A Pré-venda de Abismo Infinito & Quick Start


No último dia 7 de junho John Bogéa liberou o Quick Start da versão final de Abismo Infinito e para a alegria dos fãs ele se superou e nos surpreendeu com uma grande melhoria no sistema de jogo. Mudanças sutis e reformulações em conceitos foram primordiais para tornar o jogo mais agradável, uma mudança que me deixava um pouco preocupado era a retirada dos atributos HAB e CON e posso ser sincero em afirmar que o jogo ficou até melhor, como diria os meu jogadores – está mais fluido o sistema.

Nessa nova resenha irei trabalhar as principais mudanças e recomendo fortemente que todos realizem o download do Quick Start de Abismo Infinito e joguem, pois a experiência é muito boa. Narradores que buscam por algo diferente para sair um pouco da rotina Medieval/Vampiro/Supers essa é uma ótima alternativa.


Designer gráfico
John Bogea nos brinca com ótimas ilustrações que ajudam na imersão do ambiente de Abismo Infinito, o layout das páginas com os detalhes na borda que lembra partes de uma nave combinado com tom metálico que agrada ao leitor. São esse detalhes que mostra o trabalho de perquisa realizado na elaboração do material.

Ambientação
A idéia geral permaneceu sem drásticas mudanças, tivemos uma complementação com detalhamento do projeto Iniciativa Cronos responsável  por pelo desenvolvimento das viagens intergalácticas, além disso, tivemos uma expansão do universo com a inclusão das novas galáxias  que compõem o Núcleo Galáctico.  

Sistema... Cadê a HAB e a CON
Quando John Bogéa comentou pela primeira vez no PodCast Jogador Sonhador que estava querendo retirar HAB e CON eu fiquei desconfiado,  mais após uma leitura no Quick Start não senti muita falta desses atributos pois a resolução de cenas agora esta bem mais interligada com o “Atributo” Âncora que determina a quantidade de dados a serem lançados para a resolução dos conflitos – 1 Âncora, rola apenas 1 dado;  de 2 a 5 Âncoras, rola 2 dados; 6 Âncoras, rola 3 dados – o resultado do d6 deve superar um numero alvo que pode receber modificardores dependendo da situação na cena. Em casos em que o teste confronte alguma vontate de um oponente o teste será resistido, igualmente na versão anterior.

Criação de Personagens... Posso ser um Cripitólogo?
O jogador deverá escolher entre os nove cargos básicos (astrogeólogo, cosmólogo, criptólogo, engenheiro, exobiólogo, médico, navegador, psicólogo e segurança;), que determinará a função do personagem dentro das naves intergalaticas. John Bogea refez todo conceito dos cargos de cada personagem que melhorou em muito na criação de personagens. 

Pontos de Traumas&Estresse... Huum isso resolveu tudo.
Nas crônicas de Dead Space que narrei utilizando o sistema do Abismo Infinito Beta, tive grandes dificuldades com o fator randômico de quando o personagem adquiria um novo nível de Medo Particular, em alguns casos os jogadores perdiam rapidamente seus personagens que sucumbiam ao seu medo, mais a criação dos Pontos de Traumas foram essências para melhorar a fluídez do sistema.

O personagem recebe um 1 ponto de Trauma para cada Âncora vai distribuí-los livremente entre Sonolência e Medo Particular. Os Traumas obstruem os círculos permanentemente, reduzindo sua capacidade de acumular Estresse. Pontos de Estresse são temporários, marcados nos círculos desobstruídos, representa o quanto o personagem está perturbado e o quão perto ele está de aumentar os seus pontos de Trauma ou se desprender de Âncoras. Quando todos os círculos desobstruídos de um determinado aspecto (Medo Particular ou Sonolência) estiverem marcados com pontos de Estresse, o personagem se degenera um pouco mais. O jogador escolhe entre ganhar mais 1 ponto de Trauma no aspecto em questão, obstruindo mais um círculo, ou se desligando de uma de suas Âncoras (apagando-a). Em ambos os casos, os pontos de Estresse desse aspecto são zerados.

Ferimentos... Eu só quero atordoar o meu oponente.
Nesse quesito ficou claro o quanto John Bogéa não gosta de elaborar tabelas de armas e armaduras, ou melhor, o quanto John Bogéa gosta de facilitar a vida de Narradores e Jogadores. Quando seu personagem decidir atacar alguém, você tem que deixar bem claro qual a intenção desse ataque e o que ele pretende conseguir com isso e as armas são simplementes modificadores da situação da Cena.

Conclusão...
O Quick Star de Abismo Infinito consegue cumprir bem o seu papel de motivar e apresentar aos novos e antigos jogadores de RPG uma novíssima ambientação para as narrações de SPACE HORROR, um tema em que o RPG Brasileiro era bastante carente.
Baixe o Quick Start narre e se surpreenda com um sistema fluído e uma temática inovadora.

Recomendo a todos que queiram narrar a assistirem a filmes como Alien – O Oitavo Passageiro, Enigma do Horizonte e Pandorum, que passam bem o clima apresentado no jogo. Na literatura temos como fonte de inspiração os contos de H.P. Lovecraft. Para os afccionados em podcast podem conferir uma entrevista de John Bógea, comentando sobre a nova versão a ser lançada no PodCast Jogador Sonhador 54.











FORPG & Abismo Infinito
Nos dias 06 e 07 de Julho teremos a realização de um grande evento dedicado ao nosso querido RPG, o FORPG e contaremos com a participação de John Bogéa.


Mais informações no Blog Vila do RPG





A Pré-venda de Abismo Infinito



A RetroPunk inicia a pré-venda de Abismo Infinito, um jogo de horror onde astronautas percebem que os sonhos podem afetar a realidade, uma descoberta da pior maneira possível. Além de um jogo de contar histórias, Abismo Infinito é um jogo de contar seus pesadelos e maiores medos, além de sobreviver a eles em meio a viagens de exploração espacial.

O livro de regras terá cerca 128 páginas no formato 21x21 cm, capa dura e o miolo em papel couchê brilho 115g em 2 cores, além disso, um CD de som ambiente, Arquivo em PDF e o escudo do Mestre do Espaço (45x18 cm) acompanham o livro de regras.

Durante a pré-venda, que começa às 10hs do dia 08/06 e termina às 00hs de 22/07, o valor do pacote será de R$62,90 (preço promocional de pré-venda com frete grátis), tendo seu lançamento oficial durante a World RPG Fest nos dias 21 e 22 de julho com a presença do autor (os interessados poderão retirar seu livro pessoalmente durante o evento).

Os primeiros 100 compradores ainda faturam um Mapa Galáctico (42x20cm).

Pré-venda aqui na RetroStore


Confira Também:



Nos siga no Twitter @FilhosdaGehenna

Curta a FanPage Filhos Da Gehenna




Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast.  Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!


Comentários

  1. Obrigado pela referência à conversa com o John no podcast! Aqui fica o link: http://jogadorsonhador.podbean.com/2012/03/01/54-olhando-as-nuvens-abismo-infinito-com-john-bogea/
    De facto, o próprio jogo teve a sua aventura de transformação pessoal :)

    ResponderExcluir
  2. Já esta devidamente colocado link no post uma verdadeira falha critica não ter colocado o link. huhauhauha

    Muito obrigado pelo comentário, além disso acompanho o PodCast a terceira terra e o Jogador Sonhador me deu grandes dicas na elaboração de podcast de RPG e afins parabéns pelo projeto

    ResponderExcluir

Postar um comentário