[Resenha] Guardiã – A Detetive do Sobrenatural


Sinopse: Guardiã é uma criação do holandês Robbert Damen que nos leva à uma sombria Inglaterra Vitoriana, onde uma corajosa mulher envolvida com a Ycotland Yard desafia os preconceitos da época e ajuda a resolver os casos mais misteriosos. Nas três surpreendentes histórias deste volume, a Guardiã enfrenta o sobrenatural, investigando crimes que envolvem a abastada nobreza local e seus estranhos segredos.

A Guardiã – A Detetive do Sobrenatural da AVEC Editora é uma HQ prazerosa de ler, são três tramas competentes, ambientadas na Londres Vitoriana envolvendo investigadores da Scotland Yard, mistério, terror, misticismo e uma protagonista feminina de personalidade forte que enfrenta os ditames da sociedade da época.
  
A Obra

A HQ Guardiã – A Detetive do Sobrenatural apresenta três histórias, inicialmente sem relação, mas no olhar de um leitor atento, é possível obter algumas informações sobre o passado da protagonista, uma investigadora de intuição ímpar e consultora da Scotland Yard, especializada em casos sobrenaturais, sem explicação racional.

A narrativa é muito envolvente e o fato do autor manter o mistério da origem da protagonista e fornecer pequenas pistas entre as histórias, aguça a curiosidade do leitor.

Sir Godfried – na trama da primeira história, a Guardiã, deve solucionar diversos homicídios cometidos por pessoas tiveram um surto psicológico e tornaram-se assassinos, e aparentemente não há qualquer relação entre as vítimas.
Srta. Banning – na trama da segunda história, a Guardiã, envolve-se na investigação de um assassinato em uma zona portuária, na qual, o legista aponta que o crime foi cometido por animais selvagens, mas a influência de membros da alta sociedade londrina obriga a Scotland Yard arquivar o caso.
Doutor Lowe – na trama da terceira história, a Guardiã, deve investigar uma série de assassinatos cometidos por enorme homem coberto de lama, a cada pista revelada, a investigadora envolve-se nos segredos da nobreza londrina e apenas as forças místicas podem lhe ajudar.

Robbert Damen desenha e roteiriza a Guardiã – A Detetive do Sobrenatural, apesar do seu traço ser cartunesco, ele retrata cenas de ação, violência e nu frontal de forma ágil e impactante, as tramas são concisas e o plotwist é fenomenal. A experiência de Damen em escrever tirinhas é bem utilizada na HQ, pois ele consegue em poucas páginas apresentar os personagens, os elementos do enredo e desenvolver a narrativa que flui durante a leitura, concluindo a história de forma competente e satisfatória, sem recorrer ao Deus Ex Machina.

O Autor - Robbert Damen

Robbert Damen é um ilustrador holandês e quadrinista, responsável pelos roteiros das HQ Pato Donald, Tina, Taptoe e Wild Van Freek desde 1990, mas ganhou destaque com os seus trabalhos autorais; Guardiã – A Detetive do Sobrenatural (Eppo, desde 2012) e Prinses Simone (Tina , desde 2017).

Nascido em Noordwijkerhout em 1971, Robbert Damen começou a desenhar quadrinhos para revistas de quadrinhos independentes como Impuls, Stripnieuws e De Stripper em 1995. Suas tirinhas Snoek en Trawanten foram publicadas pela primeira vez na Striparazzi em 1999, e depois na De Stripper, Stripnieuws e MYX.

Conclusão & Castelos Falkenstein (RPG)

Leitura obrigatória para fãs da cultura da Era Vitoriana com elementos góticos, pois ao final da narrativa a minha cabeça fervilhava com idéias para personagens para o RPG Castelo Falkenstein, lançado pela Devir Editora na década de noventa e prestes a ser relançado pela Retropunk Publicações.

Ficha Técnica.
Título: Guardiã – A Detetive do Sobrenatural.
Publicação: Editora AVEC.
Páginas: 48 páginas coloridas, papel couché fosco 150g e capa supremo cartão 300g Prolan brilho
Ano de Publicação: 2016
Formato: 21×28 cm

Comentários