Durante o mês de Janeiro quando estava procurando na web um RPG para adaptar um arco de história de Hellblazer que estava querendo narrar, encontrei o pdf de Cidade Obscura, do autor João Mariano. De imediato fiquei impressionado com a belíssima diagramação e durante a leitura constatei o casamento perfeito da mecânica com a temática. Pronto... Cidade Obscura era o RPG ideal para as minhas narrativas de horror pessoal.
Após lerem Cidade Obscura, os interessados
em obter mais informações a respeito de outros projetos de João Mariano, acompanhem
o perfil do autor no site Patreon, pois diversos produtos voltados aos jogos de
interpretação estão sendo desenvolvidos.
“Fã confesso dos jogos de RPG da linha
do World of Darkness tem a particularidade de gostar experimentar novos estilos
de se jogar RPG e estar sempre à procura por inovação e uma melhor divulgação
do hobby.” João Mariano, descrição no Patreon
Cidade Obscura - Resenha
A Temática
Durante a leitura de Cidade Obscura
é notável o trabalho que João Mariano desenvolveu para deixar a criação de
personagem bem maleável, com o objetivo de facilitar a criação e
desenvolvimento da narrativa, dessa forma, é fácil para o Narrador utilizar
Cidade Obscura em qualquer cenário com a temática de horror pessoal.
Criação de Personagem
Inicialmente durante a criação de personagens
o jogador irá distribuir pontos entre os seis Atributos Básicos: Força,
Destreza, Vigor, Inteligência, Perseverança e Carisma, onde os valores dos
atributos variam entre -1 a +3.
Em seguida o personagem acrescenta a
origem mística de seu personagem ao lhe atribuir um nome místico, a Ascendência, e escolhe o Arquétipo de Personagem: Forte, Ágil, Enérgica, Sábia, Resoluta,
Fascinante, que fornecerá ao personagem o bônus de +1 a um dos Atributos
Básicos. Devo salientar que não há nenhuma listagem pré-definida sobre a origem
mística do personagem, João Mariano apenas apresenta algumas idéias, esse fato
é importantíssimo ao Narrador e ao Jogador que poderão moldar a origem mística
do personagem de acordo com narrativa.
Definido os Atributos Básicos e a
Ascendência do personagem, vamos acrescentar as Perícias: Atletismo,
Subterfúgio, Liderança, Erudição, Ocultismo, Furtividade, Sobrevivência,
Interpretação, Persuasão e Empatia, mas para definir quais perícias o personagem
terá acesso, é necessário definir a Facção e a Natureza do mesmo.
Com o conceito básico do personagem
estabelecido, incorporamos as relações sociais através das Facções, ao qual o personagem
irá pertencer. Utilizando o mesmo conceito similar no apresentado na escolha da
Ascendência do personagem, o jogador define um Arquétipo da Facção e recebe
acesso a uma Perícia, as opções são: Belicosos (Atletismo), Secretivos
(Subterfúgio), Soberanos (Liderança), Intelectuais (Erudição), Esotéricos
(Ocultismo). Se o jogador optar por se tornar um Pária, em vez de uma perícia
ele irá receber a capacidade de resolver um conflito durante a narrativa. O
nome da Facção a qual o personagem pertence poderá ser decidido pelo jogador ou
em uma decisão em conjunto com o Narrador.
Finalizando a criação de personagem
o jogador escolhe a Natureza de seu personagem, ou seja, escolhe o ser sobrenatural do seu personagem. Ao definir a sua Natureza o jogador tem acesso a mais uma
perícia e pode escolher dois poderes únicos que a criatura sobrenatural tem. As
opções são: Vampiro (Furtividade), Lobisomem (Sobrevivência), Mago
(Interpretação), Fantasma (Empatia), Fada (Persuasão).
A lista de poderes de
cada Natureza é bem variada e extensa para ser redigida e explicada nesse post,
mas os poderes conseguem emular perfeitamente as habilidades das criaturas
sobrenaturais do senso comum, ou seja, o típico vampiro sedutor e manipulador,
o lobisomem bestial, o mago manipulador da realidade, o fantasma que pode
possuir um mortal e a fada senhora da ilusão. Mas se o jogador não optar por
nenhuma dessas opções o livro tem orientações para a criação de outras Naturezas.
O jogador define a vitalidade de seu
personagem ao lançar um numero de d6´s igual ao valor do Atributo Básico
VIGOR+1, se o modificador do atributo for positivo somam-se os valores mais
altos, se for negativo somam-se os valores mais baixos do resultado dos d6’s,
equivalente ao nível de Poder do Personagem.
Resolução de Conflitos
Cidade Obscura trata-se de um hack
de Apocalypse World, como tal, utiliza a resolução de conflito é similar, ou
seja, o jogador deverá lançar 2d6 e somar o resultado aos seus valores de
Atributos Básicos apropriada ao teste e comparar o resultado com a seguinte
tabela:
Total de 6 ou menos é considerado um
fracasso e as coisas não correm bem, o Narrador descreve as conseqüências;
Total de 7 a 9 resulta em uma
Complicação, o teste foi realizado com sucesso perante um custo.
Total de 10 ou 11 é considerado um sucesso,
a ação foi realizada sem grandes Complicações.
Total de 12 ou mais é considerado um Triunfo, a ação é realizada com perfeição, e garantindo uma bonificação para as
próximas ações.
Deve-se salientar que se o
personagem possuir uma Perícia que se encaixe na ação a ser realizada,
essa ação não será considera fracasso mesmo com um valor igual ou inferior a 6,
considera-se que a ação foi realizada há um custo considerável.
Conclusão
Há mais detalhes a serem
apresentados nessa resenha, mas não quero estender e torná-la um grande resumo,
Cidade Obscura é um livro de RPG agradável de ler, detentor de uma diagramação
belíssima, um vocabulário interessante, que combina perfeitamente com a temática
de horror pessoal... Realmente João Mariano nos apresentou um material
primoroso.
Obrigado pela atenção e elogios, Jan. Valeu!
ResponderExcluirAh, e venham daí os relatos de como foi jogá-lo com a ambientação do Hellblazer. Estou curiosíssimo. ;)
Meu amigo João Mariano, depois público um relato da narrativa e da adaptação de Hellblazer para Cidade Obscura
ExcluirExcelente, então. Fico no aguardo. :)
ExcluirSr. Marino, eu atualmente estou desenvolvendo meu próprio sistema para jogar rpg e gostaria de agradecer por criar o Mundo de Masmorras (Fantasy e o Planeta Deserto), uma vez que este tem sido a minha principal inspiração, várias mecânicas eu "adaptei" ou incorporei ao jogo, espero que não se incomode.
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