No PodCast ForaDaTomada#01
ficou bem claro a minha preferência em narrar ao invés de jogar, dessa forma
para estar sempre capturando a atenção de meus jogadores e buscando
continuamente formas de surpreende-los em minhas narrativas passei a procurar
artigos e post sobre dicas e técnicas narrativas de RPG em revistas sites e
outros...
Em uma dessas pesquisas
encontro um livro que esta sendo o meu “Livro de Cabeceira” com tanta
informação que aos poucos irei repassar a todos. O fadado Livro é On Writing: A memoir of the Craft de
Stephen King.
No livro On Writing
Stephen King descreve as varias técnicas elaboradas em suas narrativas de uma
forma bem prática e intuitiva que podem ser aplicadas nas elaborações de uma
crônica ou campanha de RPG, apesar do livro focar para aqueles que querem
escrever seus próprios textos. Narrar é contar uma estória com a ajuda dos
jogadores e ela apesar de não ter um roteiro pré-definido ainda obedece há uma
estrutura.
Em seu livro, Stephen King
sugere que o escritor organize ferramentas de forma a estar sempre ciente de
que elas existem, e possa sacá-las nos momentos necessários, neste post irei
focar nas técnicas narrativas, apesar do livro ter outras bem importantes.
Estrutura – organize-se
antes de escrever se você não sabe onde a história vai, e quais os principais
pontos onde ela vai passar, nem comece a escrever e/ou narrar.
Tenha em mente esse
raciocínio: Um livro é sobre pessoas/personagens em situações. Pense na situação, detalhe os personagens, e
deixe-os reagir à situação. A história se
cria sozinha, e o plot tem a função apenas de amarra seu andamento.
Dessa forma organize suas
idéias e vá modelando a narrativa antes de expor aos jogadores, logo em seguida
demonstro um exemplo de estrutura adotado em minhas crônicas com base no Livro
On Writinig.
1º momento: realize um brainstorm, escreva o
mais rápido que puder, mantendo ritmo e rotina para não esquecer as
idéias. Não se preocupe em escrever
certo, nem pesquisar se não tiver certeza de algo, só escreva não se apegue a
detalhes ou a personalidade de determinado antagonista apenas faça um rascunho
dos mesmos.
2º momento: com uma
estrutura adotada vamos realizar o polimento no texto, reveja, corrija, corte, pesquise. Procure
pontos de coerência e os reforce; se for utilizar uma historia recorrente do
Metajogo do sistema adotado releia e verifique se tudo se encaixa; reveja as
motivações dos antagonistas e verifique se todas as suas ações estão coerentes
com elas.
3º momento: narre... narre
muito e sempre durante a jogatina realiza anotações para após o término da
seção de jogo rever alguns pontos da história que poderão ser modificados após
o contato dos personagens dos jogadores.
Bom, espero ter ajudado a
narradores veteranos e/ou novatos, pois apesar da trabalheira de prepara uma
aventura/crônica é muito gratificante vê os seus amigos comentarem sobre como
se divertiram com a seção de RPG. Então Até ++
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A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast. Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!
Sou fan incondicional do estilo rápido e objetivo do SK,que prende a atenção até o fim e mesmo sem ter as artimanhas do R. R. Martin(me desculpes os fans),ele consegue surpreender a cada página. Prova disso são os diversos filmes feitos tendo suas obras com inspiração...
ResponderExcluirParabéns ótimo post.