No último dia 7 de junho John Bogéa liberou o Quick Start da versão final de
Abismo Infinito e para a alegria dos fãs ele se superou e nos surpreendeu com
uma grande melhoria no sistema de jogo. Mudanças sutis e reformulações em
conceitos foram primordiais para tornar o jogo mais agradável, uma mudança que
me deixava um pouco preocupado era a retirada dos atributos HAB e CON e posso
ser sincero em afirmar que o jogo ficou até melhor, como diria os meu jogadores
– está mais fluido o sistema.
Nessa nova resenha irei trabalhar as principais mudanças e recomendo fortemente
que todos realizem o download do Quick Start de Abismo Infinito e joguem, pois a experiência é
muito boa. Narradores que buscam por algo diferente para sair um pouco da rotina
Medieval/Vampiro/Supers essa é uma ótima alternativa.
Designer
gráfico
John Bogea nos brinca com ótimas ilustrações que
ajudam na imersão do ambiente de Abismo Infinito, o layout das páginas com os
detalhes na borda que lembra partes de uma nave combinado com tom metálico que
agrada ao leitor. São esse detalhes que mostra o trabalho de perquisa realizado
na elaboração do material.
Ambientação
A idéia geral permaneceu sem drásticas mudanças, tivemos uma complementação com detalhamento
do projeto Iniciativa Cronos responsável por pelo desenvolvimento das
viagens intergalácticas, além disso, tivemos uma expansão do universo com a inclusão
das novas galáxias que compõem o Núcleo Galáctico.
Sistema...
Cadê a HAB e a CON
Quando
John Bogéa comentou pela primeira vez no PodCast Jogador Sonhador que estava querendo retirar HAB e CON eu fiquei desconfiado, mais após uma leitura no Quick Start não senti muita falta desses atributos pois a resolução de cenas agora esta bem mais
interligada com o “Atributo” Âncora que determina a quantidade de dados a serem
lançados para a resolução dos conflitos – 1 Âncora, rola apenas 1 dado; de 2 a 5 Âncoras, rola 2 dados; 6 Âncoras,
rola 3 dados – o resultado do d6 deve superar um numero alvo que pode receber
modificardores dependendo da situação na cena. Em casos em que o teste
confronte alguma vontate de um oponente o teste será resistido, igualmente na
versão anterior.
Criação de Personagens... Posso ser um Cripitólogo?
O
jogador deverá escolher entre os nove cargos básicos (astrogeólogo, cosmólogo,
criptólogo, engenheiro, exobiólogo, médico, navegador, psicólogo e segurança;),
que determinará a função do personagem dentro das naves intergalaticas. John
Bogea refez todo conceito dos cargos de cada personagem que melhorou em muito
na criação de personagens.
Pontos
de Traumas&Estresse... Huum isso resolveu tudo.
Nas
crônicas de Dead Space que narrei utilizando o sistema do Abismo Infinito Beta,
tive grandes dificuldades com o fator randômico de quando o personagem adquiria
um novo nível de Medo Particular, em alguns casos os jogadores perdiam
rapidamente seus personagens que sucumbiam ao seu medo, mais a criação dos
Pontos de Traumas foram essências para melhorar a fluídez do sistema.
O
personagem recebe um 1 ponto de Trauma para cada Âncora vai distribuí-los
livremente entre Sonolência e Medo Particular. Os Traumas obstruem os círculos
permanentemente, reduzindo sua capacidade de acumular Estresse. Pontos de
Estresse são temporários, marcados nos círculos desobstruídos, representa o
quanto o personagem está perturbado e o quão perto ele está de aumentar os seus
pontos de Trauma ou se desprender de Âncoras. Quando todos os círculos
desobstruídos de um determinado aspecto (Medo Particular ou Sonolência)
estiverem marcados com
pontos de Estresse, o personagem se degenera um pouco mais. O jogador escolhe
entre ganhar mais 1 ponto de Trauma no aspecto em questão, obstruindo mais um
círculo, ou se desligando de uma de suas Âncoras (apagando-a). Em ambos os casos,
os pontos de Estresse desse aspecto são zerados.
Ferimentos... Eu só quero atordoar o
meu oponente.
Nesse
quesito ficou claro o quanto John Bogéa não gosta de elaborar tabelas de armas e
armaduras, ou melhor, o quanto John Bogéa gosta de facilitar a vida de Narradores e Jogadores. Quando seu personagem decidir atacar alguém, você tem que deixar bem
claro qual a intenção desse ataque e o que ele pretende conseguir com isso e as
armas são simplementes modificadores da situação da Cena.
Conclusão...
O
Quick Star de Abismo Infinito consegue cumprir bem o seu papel de motivar e
apresentar aos novos e antigos jogadores de RPG uma novíssima ambientação para
as narrações de SPACE HORROR, um tema em que o RPG Brasileiro era bastante
carente.
Baixe
o Quick Start narre e se surpreenda com um sistema fluído e uma temática inovadora.
Recomendo a todos que queiram narrar a assistirem a filmes como Alien – O Oitavo Passageiro, Enigma do Horizonte e Pandorum, que passam bem o clima apresentado no jogo. Na literatura temos como fonte de inspiração os contos de H.P. Lovecraft. Para os afccionados em podcast podem conferir uma entrevista de John Bógea, comentando sobre a nova versão a ser lançada no PodCast Jogador Sonhador 54.
Nos
dias 06 e 07 de Julho teremos a realização de um grande evento dedicado ao
nosso querido RPG, o FORPG e contaremos com a participação de John Bogéa.
Mais
informações no Blog Vila do RPG
A Pré-venda de Abismo Infinito
A RetroPunk inicia a pré-venda de Abismo Infinito, um jogo de
horror onde astronautas percebem que os sonhos podem afetar a realidade, uma
descoberta da pior maneira possível. Além de um jogo de contar histórias,
Abismo Infinito é um jogo de contar seus pesadelos e maiores medos, além de
sobreviver a eles em meio a viagens de exploração espacial.
O livro de regras terá cerca 128 páginas no formato 21x21 cm, capa dura e o miolo em papel couchê brilho 115g em 2 cores, além disso, um CD de som ambiente, Arquivo em PDF e o escudo do Mestre do Espaço (45x18 cm) acompanham o livro de regras.
Durante a pré-venda, que começa às 10hs do dia 08/06 e termina às 00hs de 22/07, o valor do pacote será de R$62,90 (preço promocional de pré-venda com frete grátis), tendo seu lançamento oficial durante a World RPG Fest nos dias 21 e 22 de julho com a presença do autor (os interessados poderão retirar seu livro pessoalmente durante o evento).
Os primeiros 100 compradores ainda faturam um Mapa Galáctico (42x20cm).
Pré-venda aqui na RetroStore
Confira Também:
Curta a FanPage Filhos Da Gehenna
Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast. Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!
Obrigado pela referência à conversa com o John no podcast! Aqui fica o link: http://jogadorsonhador.podbean.com/2012/03/01/54-olhando-as-nuvens-abismo-infinito-com-john-bogea/
ResponderExcluirDe facto, o próprio jogo teve a sua aventura de transformação pessoal :)
Já esta devidamente colocado link no post uma verdadeira falha critica não ter colocado o link. huhauhauha
ResponderExcluirMuito obrigado pelo comentário, além disso acompanho o PodCast a terceira terra e o Jogador Sonhador me deu grandes dicas na elaboração de podcast de RPG e afins parabéns pelo projeto