Os rhomá constituem uma única
etnia, que tem em comum a língua e a origem, e estão divididos em três distintos
grupos – Calon, Rom e Sinti. Os rhomá chegaram ao Brasil na segunda metade do
século XVI, expulsos de Portugal como degredados, acusados de crimes contra a
Coroa e condenados ao exílio na Colônia.
O exílio dos rhomá para as
colônias portuguesas, tinha por finalidade, povoar os territórios além-mar,
inicialmente enviados para África e posteriormente para o Brasil, onde eram
destinados a ocupar as áreas dos sertões ao enfrentar os nativos.
Oficialmente, em 1574, os
primeiros rhomá a chegarem ao Brasil, foram do grupo calon, a família de João
de Torres e Angelina, acompanhados dos filhos, que foram degredados por crimes
contra a Coroa, mas há vários relatos de rhomá que vieram nas caravelas de
Cabral.
Calon, Kalon ou calé, é como são
conhecidos e os rhomá da Península Ibérica. Uma palavra derivada do romani
caló, que significa “negro”, adotada pela etnia por dois motivos; o tom de pele
escura dos membros da etnia e a fé fervorosa ao culto de Sara Kali e das demais
Virgens Negras. A língua calon denominada de chibi, do romani tschib, é a prova
do comportamento nômade dos rhomá, pois é uma variação do romani com a mescla
de dialetos peninsulares e influência do árabe.
O estilo de vida nômade, a
alegria de viver, a cultura musical e as práticas místicas dos rhomá incomodavam
os membros da “aristocracia” da Colônia. O que resultou em perseguições e
diversas vezes foram expulsos das Capitanias por decretos outorgados pelo
Governador.
Os rhomá são os senhores da
barganhar e geralmente conseguem obter vantagens nas trocas comerciais. Os
calon que viajavam entre as cidades, quando chegavam erguiam suas tentas e
ofereciam diversos ofícios, desde o conserto de utensílios e ferramentas de uso
do cotidiano até a venda de cavalos. As mulheres rhomá trajando as típicas
vestimentas, andavam pelas vielas oferecendo as previsões do futuro através da
leitura das mãos.
Criação
de Personagens Rhomá
Vestimentas: As mulheres rhomá utilizam longas saias até
o tornozelo com adornos e cores vibrantes, as blusas de gola alta sem decotes,
mas demonstram uma sensualidade e sempre utilizam um lenço (talith) ou cachecol
(diklô). Os homens rhomá vestem blusas de cores vibrantes com detalhes bordados
e mangas longas, as calças compridas e largas, com cinturões ou largas faixas
amarradas na cintura e um lenço na cabeça. As indumentárias utilizam adornos de
pedras preciosas e moedas de ouro.
Habilidades
sugeridas: Equitação, Medicina de Campo,
Natação, Prestidigitação, Folclore, Herbalismo, Navegação Terrestre, Armas de Corte
(faca), Armas Exóticas (Diklô ou Talith), Barganha, Oratória, Persuasão,
Ferraria, Dança, Teatro, Vocal, Instrumentos de Corda, Instrumentos de
Percussão, Comércio, Condução de Gado, Língua (Chibi), e Quiromancia.
Nova Característica
Degredado – condenado ao exílio.
Os rhomá que chagaram a Colônia
carregam o preconceito de terem sido degredados por seus crimes a Coroa, que
geralmente eram motivados por sua sagacidade no comércio, pois os agentes da
Coroa não gostavam de sair perdendo nas barganhas comerciais.
Novas
Habilidades
Língua (Chibi): A língua rhomá dos calon, além de ser uma
mescla dos dialetos peninsulares, na Colônia receberam diversas influências dos
dialetos indígenas.
Quiromancia: Mística arte dos rhomá de adivinhação, ao
interpretar os sinais nas linhas das palmas das mãos.
Armas
Exóticas (Diklô ou Talith): O
Talith (lenço) e o diklô (cachecol) possuem adornos nas pontas, que podem ser substituídos
por farpas, tornando-se uma arma.
Diklô
·
Tamanho: Cachecol com 1,80m.
·
Tipo de
Habilidade: Arma
Exótica (Diklô).
·
Mãos para
manejar: 2 mãos.
·
Uso/alcance: Curta distância ou corpo a corpo.
·
Dano: 1
Talith
·
Tamanho: Lenço com 1,50m.
·
Tipo de
Habilidade: Arma
Exótica (Talith).
·
Mãos para
manejar: 2 mãos.
·
Uso/alcance: Curta distância ou corpo a corpo.
·
Dano: 1
Manobras
de Combate
Ataque
furtivo: O rhomá realiza um ataque
repentino com o talith ou o diklô, visando pontos vulneráveis. Esse ataque só
pode ser realizado enquanto o oponente não descobrir que talith ou o diklô
podem ser utilizados como armas. É um ataque
corpo a corpo, realizado como façanha intermediária, que ignora a
defesa ativa do alvo, causando 1 de dano.
Derrubar: O rhomá realiza um ataque com o talith ou o
diklô, visando imobilizar e derrubar o seu alvo. Nesse ataque o rhomá envolve o
alvo, obstruindo sua visão e o empurra, derrubando o oponente. O atacante fica
desarmado, pois o talith ou o diklô fica envolvido no oponente. É um ataque corpo a corpo que não causa
dano, realizado como façanha difícil, que ignora a defesa ativa do alvo. Para se soltar e
levantar o alvo demora um turno.
Desarmar: O rhomá utiliza o talith ou o diklô para
envolver a armar e o braço do oponente e puxá-la, com o objetivo de desarmá-lo.
Não é possível utilizar essa manobra em armas de duas mãos, armas de haste e
armas de ataque à distância. É um ataque
corpo a corpo que não causa dano, realizado como façanha lendária, que
ignora a defesa ativa e passiva do
alvo.
Sara
Kali e as Virgens Negras
Os rhomá são devotos fiéis a Sara
Kali e as Virgens Negras, que abençoam os necessitados e os guiam no caminho da
fé e da esperança.
Em termos de regras: Os devotos de Sara Kali, podem adquirir
poderes sobrenaturais, através da habilidade Fé, mas estão limitados a
escolha das graças (Proteção contra o mal, Defesa contra magia, Profecia
e Recuperação)
e da mesma forma devem abdicar do uso de armas.
Quiromancia
Através da leitura das mãos os
rhomá possuem a capacidade de interpretar os sutis sinais do passado e prever
acontecimentos futuros. A previsão não pode ser realizada seguidas vezes para a
mesma pessoa é necessário um período de tempo, geralmente um ciclo lunar.
Em termos de regra: o rhomá realiza uma façanha de Quiromancia,
com dificuldade
intermediaria, se bem-sucedido a visão do passado é clara e revela de
forma verídica um acontecimento, geralmente utilizada para responder indagações
ou descobrir a veracidade dos fatos; a visão do futuro é duvidosa, mas revela
indícios dos eventos, deixando a pessoa atenta para evitar fatalidades, o
personagem recebe um bônus de +3 nas suas ações que estão envolvidas com a
visão, a critério do Mediador. O bônus tem a duração até o próximo amanhecer,
mesmo que a visão não se confirme.
Maldições
& Castigos
Por muitas vezes o povo rhomá
sofreu injúrias e perseguições, que causaram grandes perdas. Em casos em que a
ofensa manchava a honra ou envolvia a perda de familiares os rhomá rogavam
maus-olhares aos seus inimigos, proferindo maldições que poderiam se estender
por gerações.
Em termos de regra: confira os detalhes em “Maldições & Castigos”
disponível no blog Filhos da Gehenna.
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