[RPG/Cardgame] Aventuras Ancestrais - Conheça o novo jogo potiguar.


    
Release Oficial... em breve irei publicar a minha opinião e relatos sobre o jogo Aventuras Ancestrais, o release oficial está muito bem escrito e rico em detalhes, dessa forma, disponibilizo para vocês integralmente.

Na primeira quinzena do mês de março foi lançado para todo o país o jogo Aventuras Ancestrais criado por dois potiguares, o Diego Azevedo e o Jefferson Oliveira. O jogo conta com mais de 70 cartas e possui uma rica ilustração baseada nas pinturas rupestres do Sítio Arqueológico de Xique Xique e reimaginadas em desenho de nanquim.

O jogo se passa nas terras do Rio Grande há 10 mil anos atrás e mistura a dinâmica de jogo de cartas com a narração do Role-Playing Game (RPG). Bastante rápido na montagem dos personagens, pode ser iniciado a partir de dois jogadores, não tem limite de composição de mesa, a partida mínima dura até 20 minutos e sua faixa etária a partir de 12 anos. Um jogo rápido, divertido, para a família, com conteúdo e uma possibilidade rara de se divertir no paleolítico com heróis que vão do místico ao estratégico.


Por que jogar Aventuras Ancestrais?

Aventuras Ancestrais se passa há 10 mil anos nas terras do Rio Grande. Criaturas se esgueiram entre as enormes árvores da densa floresta, estranhos sons ecoam do interior de místicas cavernas, manadas de criaturas correm nos campos vastos de terras secas e um grupo de pequenas caçadoras tenta sobreviver mais um dia neste mundo de enormes criaturas letais, magias ancestrais e lugares desconhecidos.

O cenário do jogo é baseado nas pinturas rupestres de sítios arqueológicos no Rio Grande do Norte. No entanto, o cenário vai além e se permite reimaginar o mundo ancestral. A letalidade existe, mas a magia e o mundo fantástico também, tão naturais quanto qualquer outro ser.

Para alguns, o cenário já seria suficiente para se permitir experimentar este jogo, mas não é só isso, pois Aventuras Ancestrais inova em muito mais! Como base para o sistema, o jogo faz uso da Apocalypse Engine, a mesma de Dungeon World, Apocalypse World, Sombras Urbanas, etc. Nesse sentido, o jogo propõe a criação coletiva de histórias com regras que focam no desenvolvimento da ficção e da história. Trata-se de um jogo com regras claras, sem exceções, sem grande complexidade, mas com muita profundidade. É por essa razão que Aventuras Ancestrais é um jogo dinâmico, fluido e de movimentos rápidos!

Seguindo a proposta de ser rápido e dinâmico, para finalizar sobre a razão que você deve se deixar jogar Aventuras Ancestrais, é que se trata de um RPG que usa apenas e exclusivamente de um baralho de cartas próprio e nada mais. Um conjunto de pinturas que representa os perigos, os personagens, as histórias e tudo mais que o jogo precisa representar. Em um cenário sem escrita, pinturas rupestres e símbolos de uma linguagem proto-escrita, as vezes é tudo que se tem para passar a mensagem adiante. Dessa forma, combine imagens e posicionamentos das cartas para representar tudo que é preciso durante suas aventuras. Para os que necessitam de texto, no entanto, não se preocupem, cada carta tem um título que sugere uma cena. Além disso, existe um baralho de cartas apenas com regras e cartas-guia para os movimentos. Tudo para que sua sessão de RPG seja rápida e dinâmica como deve ser! Tudo que você precisa para começar a jogar Aventuras Ancestrais é adquirir o jogo, separar e distribuir as cartas e narrar para ver o que acontece!

Por que comprar Aventuras Ancestrais?

Por se tratar de um RPG em cartas, por mais que ao comprá-lo você também leve o manual de regras em PDF, tudo que você precisa para jogar Aventuras Ancestrais está inserido no baralho de cartas, dentro da pequena caixa de jogo (incluindo resumo de regras em cartas). Dependendo do tamanho de seu bolso, você pode levar o baralho, no bolso mesmo, para onde quiser. Sem lápis, dados ou papel, apenas tire o baralho de seu bolso e distribua as cartas entre os participantes.

