Ontem
no Grupo do Reduto do Bucaneiro estive lendo os preparativos da campanha Cães
de Caça que o Rafão Araújo preparou para os seus jogadores, o texto é uma
verdadeira aula para narradores que desejam estruturar a forma básica da sua
campanha, saliento que o Rafão Araujo recentemente terminou uma campanha de 34
sessões, e todas as sessões estão relatadas no Blog Reduto do Bucaneiro,
leitura obrigatória. Toda essa preparação é um fator principal, em minha
opinião para um bom sucesso do andamento da campanha.
Seguindo
o exemplo do Rafão, mas de uma forma menos complexa, decidir compartilhar a preparação
que realizo quando vou iniciar a uma campanha, seja ela de pequena ou longa
duração, como estou prestes a iniciar algumas sessões de Star Wars Saga,
tentarei colocar nesse post, os fundamentos da minha narrativa no universo de
Star Wars.
Narrar
no universo de Star Wars tem algumas responsabilidades, principalmente se os
jogadores em questão forem grandes fãs da saga, conhecedores do universo
expandido e muitas outras mídias, as quais, essa franquia alcançou.
Alguns
preparativos foram necessários para a elaboração das sessões de RPG,
principalmente assistir novamente a saga, ler quadrinhos do universo expandido
e ouvir muitos Podcast (Holocast). Com um universo riquíssimo de Star Wars, o
narrador tem uma infinidade de possibilidades para aborda, o que pode ser até um
pouco complicado de decidir por onde começar, não adianta o narrador tentar
absorver todos os detalhes e estar preparado para resolver todas as
possibilidades, o ideal é se estabelecer um período especifico ao qual será o
cenário para a sua narrativa.
Antes
de decidir em que época estabelecer o cenário da narrativa, estruturei algumas características
que devem estar presentes na narrativa, a campanha será divida em três arcos de
historia onde terá conduzida por uma característica predominante.
Arco
01 - Infortúnio
Os
jogadores devem estar preparados para mudanças drásticas, diversos fatores serão
desencadeados por ações dos jogadores, alterando a região em que convivem de
forma negativa, não há necessidade de serem acusados pelas mudanças, mas os
mesmos devem estar cientes que foram os culpados.
Arco
02 - Rebelião
As
mudanças foram grandes e tiveram conseqüências desastrosas, os personagens recusam-se
a obedecer ordens impostas, realizando diversas manifestações passivas e
violentas, com o objetivo reformular a atual estrutura, seja depondo
autoridades ou auxiliando na ascensão de um novo líder local.
Arco
03 – Façanha
Uma
nova ordem é imposta e os jogadores devem realizar diversas atitudes extraordinárias,
para manter a conquista. Esse momento será o ápice da campanha os jogadores
iram utilizar todos os seus recursos para manter a salvo, a conquista
alcançada. Não haverá momentos para
descanso, varias decisões devem ser tomadas, um clima de tensão dominará esse
momento da narrativa, e os jogadores devem sentir que os seus personagens estão
em risco constante e alguns sacrifícios serão realizados, mas ao final de toda
a empreitada os heróis devem receber os louvores da vitória.
Com
essa estrutura básica estabelecida decidir encaixar a aventura durante a Era da
Ascensão do Império. Nesse período os personagens dos jogadores poderão
realizar grandes feitos, em embates contra um inimigo em comum, o controle
absoluto do Império.
A ERA DA ASCENSÃO DO IMPÉRIO
(22 a 32 anos antes de Uma Nova Esperança)
Uma campanha ambientada nesta era enfoca o lento declínio e
corrupção da República. Quando A Ameaça Fantasma termina, o futuro da galáxia
parece brilhante. O carismático e popular Palpatine foi eleito como Supremo
Chanceler, a Federação do Comércio foi aparentemente desmantelada e os
Cavaleiros Jedi encontram-se no ápice de seu poder e influência. Entretanto, há
uma sombra sinistra rastejando pela galáxia. Os malignos Sith retornaram.
Crimes andam aumentando. Políticos continuam a debater e a olhar para seus
próprios interesses egoístas. Nada é realmente o que parece.
O Ataque dos Clones
se desenrola numa galáxia divida pelo conflito, ódio e cobiça. Liderados por um
carismático Separatista chamado Conde Dookan, milhares de mundos se rebelaram
contra a República. Essa “Confederação de Sistemas Independentes” quer se
libertar do jugo de um senado corrupto, desatentos de que sua insurreição
galáctica pode permitir o surgimento de um mal ainda maior. Quando a guerra é
estimulada e eclode entre a República e os Separatistas, várias oportunidades
de aventura se apresentam. Heróis trabalhando para o Supremo Chanceler, para o
Conselho Jedi ou para o Conde Dookan podem realizar missões para avivar a onda
de decadência que cresce com a passagem dos anos. Lembre-se que não importa o
que seus jogadores pensam sobre o Chanceler Palpatine, a maioria das pessoas
vivendo nesta era o considera um líder bom, justo e a melhor esperança para a
República. As suas verdadeiras maquinações ainda estão para ser reveladas
Similarmente, Conde Dookan parece ter os melhores interesses da galáxia em seu
coração. Ninguém suspeita que esse reformado Mestre Jedi caiu para o lado negro
da Força.
