Release Oficial... em breve irei publicar a minha opinião e relatos sobre o jogo Aventuras Ancestrais, o release oficial está muito bem escrito e rico em detalhes, dessa forma, disponibilizo para vocês integralmente.
Na primeira quinzena do mês de março foi lançado para todo o país o jogo Aventuras Ancestrais criado por dois potiguares, o Diego Azevedo e o Jefferson Oliveira. O jogo
conta com mais de 70 cartas e possui uma rica ilustração baseada nas pinturas
rupestres do Sítio Arqueológico de Xique Xique e reimaginadas em desenho de
nanquim.
O
jogo se passa nas terras do Rio Grande há 10 mil anos atrás e mistura a
dinâmica de jogo de cartas com a narração do Role-Playing Game (RPG). Bastante
rápido na montagem dos personagens, pode ser iniciado a partir de dois
jogadores, não tem limite de composição de mesa, a partida mínima dura até 20
minutos e sua faixa etária a partir de 12 anos. Um jogo rápido, divertido, para
a família, com conteúdo e uma possibilidade rara de se divertir no paleolítico
com heróis que vão do místico ao estratégico.
Por
que jogar Aventuras Ancestrais?
Aventuras
Ancestrais se passa há 10 mil anos nas terras do Rio Grande. Criaturas se esgueiram
entre as enormes árvores da densa floresta, estranhos sons ecoam do interior de
místicas cavernas, manadas de criaturas correm nos campos vastos de terras
secas e um grupo de pequenas caçadoras tenta sobreviver mais um dia neste mundo
de enormes criaturas letais, magias ancestrais e lugares desconhecidos.
O
cenário do jogo é baseado nas pinturas rupestres de sítios arqueológicos no Rio
Grande do Norte. No entanto, o cenário vai além e se permite reimaginar o mundo
ancestral. A letalidade existe, mas a magia e o mundo fantástico também, tão
naturais quanto qualquer outro ser.
Para
alguns, o cenário já seria suficiente para se permitir experimentar este jogo,
mas não é só isso, pois Aventuras Ancestrais inova em muito mais! Como base
para o sistema, o jogo faz uso da Apocalypse Engine, a mesma de Dungeon World,
Apocalypse World, Sombras Urbanas, etc. Nesse sentido, o jogo propõe a criação
coletiva de histórias com regras que focam no desenvolvimento da ficção e da
história. Trata-se de um jogo com regras claras, sem exceções, sem grande
complexidade, mas com muita profundidade. É por essa razão que Aventuras
Ancestrais é um jogo dinâmico, fluido e de movimentos rápidos!
Seguindo
a proposta de ser rápido e dinâmico, para finalizar sobre a razão que você deve
se deixar jogar Aventuras Ancestrais, é que se trata de um RPG que usa apenas e
exclusivamente de um baralho de cartas próprio e nada mais. Um conjunto de
pinturas que representa os perigos, os personagens, as histórias e tudo mais
que o jogo precisa representar. Em um cenário sem escrita, pinturas rupestres e
símbolos de uma linguagem proto-escrita, as vezes é tudo que se tem para passar
a mensagem adiante. Dessa forma, combine imagens e posicionamentos das cartas
para representar tudo que é preciso durante suas aventuras. Para os que
necessitam de texto, no entanto, não se preocupem, cada carta tem um título que
sugere uma cena. Além disso, existe um baralho de cartas apenas com regras e
cartas-guia para os movimentos. Tudo para que sua sessão de RPG seja rápida e
dinâmica como deve ser! Tudo que você precisa para começar a jogar Aventuras
Ancestrais é adquirir o jogo, separar e distribuir as cartas e narrar para ver
o que acontece!
Por
que comprar Aventuras Ancestrais?
Por
se tratar de um RPG em cartas, por mais que ao comprá-lo você também leve o
manual de regras em PDF, tudo que você precisa para jogar Aventuras Ancestrais
está inserido no baralho de cartas, dentro da pequena caixa de jogo (incluindo
resumo de regras em cartas). Dependendo do tamanho de seu bolso, você pode
levar o baralho, no bolso mesmo, para onde quiser. Sem lápis, dados ou papel,
apenas tire o baralho de seu bolso e distribua as cartas entre os
participantes.