Além disso, Aventuras Ancestrais traz um baralho com mais de cinquenta cartas ilustradas prontas para serem reinterpretas e reimaginadas no RPG ou em outros jogos! Nesse sentido, entre os outros jogos já criados, existem modalidades educativas para pensar o uso do baralho em aulas do Ensino Básico. Por essa razão, em uma única caixa você leva vários jogos em um!

Não é suficiente para te convencer? Que tal a possibilidade de expandir seu jogo com conteúdo disponível online e gratuito? No Blog Aventuras Ancestrais existem aventuras, cenários, modos de jogo, inspiração para histórias, movimentos customizados e muito mais por vir. Ah, e complementos e suplementos podem ser feitos por fãs!

Por fim, comprando Aventuras Ancestrais você estará incentivando um desenvolvedor de jogos nacional que buscou inspiração em uma temática local e histórica. Apoiar este projeto é apoiar que mais projetos como esse cheguem a público e que mais editoras se interessem em comercializar este tipo de conteúdo.

SAIBA MAIS SOBRE OS CRIADORES     

Diego Azevedo tem 24 anos e é o mais novo game designer que leva o nome do Estado para as produções nacionais. Ele mora em Natal, é estudante de graduação e mestrando de Arquitetura e Urbanismo, historiador formado, professor e educador popular na Rede Emancipa - Natal. Considerado pelos amigos como um sujeito criativo, ele está sempre em busca de novas ideias tanto para a educação como para o desenvolvimento de produções históricas.

Amante de jogos analógicos começou a jogar Dungeons and Drangos (D&D) e War ambos considerados clássicos de entrada na área de jogos de tabuleiro e RPG. Foi após muito participar como jogador e conhecendo projetos contemporâneos de desenvolvimento destes jogos que se encantou pelo hobby e resolveu profissionalizá-lo.

Assim como ele, seu amigo e também potiguar, Jefferson Oliveira coproduziu o jogo “Aventuras Ancestrais”. Ele é ilustrador, também é historiador formado, empreendedor e estudante de Design. A dupla se conheceu durante a graduação, na UFRN, onde criaram juntamente com outros integrantes o Coletivo Historiart.

“Foi um longo período de desenvolvimento, então estamos muito felizes e contentes com a concretização deste projeto! Quando tudo começou era difícil visualizar onde chegamos. Parecia tudo muito distante, mas com o tempo e constante aprendizado com o processo, tudo foi se encaixando e nos levando para este lançamento!” - Diego Azevedo

Pretendem participar de eventos nacionais levando o nome do RN? 
Diego: Com certeza! Hoje existem eventos especializados no hobby que inclusive premiam autores nacionais. Pretendo, sem dúvidas, estar presente nas edições referentes aos jogos de 2018, levando comigo um pouco de nossa terra.       

Como vocês enxergam o impacto desse jogo para o turismo na região do Xique Xique?       
Jefferson: Sobre o turismo, eu enxergo de forma bem positiva! O jogo traz referências claras ao local de influência para as pinturas. Nós as estudamos, nos apropriamos de seus estilos e reapresentamos elas para o mundo inteiro. Certamente o jogo pode ser usado como propaganda da região e até mesmo como um presente para turistas que passarem por aqui!

Estão pensando em um novo jogo ou expansões?  
Diego: Novos jogos sempre veem a mente! Estamos com pelo menos dois projetos em fase inicial de desenvolvimento. O que posso falar agora é sobre expansões! Com uma boa recepção do público, o folclore brasileiro certamente dará as caras em “Aventuras Ancestrais”.

