[ABEA] MAMI WATA - BESTIÁRIO AFRICANO #3


MAMI WATA

Mami Wata é um ser de beleza exótica que encanta homens e mulheres. Semelhante às sereias, o seu torço superior detém a aparência de uma mulher de cabelos encaracolados, repletos de adereços e a sua metade inferior é uma longa cauda de peixe, mas a qualquer momento pode assumir uma forma humana.

Em sua forma humana, está sempre segurando um espelho âmbar e acompanhada de uma cobra de pele acobreada que se envolve entre seus cabelos encaracolados e adornados com diversos adereços.

Tribos africanas que possuem uma estrutura matriarcal veneram Mami Wata, realizando regulamente rituais e oferendas, preparados pelas mães-feiticeiras, denominadas de Iyami-Ajé que possuem um vínculo espiritual com a deidade.

Mami Wata é vaidosa e concede benção aos seus adoradores, mas é severa aos que confrontam seus desejos. Quando se interessa por um mortal, o amaldiçoado com infortúnios, até que ele prometa ser fiel aos seus desejos.

Tamanho: H (forma humana), J (forma de sereia)
Velocidade: 3 (forma humana), 4 (na água em forma de sereia)
Número: 1 (Criatura Única)
Habitat: áreas litorâneas, rios e lagos
Habilidades: Saúde 3, Energia Negativa 3, Influência 3, Encantar 3, Dança 3 (na forma humana), Vocal 2, Persuasão 3, Fon 2 e Ioruba 2
Ataques físicos: nenhum
Resistência: 20 | Defesa passiva: 1 | Defesa ativa: 3
Especial: Mami Wata possui dois poderes característicos – Infortúnio e Conceder Vida.

Infortúnio – Mami Wata aflige uma poderosa maldição ao mortal escolhido, que passa a ser acometidos por pesadelos, perde a vontade de comer e fica fraco. Em termos de regras o alvo amaldiçoado recebe penalidade de -3 em todas as façanhas e perde 1 ponto de Resistência por dia. Quando o escolhido estiver prestes a definhar completamente, Mami Wata aparece para conceder a cura, mas para receber a benção, o enfermo deverá dedicar a sua vida em adoração a Mami Wata. Usuários de Poderes Sobrenaturais que tentarem curar o escolhido receberão uma mensagem da deidade, através de sinais distintos, pedindo para se afastarem, se continuarem com a cura serão severamente castigados.
Conceder Vida – Mami Wata concede as mulheres inférteis à possibilidade de conceberem vida, gerando filhos, mas em troca a mulher deverá abdicar de uma de suas graças (beleza, riquezas, simpatia, dentre outras).

SEMENTE DE AVENTURA
O Padre Chagas foi amaldiçoado, há dias está definhando e ao adormecer, em seus sonhos, uma mulher de cabelo encaracolado o convoca para ir até as Quedas d’Água. Crendo que se for até as Quedas d’Água encontrará a cura, o padre contrata Aventureiros para adentrar a mata.

IYAMI-AJÉ
(As Mães-feiticeiras de Mami Wata)
As Iyami-Ajé que veneram Mami Wata marcam seus corpos com pinturas ritualísticas nas cores vermelho e branco, onde a cor rubra representa o poder físico e o branco simboliza criação e espiritualidade. Vestem trajes de pele de cobra e utilizam adornos de ossos, que são amarrados em suas pernas e chacoalham com o movimento.
Poderes Sobrenaturais: As Iyami-Ajé são usuárias dos Poderes Sobrenaturais – Saúde, Energia Negativa e Influência.
Dança e Canto: As principais práticas ritualísticas envolvem danças e cânticos, onde a Iyami-Ajé entra em transe enquanto dança e comunica-se com Mami Wata.
Instrumentos Musicais: O ritmo das danças ritualísticas é marcado através dos tambores, do kora e do Afoxé.
Itens ritualísticos: As Iyami-Ajé utilizam pedras de âmbar, espelhos, ossos e pele de cobra.

ITENS ENCANTADOS
Espelho Âmbar – Pequeno espelho adornado com pedras de âmbar. Utilizado pelas Iyami-Ajé para enxergar eventos à longa distância. Ao custo de um 1 ponto de Energia, a Iyami-Ajé consegue visualizar um local que já tenha visitado ou concentrar-se em localizar uma pessoa conhecida. Quando ativado o efeito dura até o próximo amanhecer. Apenas as Iyami-Ajé devotas de Mami Wata conseguem utilizar o Espelho Âmbar.
Pele de Cobra – Vestimenta de pele de cobra que confere ao usuário proteção contra ataques físicos. O Usuário recebe Defesa Passiva +2. Apenas os devotos de Mami Wata conseguem utilizar a vestimenta.

Versão em pdf
disponível no grupo do facebook
Filhos da Gehenna (Material de RPG)

Saiba Mais...

Comentários