Durante essa era, todas as espécies são iguais. Para cada
senador Humano, existem muitas outras espécies no senado. Algumas das espécies
de eras futuras não foram descobertas ainda (como os Ewoks), enquanto que
outras apenas realizaram rápidas visitas (como os batedores avançados dos
Yuuzhan Vongs). A ordem dos Cavaleiros Jedi é mantida coesa pelo Conselho Jedi,
e vários dos dez mil Cavaleiros atravessam a galáxia defendendo a República.
Muito mais Sensitivos a Força treinam nas academias Jedi espalhadas pela
República, cada um desejando ser escolhido como aprendiz Padawan. Daqueles que
não são selecionados para treinamento avançado, acabam utilizando suas
habilidades adquiridas para ajudar a República de outras maneiras. Alguns, por
exemplo, se tornam fazendeiros nas Agri-Corps ou curandeiros nas Medi-Corps.
Oficiais corruptos, criminosos diversos, corporações
malignas, assassinos, tiranos beligerantes, e Jedis negros abundam nesse
período de tempo. Novos mundos ainda estão para ser descobertos e novas
espécies alienígenas são encontradas a todo instante. Qualquer um desses
elementos podem se tornar ganchos para grandes aventuras. Lembre-se que o
Conselho Jedi deseja aprender mais sobre a ameaça Sith. De sua câmara no topo
do Templo Jedi em Coruscant, a capital da República, o Conselho discretamente
envia membros chave para investigar incidentes que poderiam estar conectados de
alguma maneira aos Sith. Apesar deles terem começado como um império dominado
por Jedis corruptos, eventualmente Darth Bane alterou a própria natureza dos
Sith para sempre. Ele criou a lei da nova Ordem Sith: só pode haver dois Sith
ao mesmo tempo, um mestre e um aprendiz. Isso não limita a quantidade de seguidores
e vassalos que eles podem utilizar, apenas o número de Sith ativos. Durante a
Vingança dos Sith, o Chanceler Palpatine revela para Anakin Skywalker que ele
é, de fato, o Lorde Sith Darth Sidious. Até esse momento, ele já perdeu dois
aprendizes (Darth Maul e Darth Tyranus) em lutas contra os Jedis.
Contudo, ele
cria uma aparente crise que encoraja os senadores da República a lhe dar
poderes permanentes, fazendo dele Imperador da Galáxia. Darth Sidious ataca os
Jedi com seu exército de tropas clone e toma Anakin Skywalker como seu mais
novo aprendiz Sith, Darth Vader. Com sua vitória quase completa, envia Darth
Vader numa caçada pelos Jedi remanescentes enquanto varre os últimos vestígios
da Velha República. Heróis desse período podem ser Jedis fugitivos ou
potenciais membros do que eventualmente se tornará a Aliança Rebelde.
Para
explorar as características da narrativa estabelecidas o cenário principal, ao
qual, os personagens dos jogadores iram ser imersos, deve apresentar uma
situação propícia e adequada para acarretar tais mudanças, um lugar onde o
governo ou guilda local está em constante mudança, apresentando oportunidades
para a interação dos personagens. Nesse caso, o melhor local que encontrei foi
o Planeta Tatooine.
Tatooine
é um planeta de clima árido em um sistema estelar na Orla Exterior. Habitado
por diversas raças que tiram seu sustento de grandes fazendas, mas uma parcela
da população trabalha, com a venda de equipamentos e comercialização de sucata,
durante o período da Ascensão do Império é possível participar de corridas de
pod e alguns torneio de sabacc. A sua estrutura de governo é financiada e
organizada pelos grandes chefes do crime, fato este que deu uma reputação desagradável
ao planeta, onde apenas a escória da galáxia freqüenta, devido ao grande número
de criminosos que podem ser encontrados.
Durante
a criação de personagens informei aos jogadores que os personagens aos poucos
foram moldados pelo ambiente árido, repleto de organizações criminosas do
Planeta Tatooine, a personalidade dos personagens deve conter determinação,
sagacidade e instinto de sobrevivência. Os senhores do crime de Tatooine sempre
estão procurando por soldados para realizarem sua proteção pessoal, pilotos
para entregas perigosas, caçadores para recuperarem artefatos roubados e
caçadores de recomeça para eliminar os asseclas que romperam contratos com a
organização.
Bem
essa foi a estrutura básica para a minha narrativa de Star Wars Saga, que irei
narrar, com o intuito de compartilhar com vocês as sessões de jogo e um podcast
onde iremos debater sobre o sistema saga.
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Autor: Jan Piertezoon
A Mente maléfica por trás da criação do Blog Filhos da Gehenna, (ir)responsável pela narração da atual crônica do blog apresentado no podcast. Aficcionado por jogos de interpretação, onde o sistema preferido para as minhas crônicas é o Storyteller & Storytelling. Um colecionador de livros de RPG e um grande consumidor de podcast. RPG Mainstream ou Indie não importa, jogo todos!!!
Como faço para jogar esta aventura ?
ResponderExcluirParabéns pela pesquisa e pela ambientação, muito bem feita.