Além
disso, Aventuras Ancestrais traz um baralho com mais de cinquenta cartas
ilustradas prontas para serem reinterpretas e reimaginadas no RPG ou em outros
jogos! Nesse sentido, entre os outros jogos já criados, existem modalidades
educativas para pensar o uso do baralho em aulas do Ensino Básico. Por essa
razão, em uma única caixa você leva vários jogos em um!
Não
é suficiente para te convencer? Que tal a possibilidade de expandir seu jogo
com conteúdo disponível online e gratuito? No Blog Aventuras Ancestrais existem aventuras,
cenários, modos de jogo, inspiração para histórias, movimentos customizados e
muito mais por vir. Ah, e complementos e suplementos podem ser feitos por fãs!
Por
fim, comprando Aventuras Ancestrais você estará incentivando um desenvolvedor
de jogos nacional que buscou inspiração em uma temática local e histórica. Apoiar
este projeto é apoiar que mais projetos como esse cheguem a público e que mais
editoras se interessem em comercializar este tipo de conteúdo.
SAIBA
MAIS SOBRE OS CRIADORES
Diego
Azevedo tem 24 anos e é o mais novo game designer que leva o nome do Estado
para as produções nacionais. Ele mora em Natal, é estudante de graduação e
mestrando de Arquitetura e Urbanismo, historiador formado, professor e educador
popular na Rede Emancipa - Natal. Considerado pelos amigos como um sujeito
criativo, ele está sempre em busca de novas ideias tanto para a educação como
para o desenvolvimento de produções históricas.
Amante
de jogos analógicos começou a jogar Dungeons and Drangos (D&D) e War ambos
considerados clássicos de entrada na área de jogos de tabuleiro e RPG. Foi após
muito participar como jogador e conhecendo projetos contemporâneos de
desenvolvimento destes jogos que se encantou pelo hobby e resolveu
profissionalizá-lo.
Assim
como ele, seu amigo e também potiguar, Jefferson Oliveira coproduziu o jogo
“Aventuras Ancestrais”. Ele é ilustrador, também é historiador formado,
empreendedor e estudante de Design. A dupla se conheceu durante a graduação, na
UFRN, onde criaram juntamente com outros integrantes o Coletivo Historiart.
“Foi
um longo período de desenvolvimento, então estamos muito felizes e contentes
com a concretização deste projeto! Quando tudo começou era difícil visualizar
onde chegamos. Parecia tudo muito distante, mas com o tempo e constante
aprendizado com o processo, tudo foi se encaixando e nos levando para este
lançamento!” - Diego Azevedo
Pretendem
participar de eventos nacionais levando o nome do RN?
Diego:
Com certeza! Hoje existem eventos especializados no hobby que inclusive premiam
autores nacionais. Pretendo, sem dúvidas, estar presente nas edições referentes
aos jogos de 2018, levando comigo um pouco de nossa terra.
Como
vocês enxergam o impacto desse jogo para o turismo na região do Xique Xique?
Jefferson:
Sobre o turismo, eu enxergo de forma bem positiva! O jogo traz referências
claras ao local de influência para as pinturas. Nós as estudamos, nos
apropriamos de seus estilos e reapresentamos elas para o mundo inteiro.
Certamente o jogo pode ser usado como propaganda da região e até mesmo como um
presente para turistas que passarem por aqui!
Estão
pensando em um novo jogo ou expansões?
Diego:
Novos jogos sempre veem a mente! Estamos com pelo menos dois projetos em fase
inicial de desenvolvimento. O que posso falar agora é sobre expansões! Com uma
boa recepção do público, o folclore brasileiro certamente dará as caras em
“Aventuras Ancestrais”.
SOBRE
A CRIAÇÃO DO JOGO
O
jogo foi concebido, desenvolvido e escrito por Diego Azevedo e ilustrado e
coproduzido por Jefferson Oliveira. Muitos testes utilizando protótipos foram
jogados por voluntários, em Natal, para a finalização do projeto final do jogo.