SOBRE A CRIAÇÃO DO JOGO

O jogo foi concebido, desenvolvido e escrito por Diego Azevedo e ilustrado e coproduzido por Jefferson Oliveira. Muitos testes utilizando protótipos foram jogados por voluntários, em Natal, para a finalização do projeto final do jogo. Além disso, foram realizados planejamentos, pesquisas bibliográficas, coletas de dados, revisões, resoluções de problemas de mecânica e de narrativa, criados novos protótipos, suas respectivas maquetes, mais testes e o ciclo reiniciava a cada novo feedback.

Diego Azevedo explica que do processo produtivo “O mais importante é ter um bom planejamento para que tudo siga o conceito e a essência do jogo, mesmo com diversas modificações menores. Para encontrar as mecânicas certas, por exemplo, foi preciso pensar qual era a proposta original: Contar histórias sobre um passado antigo registrado em fracas pinturas nas paredes que as guardam há mais de 10 mil anos. Nesse sentido, se buscou mecânicas de jogos narrativos, principalmente de um sistema intitulado Apocalypse Engine. Estando o jogo pronto com seu protótipo, era hora de publicar, mas com quem? Aí surge a participação da Game Maker, editora brasileira que trabalha com jogos On-Demand que auxiliou para vermos o protótipo final tomar a forma física que temos hoje."

Durante a realização do jogo, muitas pessoas auxiliaram no processo de desenvolvimento participando dos testes e passando feedbacks. Diego Azevedo não poderia deixar de agradecer o apoio, “O jogo está lançado, mas não podemos esquecer dos apoiadores durante o processo: Além dos vários apoiadores e jogadores de teste, aí vai um agradecimento especial para a organização dos eventos Encontro Mundos Colidem, Trampolim da Aventura, e Oficina Lúdica todos potiguares e que de uma forma ou de outra, apoiaram o projeto com seus testes. Também não tenho como deixar de agradecer o revisor Marcos Rodrigues.”       

O COLETIVO HISTORIART   

O Coletivo foi fundado, no ano de 2015, por um grupo de historiadores e historiadoras. Teve como objetivo contar histórias nunca antes narradas e de reviver experiências já há muito esquecidas através de jogos de tabuleiro, narrativas, teatro, artes visuais e muitos outros metodologias. Atualmente o coletivo também é o Studio de jogos Historiart, que por sua vez, foca em produções inspiradas nas pinturas rupestres do sítio arqueológico de Xique Xique localizado no Rio Grande do Norte.

As Pinturas, que os ancestrais humanos registraram nas rochas do sítio arqueológico, foram reimaginadas e transformadas em personagens completos que compõem o arsenal narrativo do jogo. Foi através das pinturas que, também, foi criado o lendário caçador Cabeça de Caju um dos principais personagens do universo de “Aventuras Ancestrais” e a principal influência para a criação do jogo.

SAIBA MAIS
Blog Aventuras Ancestrais – Onde são publicadas possibilidades de narrativas, de cenários e de modalidades novas de jogos (expansões).




Grupo no Telegram para discussão e formação de cadastro de voluntários para testes de novas expansões ou jogos: (tg://resolve?domain=aventurasancestraisrpg)

Comentários

  1. Aventuras Ancestrais​ um jogo de cartas que utiliza elementos do Apocalypse World Engine, ambientado em um cenário baseado nas pinturas rupestres de sítios arqueológicos no Rio Grande do Norte, reimaginando o mundo de fantasia repleto de perigos e magia.

    Aventuras Ancestrais se passa há 10 mil anos nas terras do Rio Grande. Criaturas se esgueiram entre as enormes árvores da densa floresta, estranhos sons ecoam do interior de místicas cavernas, manadas de criaturas correm nos campos vastos de terras secas e um grupo de pequenas caçadoras tenta sobreviver mais um dia neste mundo de enormes criaturas letais, magias ancestrais e lugares desconhecidos.

    #rpg #cardgame #aventurasancestrais #filhosdagehenna

    https://filhosdagehenna.blogspot.com.br/2018/03/rpgcardgame-aventuras-ancestrais.html

    ResponderExcluir
  2. Massa demais. Parabens Diego e Jeferson, e ao Jan por mais uma ótima resenha.

    ResponderExcluir

Postar um comentário