[ABEA] Rhomá - Personagens Ciganos


Os rhomá constituem uma única etnia, que tem em comum a língua e a origem, e estão divididos em três distintos grupos – Calon, Rom e Sinti. Os rhomá chegaram ao Brasil na segunda metade do século XVI, expulsos de Portugal como degredados, acusados de crimes contra a Coroa e condenados ao exílio na Colônia.
O exílio dos rhomá para as colônias portuguesas, tinha por finalidade, povoar os territórios além-mar, inicialmente enviados para África e posteriormente para o Brasil, onde eram destinados a ocupar as áreas dos sertões ao enfrentar os nativos.
Oficialmente, em 1574, os primeiros rhomá a chegarem ao Brasil, foram do grupo calon, a família de João de Torres e Angelina, acompanhados dos filhos, que foram degredados por crimes contra a Coroa, mas há vários relatos de rhomá que vieram nas caravelas de Cabral.
Calon, Kalon ou calé, é como são conhecidos e os rhomá da Península Ibérica. Uma palavra derivada do romani caló, que significa “negro”, adotada pela etnia por dois motivos; o tom de pele escura dos membros da etnia e a fé fervorosa ao culto de Sara Kali e das demais Virgens Negras. A língua calon denominada de chibi, do romani tschib, é a prova do comportamento nômade dos rhomá, pois é uma variação do romani com a mescla de dialetos peninsulares e influência do árabe.
O estilo de vida nômade, a alegria de viver, a cultura musical e as práticas místicas dos rhomá incomodavam os membros da “aristocracia” da Colônia. O que resultou em perseguições e diversas vezes foram expulsos das Capitanias por decretos outorgados pelo Governador.
Os rhomá são os senhores da barganhar e geralmente conseguem obter vantagens nas trocas comerciais. Os calon que viajavam entre as cidades, quando chegavam erguiam suas tentas e ofereciam diversos ofícios, desde o conserto de utensílios e ferramentas de uso do cotidiano até a venda de cavalos. As mulheres rhomá trajando as típicas vestimentas, andavam pelas vielas oferecendo as previsões do futuro através da leitura das mãos.

Criação de Personagens Rhomá
Vestimentas: As mulheres rhomá utilizam longas saias até o tornozelo com adornos e cores vibrantes, as blusas de gola alta sem decotes, mas demonstram uma sensualidade e sempre utilizam um lenço (talith) ou cachecol (diklô). Os homens rhomá vestem blusas de cores vibrantes com detalhes bordados e mangas longas, as calças compridas e largas, com cinturões ou largas faixas amarradas na cintura e um lenço na cabeça. As indumentárias utilizam adornos de pedras preciosas e moedas de ouro.
Habilidades sugeridas: Equitação, Medicina de Campo, Natação, Prestidigitação, Folclore, Herbalismo, Navegação Terrestre, Armas de Corte (faca), Armas Exóticas (Diklô ou Talith), Barganha, Oratória, Persuasão, Ferraria, Dança, Teatro, Vocal, Instrumentos de Corda, Instrumentos de Percussão, Comércio, Condução de Gado, Língua (Chibi), e Quiromancia.


Nova Característica
Degredado – condenado ao exílio.
Os rhomá que chagaram a Colônia carregam o preconceito de terem sido degredados por seus crimes a Coroa, que geralmente eram motivados por sua sagacidade no comércio, pois os agentes da Coroa não gostavam de sair perdendo nas barganhas comerciais.

Novas Habilidades
Língua (Chibi): A língua rhomá dos calon, além de ser uma mescla dos dialetos peninsulares, na Colônia receberam diversas influências dos dialetos indígenas.
Quiromancia: Mística arte dos rhomá de adivinhação, ao interpretar os sinais nas linhas das palmas das mãos.
Armas Exóticas (Diklô ou Talith): O Talith (lenço) e o diklô (cachecol) possuem adornos nas pontas, que podem ser substituídos por farpas, tornando-se uma arma.

Diklô          
·         Tamanho: Cachecol com 1,80m.
·         Tipo de Habilidade: Arma Exótica (Diklô).
·         Mãos para manejar: 2 mãos.
·         Uso/alcance: Curta distância ou corpo a corpo.
·         Dano: 1

Talith
·         Tamanho: Lenço com 1,50m.
·         Tipo de Habilidade: Arma Exótica (Talith).
·         Mãos para manejar: 2 mãos.
·         Uso/alcance: Curta distância ou corpo a corpo.
·         Dano: 1
Manobras de Combate
Ataque furtivo: O rhomá realiza um ataque repentino com o talith ou o diklô, visando pontos vulneráveis. Esse ataque só pode ser realizado enquanto o oponente não descobrir que talith ou o diklô podem ser utilizados como armas. É um ataque corpo a corpo, realizado como façanha intermediária, que ignora a defesa ativa do alvo, causando 1 de dano.

Derrubar: O rhomá realiza um ataque com o talith ou o diklô, visando imobilizar e derrubar o seu alvo. Nesse ataque o rhomá envolve o alvo, obstruindo sua visão e o empurra, derrubando o oponente. O atacante fica desarmado, pois o talith ou o diklô fica envolvido no oponente. É um ataque corpo a corpo que não causa dano, realizado como façanha difícil, que ignora a defesa ativa do alvo. Para se soltar e levantar o alvo demora um turno.

Desarmar: O rhomá utiliza o talith ou o diklô para envolver a armar e o braço do oponente e puxá-la, com o objetivo de desarmá-lo. Não é possível utilizar essa manobra em armas de duas mãos, armas de haste e armas de ataque à distância. É um ataque corpo a corpo que não causa dano, realizado como façanha lendária, que ignora a defesa ativa e passiva do alvo.

Sara Kali e as Virgens Negras
Os rhomá são devotos fiéis a Sara Kali e as Virgens Negras, que abençoam os necessitados e os guiam no caminho da fé e da esperança.
Em termos de regras: Os devotos de Sara Kali, podem adquirir poderes sobrenaturais, através da habilidade , mas estão limitados a escolha das graças (Proteção contra o mal, Defesa contra magia, Profecia e Recuperação) e da mesma forma devem abdicar do uso de armas.

Quiromancia
Através da leitura das mãos os rhomá possuem a capacidade de interpretar os sutis sinais do passado e prever acontecimentos futuros. A previsão não pode ser realizada seguidas vezes para a mesma pessoa é necessário um período de tempo, geralmente um ciclo lunar.
Em termos de regra: o rhomá realiza uma façanha de Quiromancia, com dificuldade intermediaria, se bem-sucedido a visão do passado é clara e revela de forma verídica um acontecimento, geralmente utilizada para responder indagações ou descobrir a veracidade dos fatos; a visão do futuro é duvidosa, mas revela indícios dos eventos, deixando a pessoa atenta para evitar fatalidades, o personagem recebe um bônus de +3 nas suas ações que estão envolvidas com a visão, a critério do Mediador. O bônus tem a duração até o próximo amanhecer, mesmo que a visão não se confirme.

Maldições & Castigos
Por muitas vezes o povo rhomá sofreu injúrias e perseguições, que causaram grandes perdas. Em casos em que a ofensa manchava a honra ou envolvia a perda de familiares os rhomá rogavam maus-olhares aos seus inimigos, proferindo maldições que poderiam se estender por gerações.
Em termos de regra: confira os detalhes em “Maldições & Castigos” disponível no blog Filhos da Gehenna.

Comentários