Além disso, foram realizados planejamentos, pesquisas bibliográficas, coletas de
dados, revisões, resoluções de problemas de mecânica e de narrativa, criados
novos protótipos, suas respectivas maquetes, mais testes e o ciclo reiniciava a
cada novo feedback.
Diego
Azevedo explica que do processo produtivo “O mais importante é ter um bom
planejamento para que tudo siga o conceito e a essência do jogo, mesmo com
diversas modificações menores. Para encontrar as mecânicas certas, por exemplo,
foi preciso pensar qual era a proposta original: Contar histórias sobre um
passado antigo registrado em fracas pinturas nas paredes que as guardam há mais
de 10 mil anos. Nesse sentido, se buscou mecânicas de jogos narrativos,
principalmente de um sistema intitulado Apocalypse Engine. Estando o jogo
pronto com seu protótipo, era hora de publicar, mas com quem? Aí surge a
participação da Game Maker, editora brasileira que trabalha com jogos On-Demand
que auxiliou para vermos o protótipo final tomar a forma física que temos hoje."
Durante
a realização do jogo, muitas pessoas auxiliaram no processo de desenvolvimento
participando dos testes e passando feedbacks. Diego Azevedo não poderia deixar
de agradecer o apoio, “O jogo está lançado, mas não podemos esquecer dos
apoiadores durante o processo: Além dos vários apoiadores e jogadores de teste,
aí vai um agradecimento especial para a organização dos eventos Encontro Mundos Colidem, Trampolim da Aventura, e Oficina Lúdica todos potiguares e que de uma
forma ou de outra, apoiaram o projeto com seus testes. Também não tenho como
deixar de agradecer o revisor Marcos Rodrigues.”
O
COLETIVO HISTORIART
O
Coletivo foi fundado, no ano de 2015, por um grupo de historiadores e
historiadoras. Teve como objetivo contar histórias nunca antes narradas e de
reviver experiências já há muito esquecidas através de jogos de tabuleiro,
narrativas, teatro, artes visuais e muitos outros metodologias. Atualmente o
coletivo também é o Studio de jogos Historiart, que por sua vez, foca em
produções inspiradas nas pinturas rupestres do sítio arqueológico de Xique
Xique localizado no Rio Grande do Norte.
As
Pinturas, que os ancestrais humanos registraram nas rochas do sítio
arqueológico, foram reimaginadas e transformadas em personagens completos que
compõem o arsenal narrativo do jogo. Foi através das pinturas que, também, foi
criado o lendário caçador Cabeça de Caju um dos principais personagens do
universo de “Aventuras Ancestrais” e a principal influência para a criação do
jogo.
SAIBA MAIS
Blog Aventuras Ancestrais – Onde são publicadas possibilidades de narrativas, de cenários e de
modalidades novas de jogos (expansões).
Grupo
no Telegram para discussão e formação de cadastro de voluntários para testes de
novas expansões ou jogos: (tg://resolve?domain=aventurasancestraisrpg)
Aventuras Ancestrais um jogo de cartas que utiliza elementos do Apocalypse World Engine, ambientado em um cenário baseado nas pinturas rupestres de sítios arqueológicos no Rio Grande do Norte, reimaginando o mundo de fantasia repleto de perigos e magia.
ResponderExcluirAventuras Ancestrais se passa há 10 mil anos nas terras do Rio Grande. Criaturas se esgueiram entre as enormes árvores da densa floresta, estranhos sons ecoam do interior de místicas cavernas, manadas de criaturas correm nos campos vastos de terras secas e um grupo de pequenas caçadoras tenta sobreviver mais um dia neste mundo de enormes criaturas letais, magias ancestrais e lugares desconhecidos.
#rpg #cardgame #aventurasancestrais #filhosdagehenna
https://filhosdagehenna.blogspot.com.br/2018/03/rpgcardgame-aventuras-ancestrais.html
Massa demais. Parabens Diego e Jeferson, e ao Jan por mais uma ótima resenha.
ResponderExcluir