qual será o período, quais Pesadelos são atuantes, qual a concepção de realidade do Mundo Normal, pois a maleabilidade da ambientação permite narrativas históricas, atuais, futurísticas, steampunk, cyberpunk, dentre outras. 

Resolução de Conflitos

A resolução de conflitos em Pesadelos Terríveis é de fácil assimilação e durante a construção de personagem o jogador define o histórico, os objetivos, os medos, os traumas, os poderes e a personalidade do personagem de forma descritiva. Essas informações que compõe o personagem são considerados aspectos e quando necessário, os mesmos compõe uma parada de dados d6 (os únicos utilizados) em conjunto os aspectos positivos de seu opositor, os dados são rolados e os resultados comparados, os testes sempre são resistidos, o ideal é utilizar dados de duas cores diferentes; no resultado se o dado de vantagens do jogador obter maior valor, o resultado lhe é favorável, se o valor mais alto é do dado do oponente, este terá sucesso na disputa, qualquer valor repetido nos dados soma +1 ao valor mais alto de forma cumulativa.

Com esse domínio básico os jogadores conseguem desenvolver uma narrativa intensa, obtendo uma experiência de jogo única.

Sou Narrador novato, será que consigo narrar Pesadelos Terríveis?

SIM! Pesadelos Terríveis é um guia para narradores iniciantes. No Capitulo VII – A Arquitetura do Medo, Jorge Valpaços fornece inúmeras sugestões de desenvolvimento de narrativas, dissecando toda a estrutura de uma sessão, campanha e conto. Há um passo-a-passo de desenvolvimento da narrativa com exemplos e sugestões ideal para narradores novatos.

Suporte Lampião Game Studio

A Lampião Game Studio sempre mantém um suporte contínuo e gratuito para seus título e o Jorge Valpaços também desenvolve suas ideias no blog da Editora AVEC.

Conclusão

COMPREM e NARREM... Pesadelos Terríveis é uma dos melhores RPG de Horror da atualidade, todos sabem que considero Abismo Infinito um dos melhores RPG brasileiros, mas Pesadelos Terríveis tá no mesmo nível. E Jorge Valpaços parabéns... que escrita fantástica, fiquei pesando em como seria um livro de Dicas para Narradores escrito por você... olha só Artur Vecchi, obrigado por me apresentar Pesadelos Terríveis. Vítor Coelho obrigado por elaborar uma diagramação e designer instigante. Ana Recalde e Denis Mello que obra fantástica!
Ahhh... valeu Hugo por emprestar seu exemplar de Beladona!

Saiba mais...

Acompanhem as publicações da Editora AVEC através do SITE OFICIAL, na página do FACEBOOK, no perfil do INSTAGRAM e no TWITTER.

Acompanhem as publicações da Lampião Game Studio através do SITE OFICIAL e na página do FACEBOOK.

Quero comprar!

Comentários