PodCast - Preparativos




Após conhecer a idéia básica do PodCast (maiores detalhes aqui), vamos começar a preparação para criação do seu PodCast. Antes de tudo devemos ter em mente que não existe maneira certa ou errada de produzir um PodCast.
O que realmente existe são as várias maneiras que funcionam melhor para cada pessoa, de acordo com suas necessidades e conhecimentos de edição de áudio.
Neste post teremos uma explanação de quais os softwares mais utilizados para cada plataforma.

Equipamento de Gravação...
Hoje em dia é muito fácil encontrar equipamentos de gravação até os mais simples smartphones possuem aplicativos de gravação de áudio, que dependendo da qualidade de captação do áudio podem gerar bons resultados. Agora quem já tem acesso à um Mac para gravar seu PodCast pode usar o microfone embutido em grande parte dos modelos e conseguir uma qualidade de som aceitável.
Para a grande maioria que não possuem computadores com fones embutidos, vale salientar de que a qualidade do áudio será diretamente proporcional à qualidade do microfone, ou seja, quanto melhor o microfone melhor será a qualidade da gravação e por conseqüência maior será o trabalho de edição, pois um bom microfone captar os mínimos detalhes.

Softwares - MAC...
Para os donos de Mac, a melhor opção para gravação de um PodCast é usar o GarageBand, de fácil edição e muito intuitivo.

Software – Windows...
Para os usuários do Windows, os softwares mais utilizados para a criação de PodCast são o Audacity e o All2wav, ambos disponíveis com a licença GNU, ou seja, sem custo. Ambos os programas capturam o áudio do computador com uma boa qualidade, mas o All2wav é o mais simples de ser utilizado para a gravação, deixando o Audacity para a parte final de conversão do arquivo para o formato mp3, a grande vantagem do Audacity é a quantidade de tutorias que podem ser encontrados no Youtube.

Distribuição...
O que realmente diferencia o PodCast, da RadioWeb ou de um Canal de Áudio,  é a forma como o conteúdo é distribuído, utilizando-se o RSS. O arquivo RSS é extremamente simples, oferecendo algumas informações sobre o PodCast e o arquivo a ser baixado pelo programa.

Agora que já conhecemos o PodCast e estamos familiarizados com as ferramentas utilizadas podemos começar a realizar alguns testes de gravação e edição para conhecer ainda mais a forma de produção. Então pessoal treinem bastantes edição e gravação e até++ 


Nos siga no Twitter @FilhosdaGehenna
Curta a FanPage Filhos Da Gehenna

Autor: Jan Piertezoon


A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast.  Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!

Comentários